5 técnicas imbatíveis para garantir um bom atendimento ao cliente

saiba-agora-como-funciona-o-credito-para-mei.jpeg

A qualidade do atendimento ao cliente vem sendo uma característica muito desenvolvida e explorada pelas empresas. Isso porque, quando a área de um empreendimento é bem desenvolvida, esse é um diferencial competitivo de extremo valor para um negócio.

As pessoas costumam dar preferência para estabelecimentos que prezam pelo bom atendimento, e isso é uma característica que já existe há muitos anos e tende a crescer ainda mais.

Por esse motivo, resolvemos escrever este artigo. A seguir, você vai conhecer melhor a importância do atendimento ao cliente, as 5 técnicas para garantir um atendimento de qualidade e a vantagem de contar com um bom atendimento. Confira!

A importância do bom atendimento ao cliente

Não é novidade para ninguém que os clientes de uma empresa são o seu maior patrimônio, afinal, não adianta investir altas quantias em infraestrutura, sistemas, treinamentos e colaboradores se você não tem pessoas interessadas nas soluções do seu negócio.

Portanto, o cliente é fundamental para o futuro de um negócio. Sem ele, é impossível manter-se em um mercado, principalmente considerando a grande concorrência que existe entre empresas de todas as áreas de atuação.

Quando se menciona a importância do bom atendimento, também se deve lembrar que a qualidade dos produtos e serviços consumidos é uma obrigação para toda a empresa que deseja entrar em um mercado, pois esse poderá ser o diferencial entre os concorrentes.

Logo, o atendimento ao cliente está ligado diretamente ao desempenho da empresa e aos seus resultados. Isso porque, quando a empresa não consegue superar as expectativas do cliente, é bem provável que este não volte para adquirir alguma das soluções oferecidas.

As 5 técnicas para garantir um bom atendimento

Após analisar a importância de um bom atendimento e entender que ele pode afetar o desempenho da sua empresa quanto ao número de vendas e a saúde financeira do seu negócio, vamos mostrar quais são as 5 técnicas para garantir um atendimento de qualidade.

1. Profissionalizar cobranças por meio de softwares

O primeiro passo é a profissionalização de cobranças. Essa é uma prática que pode ser adotada por meio dos softwares que existem no mercado atualmente. Hoje, sistemas informatizados e de altíssima tecnologia são capazes de analisar as contas, verificar as abertas e pagas.

Isso pode ser muito útil, principalmente na hora de realizar uma cobrança para clientes inadimplentes e para identificar aqueles que já fizeram o pagamento, dispensando relatórios e baixas manuais que podem estar incorretos.

2. Diversificar as formas de pagamento

Outra técnica que coloca a sua empresa um passo à frente da maioria é oferecer a possibilidade de o cliente escolher entre várias formas de pagamento (cartão de crédito, débito em conta, boleto etc).

Isso gera mais comodidade e praticidade para o cliente, somando pontos positivos para você. Além disso, uma característica que transmite credibilidade no pagamento é adotar aplicativos de cobrança online como o PagSeguro e PayPal.

3. Atuar em vários canais

Os canais de atendimento também são outro ponto que precisam ser revisto. Atualmente, as empresas que atendem somente no ambiente da loja física podem ser severamente prejudicada.

Isso porque a comodidade das compras online tem contribuído muito para que as pessoas não saiam das suas residências para adquirir determinados bens ou produtos.

Portanto, você precisa estar presente no ambiente físico e digital. Também é interessante levar os produtos até o cliente para que ele possa escolher e realizar a compra na sua própria residência. Os vários canais de atendimento precisam estar alinhados às diversas formas de pagamento, mencionadas no item anterior.

4. Investir em treinamentos para a equipe

Agora que saímos do campo da tecnologia, vamos lembrar de um detalhe: uma máquina jamais substituirá o trabalho de uma pessoa. Por mais que a tecnologia tenha atingido em cheio as empresas, sempre haverá a necessidade da intermediação de um colaborador nos processos de atendimento, mesmo que à distância por meio da internet.

Nesse contexto, não há como negligenciar os treinamentos para os funcionários do atendimento ao cliente. Portanto, invista nessa área da empresa, afinal, essas pessoas lidarão diretamente com o seu bem mais valioso.

Enquanto proprietário ou gestor, é importante cultivar a ideia do bom atendimento entre os colaboradores. Isso pode ser feito por meio do exemplo, ou seja, participando de cursos de reciclagem junto a eles.

Quando seus colaboradores conseguirem enxergar a importância que os seus líderes dão ao atendimento aos clientes, eles, certamente, passarão a tomar as mesmas atitudes, pois é normal que os liderados tenham uma tendência a espelhar as atitudes daqueles que os lidera.

5. Cuidar do ambiente de acesso do cliente

Você também precisa dedicar um cuidado especial ao ambiente de acesso do seu cliente à sua empresa. Ou seja, se o local for físico, preocupe-se em criar um clima agradável e aconchegante para que o cliente sinta-se à vontade. Um cafezinho, água, chocolate quente e alguns biscoitinhos são mimos que fazem toda a diferença.

Caso o local de atendimento seja a internet, as regras são as mesmas. Você precisa ter um site ou plataforma muito bem desenvolvida, intuitiva, de fácil acesso e que carregue facilmente.

A vantagem do bom atendimento ao cliente

Como você pode perceber, o atendimento ao cliente é uma atividade que está cada vez mais voltada a praticidade, agilidade e principalmente para a personalização e adequação do perfil de cada cliente.

Com isso, a sua empresa transforma-se em um negócio cada vez mais competitivo, uma vez que os seus clientes verão que a sua empresa oferece comodidade, transparência e agilidade no atendimento.

O resultado desse tipo de ação é evidente, a fidelização dos clientes, que não pouparão tempo para voltar a fechar negócios com a sua empresa e a divulgá-la por conta do bom trabalho.

Portanto, podemos concluir que o atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes da empresa, afinal, ela lida com o ativo mais valioso de um negócio, que são as pessoas que adquirem e divulgam o seu produto.

Gostou das dicas de hoje? Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada e pronta para atender você.

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.