Veja como expandir sua loja física para um e-commerce!

veja-como-expandir-sua-loja-fisica-para-um-ecommerce.jpeg

 

Na direção contrária ao cenário pessimista previsto para 2016, o e-commerce vem crescendo e consolidando seu lugar no mercado brasileiro. O número de lojas online no país cresceu 21,52% de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016 e além disso, existem várias vantagens para abrir uma loja virtual: se na loja física existe um horário para abrir e fechar, o horário de funcionamento da internet é 24 horas por dia, 7 dias da semana. O resultado disso? Você vende mais! Outra vantagem é o baixo custo de manutenção, pois na loja física há mais despesas incluídas, tais como aluguel e pagamento de vários funcionários. Então não se desespere… Transforme a crise em  oportunidade para ampliar seu negócio!

Pensa em expandir sua loja física para um e-commerce? Esse é o momento. Confira as dicas em nosso artigo e comece do jeito certo!

Registro de domínio e hospedagem

O primeiro passo para começar um site é o registro do domínio (que corresponde ao endereço do seu site), por exemplo: se o nome da sua loja é “Bolos da Vovó” o seu domínio pode ser www.bolosdavovo.com.br. No entanto, é possível que o nome que você deseja registrar, já esteja sendo utilizado por outra pessoa. Nesse caso, existem várias saídas para não perder a identidade da sua marca: o site pode ser registrado como “.com.br”, “.br”ou “.net”, por exemplo. O mais importante é que você não altere o nome da sua marca no e-commerce, caso contrário seus clientes não poderão fazer a relação entra a loja física e a loja virtual.

O segundo passo, após fazer o registro do domínio, é escolher um serviço de hospedagem (responsável por colocar o site no ar). Existem vários planos que você pode contratar e eles variam conforme o tamanho do seu site. A hospedagem de um site deve ser paga mensalmente. Já o registro de domínio deve ser pago uma vez ao ano.

Plataforma

O terceiro passo é a escolha de uma plataforma que atenda às necessidades do seu e-commerce. Não tome a sua decisão com base em Layouts bonitinhos e cheios de efeitos. É claro que um bom Layout é fundamental (falaremos disso no próximo tópico), mas se a plataforma não oferecer as ferramentas básicas para o seu tipo de site, é porque não é a plataforma ideal. Uma dica muito importante para a escolha da plataforma é ter em mente suas metas de venda e navegação. Se você deseja expandir seu negócio e dobrar as vendas em um ano, escolha uma plataforma que suporte o dobro de informação que você possui hoje ou esteja preparado para mudar de plataforma no ano seguinte.

Design e estrutura

A estrutura de um site é uma peça fundamental que define se o cliente finalizará a compra ou não. Se o usuário tiver que completar muitos passos para comprar o que deseja ou se ele for direcionado para muitas páginas antes de concluir a compra, é provável que desista. Por isso, a estrutura da loja virtual deve ser simples e intuitiva.

Outro fator tão importante quanto a estrutura é o design porque de nada adianta o site ter uma boa estrutura e não ter um apelo visual bom o suficiente (o resultado não será atrativo aos olhos do consumidor). Invista em um designer gráfico de qualidade para fazer o projeto do seu site.

Conteúdo

A competição no e-commerce é maior que a competição das lojas físicas. Pense bem… Seu cliente pode pesquisar as melhores ofertas, as melhores condições de entrega e comparar os produtos. Por isso, as técnicas utilizadas para persuadir o seu público alvo devem ser muito bem elaboras. A criação de conteúdo de qualidade e que esteja relacionado com os seus produtos é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente no e-commerce para pequenas e médias empresas. Nesse caso, vale utilizar as mídias sociais e o e-mail marketing. É uma relação ganha-ganha: você produz conteúdo relevante e em troca ganha o interesse das pessoas pela sua marca e consequentemente, reconhecimento e mais vendas.

Sistemas de pagamento

Existem vários sistemas de pagamento para e-commerce. Dentre eles, três são utilizados com frequência: Intermediadores de pagamento, Adquirentes e Gateway.

O sistema de Intermediadores de pagamentos é o preferido de pequenas e médias empresas porque as transações são de responsabilidade do intermediador. A ferramenta faz a intermediação entre a loja virtual, as operadoras de cartão e o banco. Assim, o lojista não precisa de muita experiência para administrar os pagamentos. A única desvantagem é que esse sistema costuma ser mais caro que os demais.

O sistema de adquirentes é recomendado para empresários mais experientes e que possuem uma equipe que entende de segurança e proteção de dados. A ferramenta é responsável pelas transações feitas com os  cartões de crédito.

No  sistema de Gateway o lojista é responsável por aprovar ou não as compras feitas no site. Nessa ferramenta, alguns pacotes incluem um sistema  anti-fraude. Caso contrário, o lojista terá de contratá-lo à parte.

Segurança

O SSL é um certificado digital obrigatório para sites que pedem dados de cadastro ou dispõem de ferramentas de compras. Ele é responsável por garantir a proteção dos dados que os usuários inserem nas perguntas de cadastro, assim como as informações referentes aos dados do cartão de crédito. Além de ser um item que protege as informações, passa credibilidade e confiança aos clientes.

Frete

As compras realizadas pela internet geram uma expectativa muito grande nos consumidores devido ao tempo de espera e à qualidade do transporte. Então é muito importante respeitar os prazos de entrega e escolher a melhor opção disponível. Você pode optar pelos Correios ou por transportadoras particulares. Os Correios possuem algumas limitações, como um máximo de 30 kg e um limite de tamanho, no entanto, costuma ser a alternativa mais barata para o lojista. Se você optar por transportadoras particulares, não terá problemas como limitações de peso e tamanho. Porém é um serviço mais caro e que pode não compensar para pequenos negócios.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como expandir sua loja física para um e-commerce?  Deixe sua pergunta nos comentários!

 

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.