O que é o balanço patrimonial, estrutura e como fazer

por Gestão Financeira

Publicado em 22 de outubro, 2019 | Atualizado em 10 de janeiro, 2024

Entender o que é o balanço patrimonial pode ajudar na organização financeira empresarial, podendo ser utilizada para aprimorar as estratégias de gestão do negócio

Para algumas empresas esse relatório é um documento legalmente obrigatório. Contudo, mesmo para micro e pequenos negócios, que não estão sujeitos à obrigação legal, o balanço patrimonial pode ser utilizado como um indicador de desempenho

Essa análise oferece uma visão sobre a situação financeira da empresa, ajudando a reconhecer seus pontos de melhoria. Ao longo deste texto, vamos mostrar o que é o balanço patrimonial e como fazer para estruturar o seu.

O que é o balanço patrimonial de uma empresa?

O balanço patrimonial, BP ou balanço contábil, representa uma das principais demonstrações financeiras que as empresas precisam elaborar. Basicamente, é um compilado de todas as movimentações financeiras da empresa em um período.

Nesse registro, constam os bens do negócio e as fontes dos recursos utilizados no período. Assim, o relatório proporciona uma visão abrangente da posição e condição do patrimônio do empreendimento, trazendo uma visão sobre seu desempenho financeiro.

Para que serve o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial assume um papel central por diversas razões, desempenhando funções essenciais para a conformidade contábil, como:

Avaliar a saúde financeira da empresa 

O balanço fornece um relatório sobre a saúde financeira da empresa, destacando as informações sobre seus ativos e obrigações. Essa análise detalhada colabora na compreensão da estabilidade financeira da organização.

Analisar o desempenho da empresa

Através da avaliação de ativos, passivos e patrimônio líquido, o balanço patrimonial oferece novos dados sobre o desempenho da empresa. Assim, é possível identificar as áreas que necessitam de atenção, sendo fundamental para ajustes estratégicos.

Auxiliar na tomada de decisões estratégicas

Como fonte rica de informações, o balanço capacita gestores a tomarem decisões estratégicas informadas. Desde a compreensão da capacidade de investimento até a análise da lucratividade, o balanço auxilia a empresa no alcance das metas financeiras.

Cumprimento de obrigações legais e fiscais

Para além da exigência legal, o balanço patrimonial colabora com a conformidade das obrigações fiscais. Ao proporcionar uma visão transparente das finanças, ele ajuda a evitar complicações fiscais e otimizar o planejamento do imposto da empresa.

O balanço patrimonial é obrigatório?

Conforme as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o balanço patrimonial é obrigatório para todas as empresas, inclusive para aquelas optantes pelo Simples Nacional. A exceção dessa regra é o MEI, que não precisa apresentar essa escrituração.

A não apresentação do relatório implica na falta de defesa em processos tributários, pois não podem usar essas informações em ações judiciais. Além disso, não saberão como está a saúde financeira do negócio, prejudicando a tomada de decisões. 

Quando um balanço patrimonial deve ser feito?

O balanço patrimonial é um documento importante para empresas de todos os tipos. Ele deve ser feito em determinadas situações, como, por exemplo:

Realizado para o encerramento do exercício social

Ao término de cada exercício social, que geralmente é a cada ano, é fundamental realizar o balanço patrimonial. Essa prática serve como registro das atividades financeiras feitas naquele período, possibilitando uma visão abrangente das finanças da empresa.

Assim, o balanço patrimonial serve para avaliar a saúde financeira, destacando os ativos, passivos e o patrimônio líquido adquiridos antes e depois de cada exercício social.

Necessário nas fusões e aquisições

Antes de considerar fundir ou comprar outra empresa, é importante fazer um balanço patrimonial. Por meio dele, você terá informações detalhadas sobre o seu negócio, entendendo se o investimento será positivo para a empresa

Isso ajuda na tomada de decisões inteligentes para a empresa, evitando problemas burocráticos e prejuízos financeiros futuros.

Primordial durante as mudanças de estrutura societária

Durante mudanças na propriedade ou estrutura legal da empresa, é crucial realizar um balanço patrimonial. Ele permite avaliar o valor da empresa, assegura transparência e colabora com a conformidade com normas contábeis.

Além disso, ele auxilia na compreensão das implicações financeiras e facilita negociações, sendo fundamental para o planejamento estratégico da empresa.

Requisitado para as necessidades internas de gestão

Além das obrigações regulares, a empresa deve fazer o balanço patrimonial regularmente para entender suas necessidades internas de gestão. 

Por meio dos dados do relatório, a empresa consegue obter análises internas sobre seu desempenho. Além disso, ele também ajuda a monitorar os resultados do negócio, permitindo ajustes nas ações planejadas.

Como é uma estrutura de balanço patrimonial?

Para estruturar o balanço patrimonial, é preciso desmembrar e organizar os ativos e passivos da sua empresa. Isso deve ser feito em uma tabela com duas colunas. Uma delas descreve os ativos, ou bens, e direitos; e a outra, os passivos e o patrimônio líquido.

Ativos

Os ativos são todos os bens e recursos detidos pela empresa, como valores a receber, dinheiro em conta-corrente, etc. Dentro do plano de contas, esses ativos são subdivididos nas categorias:

Ativo circulante

O Ativo Circulante engloba todos os recursos e bens diretamente envolvidos nas operações diárias da empresa, que são convertidos em dinheiro ou recursos financeiros rapidamente. Isso inclui itens como contas bancárias, estoques e valores a receber

Ativo não circulante

O Ativo Não Circulante compreende os elementos patrimoniais esperados para serem convertidos em dinheiro a longo prazo. Esses ativos representam propriedades, investimentos financeiros, máquinas e equipamentos de grande porte. 

Passivos

Os passivos são todas as movimentações de cunho financeiro que resultam na diminuição do orçamento da empresa. Ou seja, é todo o dinheiro retirado do caixa que não traz um retorno, como as contas a serem pagas, os impostos e as diversas deduções.

Passivo circulante

O Passivo Circulante, por sua vez, representa as obrigações e dívidas que a empresa deve liquidar no curto prazo. Essas obrigações incluem; empréstimos de curto prazo, impostos e outras despesas, indicando sua capacidade de cumprir compromissos.

Passivo não circulante

O Passivo Não Circulante refere-se às obrigações financeiras que precisam ser quitadas no longo prazo. Essas obrigações incluem financiamentos, debêntures, aportes financeiros e outros compromissos cujo prazo de vencimento é superior a um ano.

Patrimônio Líquido

Constituindo uma parte vital do balanço patrimonial, o patrimônio líquido reflete a diferença substancial entre os ativos e passivos da empresa. Ele representa a diferença entre os ativos e os passivos da empresa, indicando o valor pertencente aos proprietários.

A imagem representa o que é o balanço patrimonial, mostrando quais ativos devem estar no cálculo.

Como fazer um balanço patrimonial?

Para que o seu entendimento fique mais fácil, confira um passo a passo de como organizar essas informações e estruturar o seu balanço patrimonial.

1. Agrupe os ativos e passivos

É importante dispor todos os dados da empresa em uma tabela, onde você possa separar os ativos e os passivos. Busque especificar a natureza de cada tópico (estoque, contas a receber, despesas, etc.) para evitar erros nos cálculos e confusões na estrutura.

2. Verifique e concilie os saldos

Esse passo é para certificar de que todos os valores lançados no balanço patrimonial estão corretos e atualizados. Assim, você garante a veracidade do documento, evitando erros de análise e, até mesmo, desconcordâncias burocráticas.

3. Faça o lançamento de encerramento

Lançamento de encerramento é quando você integra os valores das receitas e as despesas de um determinado período após o encerramento, sendo que o valor final pode ser lucro ou prejuízo. Ele deve ser lançado como patrimônio da sua empresa.

4. Classifique as contas do patrimônio

É preciso classificar as contas do patrimônio. Isso significa que, se houve prejuízo no período avaliado, ele deve ser incorporado em uma conta de prejuízos acumulados. Já no caso de saldos positivos, eles devem estar em uma conta de reserva de lucros

Apesar de essas duas seções não fazerem parte da estrutura do balanço patrimonial, elas auxiliam na sua avaliação de resultados e no processo de tomada de decisão.

Uma dica é: procure um sistema financeiro que possa auxiliar no registro e organização dos documentos financeiros da empresa, assim como o Asaas, que além de gestão financeira, também oferece uma conta digital completa.

5. Siga o modelo de balanço patrimonial

Adote um modelo padrão de balanço patrimonial, seguindo as diretrizes e categorias mostradas acima. Isso proporcionará consistência e facilitará a interpretação dos resultados financeiros, contribuindo para uma análise eficiente.

Para aprimorar as atividades relacionadas a gestão financeira da sua empresa, busque entender como funciona cada processo contábil e facilite a entrega de suas demandas!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.