Com isso, o DOC e TEC acabaram sendo descontinuados pelos bancos, em janeiro de 2024. Entenda como ficaram as transferências bancárias a partir de agora.
No DOC era possível realizar operações de até R$ 4.999, mas só era efetivada no próximo dia útil da operação. Já o TEC possuía o mesmo limite, mas era exclusivo para empresas pagarem seus funcionários, com compensação no mesmo dia da operação.
Porém, em 2023 houveram apenas 18 milhões de transações DOC, cerca de 0,05% das operações realizadas no ano no Brasil. Com isso, o DOC ficou bem atrás do:
TED (448 milhões)
Cheques (125 milhões)
Boleto (2 bilhões)
Débito (8,4 bilhões)
Crédito (8,4 bilhões)
Pix (17 bilhões)
O TED, por outro lado, é um método de transferência rápido e seguro e que pode ser realizado entre bancos. Além disso, o TED também compensa os valores no mesmo dia. Ainda não existe previsão de que o TED seja descontinuado.
Uma das grandes vantagens do Pix é a possibilidade de utilizar suas diferentes funções de pagamento. Entre as principais estão:
QR Code Pix
Pix Saque
Pix Garantido
Pix Troco
E se você quiser conhecer mais das novidades do mercado financeiro e tudo sobre os principais métodos de pagamento no Brasil, não deixe de assinar a newsletter do Asaas para conhecer novas ferramentas que vão impulsionar seu negócio!