Por que fazer o CNPJ?

 

Para que sua empresa seja reconhecida e formalizada, é importante fazer o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Assim como as pessoas físicas são identificadas por seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), o CNPJ é a identificação do seu negócio.

Mas por que ter um CNPJ? Neste post você vai entender a importância do registro e como consegui-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a importância de fazer o CNPJ?

Há alguns anos o processo para tirar o CNPJ deixou de ser tão burocrático e caro. Hoje em dia a legislação oferece facilidades aos empreendedores — principalmente aos microempreendedores individuais — para ter seu cadastro e, assim, poder ver seu negócio crescer.

A primeira vantagem que o CNPJ oferece a uma empresa é que ele permite a emissão de nota fiscal, a contratação de outros serviços e a facilidade em realizar compras.

Exercer uma atividade sem esse registro, mesmo que o negócio não tenha um espaço físico, é ilegal. Sendo assim, você pode ter problemas futuros com a justiça e não terá a oportunidade de ver seu empreendimento se desenvolver.

Para quem não sabe, o CNPJ permite que a Receita Federal acompanhe adequadamente o pagamento dos seus tributos e das suas obrigações. A partir desse cadastro, você faz as declarações devidas, pode enviar documentos fiscais importantes e garantir uma contabilidade adequada.

Caso você não tenha um CNPJ, seu negócio passa a ter algumas desvantagens, como operar de maneira ilegal e não contar com a confiança dos seus clientes, por exemplo. E não é isso que você deseja, não é mesmo?

Com o CNPJ você pode obter financiamentos empresariais e até participar de programas de incentivo ao desenvolvimento econômico. Outra vantagem é que, com o cadastro, dá para concorrer àquela licitação que você tanto deseja!

Quais são os primeiros passos para tirar o CNPJ?

O primeiro passo para tirar o CNPJ é você saber em qual formato sua empresa se encaixa. É importante destacar também se a previsão de faturamento anual do seu negócio é menor que R$ 60 mil. Se for, você será enquadrado como microempreendedor individual (MEI) e fará um procedimento mais simples para se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Nesse caso, procure a Agência do Sebrae do seu município ou busque informações em empresas especializadas que oferecem orientação a empreendedores individuais.

Também é importante definir a sua atividade. Nessa etapa, a definição acontece com base na CNAE, uma lista classificatória que oferece às empresas a oportunidade delas definirem sua área de atuação.

A escolha da área de atuação deve ser feita com muito cuidado para evitar problemas com a fiscalização.

Como obter o CNPJ?

A Receita Federal é a responsável por fornecer o CNPJ, e seu pedido pode ser feito on-line, no próprio site da Receita. No caso do microempreendedor individual, é mais simples e rápido do que da forma tradicional.

Para o MEI, todo o processo para tirar o CNPJ é feito on-line, no Portal do Empreendedor. No site, há todas as orientações que você precisar. No entanto, se você achar necessário, poderá pedir a ajuda de um contador.

Outra opção é procurar a agência do Sebrae do seu município, que disponibiliza diversos consultores e materiais explicativos nos locais de atendimento.

Além do Sebrae, em alguns municípios brasileiros, o cadastro do MEI e a obtenção do CNPJ podem ser feitos pela prefeitura. Para realizá-lo é necessário apresentar CPF, número da declaração do Imposto de Renda e número do título de eleitor.

Ao finalizar o cadastro, é gerado o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de funcionamento da sua empresa. Esse é um único documento. Você também adquire o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

Agora que você já sabe como é importante fazer seu CNPJ, providencie o seu! Ele é um documento indispensável, que garante a segurança e a regularidade da sua empresa.

Conseguiu entender como fazer o CNPJ? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.