Procurando investidores? Veja 3 dicas de como preparar sua empresa

investidores

Você já pensou em encontrar um investidor? O mercado de investidores está crescendo e, muito além dos interesses em startups, há o investimento em empresas maiores, que já apresentam lucro e têm uma estrutura de crescimento. Por isso, os investidores acabam sendo uma boa opção quando uma empresa precisa de capital.

No entanto, encontrar alguém disposto a investir na empresa pode parecer uma tarefa complexa. Nessa hora, é levado em conta o cenário no qual a sua empresa está inserida, as suas reais necessidades de capital, as garantias que tem para oferecer e o tempo médio do pagamento. Sendo assim, como se preparar para receber o investidor certo? Veja as nossas dicas!

Primeiro passo: organize-se!

Para encontrar o investidor certo, é preciso, primeiro, organizar a empresa, que deve transmitir a imagem de transparência e expor seus valores e metas. Portanto, esteja sempre bem informado, preparado e engajado. Isso acontece quando você se mantém em contato com empreendedores, especialistas, investidores e advogados que conhecem seu mercado.

O tempo é um grande aliado da boa organização, portanto, você pode começar a fazer contatos antes de precisar do dinheiro. É nesse tempo que você vai avaliar as opções, estudar o que precisa ser feito, com calma e cuidado.

Crie uma apresentação da empresa

Crie um documento de apresentação da sua empresa com as informações relevantes. O conteúdo precisa ser objetivo e, ao mesmo tempo, significativo. Comece com a história da sua empresa e suas aspirações. Conte por que ela existe e como ajuda seus clientes a solucionar suas questões. Em seguida, discuta o mercado e a concorrência. Aponte o seu diferencial, expondo seu produto e sua equipe. Para concluir, fale sobre seus planos e metas e de como a ajuda do investidor é importante.

Disponibilize as finanças da empresa

Tenha o conjunto completo de dados financeiros anuais desde o início do seu negócio, como o DRE, o Balanço e o Fluxo de Caixa. Não deixe de mostrar a sua margem bruta. Separe as despesas por função — vendas, marketing, serviços e administração.

Procure um advogado especializado

Prepare-se para a diligência legal e busque um advogado especializado em acordos de Venture Capital. Peça a ele que o prepare, levando em consideração o seu plano de opções atual, acordos de confidencialidade dos empregados, marcas, patentes e outros documentos de propriedade intelectual, documentos societários, as resoluções do conselho, contratos de clientes, acordos de licenciamento de software, entre outros.

E então? Ainda tem alguma dúvida sobre como começar a preparar sua empresa para novos investidores? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.