Qualidade de dados: por que sua startup deve começar a se preocupar

qualidade-de-dados-por-que-sua-startup-deve-comecar-a-se-preocupar.jpeg

 

Você sabe o que é qualidade de dados (data quality)? Sem essa característica, é provável que a empresa não adote estratégias adequadas com a realidade do cliente e do mercado.

Uma boa qualidade de dados para sua startup é o que vai garantir que ela possa gerenciar as métricas de forma eficiente. Conheça, neste post, o que é qualidade de dados, quais são os atributos comuns a bons dados, as consequências de dados ruins e como evitar erros nas análises.

O que é qualidade de dados

Dados de boa qualidade são aqueles que induzem a boas decisões estratégicas. A principal característica de informações valiosas é que elas sejam aptas para o uso (fit for use). De nada adiantam dados que não auxiliam na tomada de decisão e objetivos específicos de um negócio. Se esses não se encaixarem na conformidade dos padrões de qualidade pré-estabelecidos segundo os objetivos da organização, não devem ser utilizados.

Cada empresa possui critérios próprios, não havendo um “tamanho único” para determinar o que é bom! Apesar disso, há alguns atributos comuns a que são recomendáveis a quase todos os dados.

Quais são os atributos de bons dados

Alguns dos atributos comuns para uma boa qualidade de dados são:

  • Relevância – Os dados são úteis para os objetivos estratégicos?
  • Precisão – Não é possível evitar 100% dos erros. Qual é o nível de precisão necessário para o dado? Ele atinge esse requisito?
  • Oportunidade – Quanto o dado ajuda na previsão de acontecimentos futuros? Por quanto tempo ele ainda vai possuir essa capacidade?
  • Acessibilidade/clareza dos resultados – Quão compreensíveis são os dados? Quão fáceis são de se manipular?
  • Comparabilidade – O dado pode ser comparado a outros para gerar análise produtivas?
  • Coerência – Os dados são coerentes com a realidade? Há anomalias?
  • Integridade – As informações estão completas? Há partes que faltam e seriam essenciais para análises produtivas?

Possíveis consequências de dados ruins

Dados ruins podem desviar sua startup dos objetivos. Informações incorretas ou incompletas são um desserviço para o crescimento da empresa. Dentre as consequências comuns de dados que induzem os empreendedores a erros, estão a segmentação incorreta de clientes, a criação de estratégias ineficazes de marketing e o cálculo incorreto de métricas.

Como evitar erros com os dados

O primeiro passo é impedir que dados que não atendem aos critérios de qualidade entrem na base. Com o aumento da facilidade de se obter certos dados e a ascensão do “big data”, é fácil que os analistas se percam em meio a um emaranhado de informações quando boa parte pode mais prejudicar do que ajudar nas análises.

O segundo passo é limpar àqueles dados que não preenchem os critérios. Deve-se buscar proativamente quais são eles e retirá-los da base de dados.

Outra estratégia é reparar constantemente os erros. Porém, essa não deve ser prioritária. A manutenção de erros normalmente é consequência da má execução dos passos anteriores, e aparece por meio de anomalias nas análises ou problemas nos produtos e serviços, às vezes pontuados pelos próprios clientes — o que é bem prejudicial para a reputação!

Qualidade não significa perfeição. Não é possível ter dados perfeitamente precisos o tempo todo, pois isso, pode ser bastante caro e lento, trazendo um baixo retorno sobre o investimento.

No contexto de startups, muitas vezes é necessário que os dados estejam à mão para a tomada de decisões rápidas e dinâmicas. O ideal é que os dados atinjam os critérios de usabilidade e qualidade que descrevemos acima e que não desviem a startup dos melhores caminhos, prejudicando seu crescimento.

Com os devidos cuidados, as análises vão garantir que eles mais ajudem do que atrapalhem, gerando grande vantagem competitiva.

Gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre a qualidade de dados? Deixe um comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.