Como gerar 2ª via de boleto do FIES

Businesswoman touching screen computer laptop

Criado com o objetivo de permitir que alunos do ensino superior de universidades particulares possam custear seus estudos com maior qualidade, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser solicitado por qualquer estudante de universidade privada que já tenha cursado pelo menos 18 meses do curso e que deseje financiar o restante das mensalidades com esse recurso. Aí, a partir de uma análise socioeconômica, as mensalidades do aluno são custeadas pelo governo federal, reduzindo assim as despesas do estudante nesse período, a fim de permitir que ele dê continuidade a seu curso de graduação com tranquilidade.

Os boletos do FIES são enviados mensalmente para a residência do aluno, que deve pagá-los sempre em dia. Contudo, nem sempre os boletos chegam às mãos do estudante em tempo hábil ou nem sempre há fundos para o custeio da parcela antes do vencimento do prazo. Nesses casos, é preciso solicitar a 2ª via da cobrança. Até pouco tempo, era preciso se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal para regerar o boleto de pagamento do FIES, mas agora ficou bem mais fácil. Quer saber como?

Siga os passos a seguir

Para gerar sua 2ª via, acesse o site da Caixa Econômica Federal, vá até a página do FIES, faça o login com o número do seu CPF ou o número do contrato e, então, selecione a opção relativa ao extrato de pagamentos. Nesse extrato, você seleciona as parcelas vencidas e regera seus boletos do FIES em pouquíssimos segundos. Emitida a 2ª via, você pode optar por pagá-la em qualquer agência bancária, nas lotéricas ou até por meio do internet banking.

Atente-se para a fatura trimestral

Lembre-se de que, trimestralmente, você deve gerar o boleto de 50 reais referente aos juros do FIES e realizar o pagamento da mesma forma que faz com os boletos das mensalidades, viu? Nada de resolver de um lado e deixar passar do outro! E com toda essa facilidade para gerar a 2ª via, os atrasos ou a inadimplência passam a ser inaceitáveis, não concorda?

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.