As 5 melhores dicas para gerenciar seu fluxo de caixa

fluxo de caixa No mundo do empreendedorismo, o fluxo de caixa representa, efetivamente, o dinheiro existente no caixa da empresa, em um determinado período de tempo. Há, em contraposição, o orçamento, que se refere ao dinheiro disponível para investimentos futuros. Ainda que a previsão e o planejamento orçamentário sejam bastante importantes, é necessário que algumas atividades da gestão do fluxo de caixa sejam cuidadosamente realizadas, para que suas contas não se transformem no seu pior pesadelo. Pensando nessa temática, listamos aqui as 5 principais dicas que você deve seguir para administrar bem seu fluxo de caixa. Então confira:

Siga sempre o planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é a fonte de todas as definições relacionadas ao fluxo de caixa. Um administrador deve ter pleno conhecimento da situação financeira de sua empresa, tomando decisões, hoje, em benefício dos objetivos futuros. Para isso, é importante colocar em prática estratégias comerciais e financeiras previamente estabelecidas pelo planejamento orçamentário. Assim, ao gerir os fundos do caixa no cotidiano da empresa, não se gasta além do previsto e não se tomam empréstimos sem antes estudar a viabilidade de seus pagamentos, por exemplo. Cada um desses aspectos é importante e deve ser observado.

Pague automaticamente despesas regulares e essenciais

O ideal é que a empresa se programe para pagar despesas regulares no débito automático, não correndo o risco de esquecer alguma data de pagamento. Contas de água, luz e telefone, por exemplo, são mensais, e, quando referentes a empresas, costumam ter um valor bastante alto. Qualquer atraso gera multa por mora e juros. Por isso, é importante automatizar esses pagamentos rotineiros e, assim, evitar gastos desnecessários. Isso não quer dizer que você, como administrador, deve deixar de observar as cobranças do extrato bancário. É necessário ficar atento a eventuais cobranças indevidas e contestar valores abusivos ou incorretos.

Tenha um fundo de reserva à disposição

Essa é uma dica essencial. Todo empreendedor deve reservar uma parcela de seus rendimentos para eventualidades — como crises no mercado econômico, acidentes de trabalho e manutenção inesperada de equipamentos, por exemplo. Para isso, crie um fundo de emergência — que deve estar devidamente previsto no planejamento orçamentário —, com depósitos mensais e regulares a partir do fluxo de caixa da sua empresa. Essa é uma maneira bem eficiente para se evitar a tomada de empréstimos na ocorrência de quaisquer imprevistos.

Reflita sobre a logística dos gastos e rendimentos da sua empresa

A logística financeira se refere à gestão das contas, dos caixas e das formas de pagamento da sua empresa. Ela envolve diversos aspectos, como a utilização de softwares de controle financeiro e de estoque, a contabilidade e o relacionamento com as instituições financeiras. Reflita sobre a utilidade dos gastos e não deixe de investir no gerenciamento desse dinheiro, pois a eficiência de sistemas automatizados e integrados de gestão pode tornar a administração do fluxo de caixa muito mais fácil. Caso necessite de um auxílio maior nessa área, contrate um analista contábil de confiança. Ele poderá ajudá-lo a elaborar planejamentos orçamentários e a reformular procedimentos internos.

Tome cuidado com as guerras de preço

Por mais que sua empresa deva concorrer e acompanhar os valores do mercado, não entre em uma guerra de preços, pois isso pode comprometer seus rendimentos futuros. O problema dessa estratégia é que o preço de mercado nem sempre será suficiente para pagar os custos de produção dos produtos ou serviços ofertados por sua empresa, o que pode acarretar problemas de solvência e adimplemento de suas obrigações financeiras. Quer saber ainda mais sobre o assunto? Confira aqui nossas dicas para um fluxo de caixa eficaz. Ficou alguma dúvida ou tem sugestões? Comente e participe!

http://goo.gl/DYQVKJ

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.