Sistema de frente de caixa: 5 opções para a sua empresa

por ERP

Publicado em 13 de julho, 2021 | Atualizado em 18 de dezembro, 2023

O sistema de frente de caixa, também conhecido como PDV (Ponto de Venda), é um programa em que são finalizadas as vendas de um estabelecimento comercial. Por exemplo, quando vamos ao mercado, precisamos passar pelo caixa para pagar pelas compras.

O próprio caixa é considerado um PDV, mas se ele é composto por computador com um programa, onde cada venda é registrada, temos um sistema de frente de caixa. Com o auxílio desse software é possível ter um controle melhor do fluxo de caixa e de outros departamentos dentro do estabelecimento.

Toda empresa que quer estar em dia com a prestação de contas ao Fisco precisa de organização nas vendas, estoque e contas a pagar e a receber. Um sistema de frente de caixa pode te auxiliar em todas essas questões.

Sistema de frente de caixa para utilizar em sua empresa

Abaixo, confira alguns sistemas de frente de caixa, em sua maioria, gratuitos. Eles poderão ser muito úteis para a sua empresa.

1. Sige Lite

Sige Lite é um sistema completo de gestão de frente de caixa. Ele conta com financeiro, vendas, ordens de serviço, controle de estoque, relatórios e muitas outras opções. O sistema tem um design limpo e intuitivo, sendo fácil de utilizar.

Dessa forma, você terá em um mesmo sistema o gerenciamento de vendas, o controle financeiro e a emissão de notas e cupons offline. Isso facilita a gestão de frente de caixa do seu negócio.

O melhor é que ele é gratuito e também faz integração com alguns marketplaces, como o Mercado Livre e o B2W. O programa é compatível com sistema Windows, Mac Os e Linux.

2. PDV MarketUp

PDV MarketUp é 100% gratuito e online. Porém, ele também pode ser utilizado offline para que mesmo que a internet dê problema, você possa continuar usando o programa.

Ele traz recursos de gerenciamento de venda, controle financeiro, controle de estoque e permite que mais de uma frente de caixa fique aberta. Todo o sistema é integrado, para que quando uma venda seja realizada, o estoque seja atualizado e o financeiro notificado.

Além disso, é possível utilizar o MarketUp pelo celular e emitir NFC-e de forma gratuita. Assim, sua empresa terá uma boa gestão financeira e de frente de caixa.

3. Acompanha-ME

Acompanha-ME é um programa elaborado e oferecido pelo Sebrae. Ele é ideal para pequenas e médias empresas. O sistema conta com controle de receitas, fluxo de caixa e contas a pagar e a receber.

Ele pode ser baixado no site do Sebrae, porém só é possível instalá-lo em computadores que utilizem o Windows como sistema operacional. Este programa é totalmente gratuito.

4. RP Controle Financeiro

RP Controle Financeiro é simples e fácil de utilizar, ideal para quem nunca usou um programa de gestão de frente de caixa. Ele conta com cadastro de fornecedores, de clientes e de funcionários, contas a pagar e a receber, controle de pagamento dos funcionários e relatórios.

O RP Controle Financeiro é gratuito e pode ser baixado para computadores que utilizem Linux, Mac Os e Windows. O RP apenas não conta com controle de estoque.

5. Consumer

Consumer é um programa para frente de caixa mais voltado para o ramo alimentícios. Ele conta com fluxo de caixa, emissão de relatórios financeiros, controle de estoque, emissão de nota fiscal e tem um controlador financeiro para os pedidos dos clientes.

Para utilizar esse sistema é necessário baixá-lo para o seu computador. Ele não é gratuito, mas possui três planos para você escolher.

Agora que as opções foram apresentadas, é preciso analisar e ver qual é a melhor para o seu negócio. Se seu negócio é pequeno e está aberto há pouco tempo, é interessante primeiro utilizar um sistema gratuito para depois, quando puder investir, utilizar um sistema com mais funções e pago.

Ter um negócio, mesmo que para venda de serviços, sem ter uma boa gestão financeira e sem conhecer seu fluxo de caixa faz com que suas contas fiquem desorganizadas. É preciso saber para onde vai o dinheiro e como ele entra. Para isso, é necessário utilizar um sistema de gestão para frente de caixa.

Quer um sistema completo para a sua empresa? Conheça o Asaas e saiba como receber de seus clientes sem pagar mensalidade!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Centralize todas as operações. Tenha um ERP na nuvem, com gestão financeira gratuita e completa, com o Base by Asaas. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de um homem e nele está escrito: Gestão financeira gratuita, completa e online. Centralize as operações da sua empresa com um ERP na nuvem. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.