Cases de sucesso Saas: Dropbox

dropboxDesde os cinco anos de idade, Drew Houston sabia muito bem o que faria. Ele desenvolvia programas de computador já na infância e, mais tarde, foi aceito no MIT, uma das mais importantes universidades de tecnologia do mundo.

Mas não foi a graduação que assegurou um destino promissor. Quando se cansou de esquecer seu pendrive e passou por vários problemas ao acessar seu e-mail para baixar arquivos, Houston começou a programar um sistema que armazenasse dados em nuvem, pudesse ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet e, ainda, que garantisse que esses arquivos estariam sincronizados.

As falhas de memória e o imediatismo fariam de Houston o fundador de uma empresa avaliada hoje em 400 milhões de dólares. Foi com a ajuda de  seu colega de universidade Arash Ferdowsi, que ele criou o Dropbox, Saas usado por mais de 200 milhões de pessoas.

Uma startup corajosa

Com seu Dropbox pronto, Houston e Arash foram em busca de investidores. Em 2007, eles enviaram uma proposta à Y Combinator, que decidiu investir na ideia dos rapazes. Eles se mudaram para o Vale do Silício, na Califórnia, e colocaram o software no ar em 2008. Logo, o Dropbox chamou a atenção de ninguém menos do que Steve Jobs, fundador da Apple.

Jobs chamou Houston para conversar, na tentativa de comprar o serviço de armazenamento digital e incorporá-lo aos produtos da Apple. Mas Houston disse não! Ele afirmou categoricamente para um dos homens mais bem-sucedidos do mercado tecnológico que estava disposto a criar a sua própria grande empresa e que se recusava a vender a criação.

Quando a Apple lançou o iCloud, sua versão de serviço de armazenamento digital, Houston convocou uma reunião e disse aos que trabalhavam com ele: “Nós temos uma das empresas que mais irá crescer no mundo.”

Consolidando o serviço

Desde então, a ousadia de Houston proporcionou um excelente rendimento. O Dropbox levou somente quatro anos para computar 100 milhões de usuários. E, depois disso, apenas 10 meses para adquirir mais 100 milhões.

Esse crescimento vertiginoso veio com investimento no Saas para oferecer aos usuários um armazenamento de seus arquivos em nuvem em uma plataforma que pode ser facilmente sincronizada em vários dispositivos, incluindo desktops e mobiles. Os arquivos armazenados podem ser facilmente compartilhados e são acessíveis por interfaces na web ou aplicativos, com suporte para Windows, Mac, Linux, iPhone, iPad, Android e BlackBerry. Para isso, eles usam mais de 10 mil servidores que armazenam os dados de tantos adeptos.

O Dropbox é um serviço freemium, onde os usuários podem ter uma conta gratuita com limite de armazagem. Atualmente, a grande maioria desses usuários possuem uma conta como essa. Segundo especialistas em marketing, para uma startup, a vantagem de oferecer a possibilidade de contas gratuitas é que elas atraem mais usuários com um custo menor, além de ser uma excelente propaganda. O que o caso do Dropbox confirma: a venda de contas para armazenamento tem aumentado na medida em que as pessoas experimentam, gostam e não podem mais viver sem o serviço.

Segundo o próprio Houston, o Dropbox não oferece apenas um serviço de armazenamento de dados. Mas sim um Saas que resolve questões de acessibilidade, fazendo com que seus arquivos estejam disponíveis para você em qualquer lugar.

Rumo ao topo

Os fundadores do Dropbox afirmam que sua meta atual é estar entre os gigantes do mercado. E eles têm realmente seguido esse caminho. A comodidade e praticidade oferecidas pelo Saas têm se tornado uma necessidade para seus usuários. A ideia que Houston foi tão visionária que, hoje em dia, o Dropbox é um serviço amplamente utilizado em todo o mundo. Além disso, a empresa recebe investimentos milionários que, como garantem os CEOs da companhia, são revertidos na melhoria do serviço e no desenvolvimento de novos produtos.

O caso do Dropbox mostra uma fórmula simples para uma Saas de sucesso: antever uma necessidade real que ainda está latente e propor uma solução simples e prática. É isso que faz do Dropbox uma ferramenta prontamente necessária a partir do momento que você a conhece.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.