Gestão de cobranças

Como uma plataforma de cobrança recorrente pode transformar seu negócio

Publicado em . Atualizado em
Por Fernando Chagas . Tempo de leitura: 8 mins
Homem utilizando uma plataforma de cobrança recorrente no notebook. Ao lado há moedas de ouro em cima da mesa.

Se você pensa em aprimorar a gestão de cobranças da sua empresa, é preciso conhecer a cobrança recorrente. Principalmente se deseja cobrar via assinaturas, mensalidades ou planos.

Como CTO do Asaas, lidero os times que constroem as soluções financeiras do Asaas. Na minha experiência, aprendi que, no âmbito empresarial, a previsibilidade de receita é tão importante quanto a inovação. É justamente essa visão que aplicamos ao criar nossa plataforma de cobrança recorrente.

Nos próximos parágrafos, vou explicar como funcionam plataformas de cobrança recorrente, o que diferencia um sistema manual de uma solução automatizada, e quais os ganhos que a sua empresa pode perceber com a implementação. Vamos juntos?

Como saber se uma plataforma de cobrança recorrente é boa para o meu negócio

O sistema de cobranças recorrentes centraliza e automatiza todo o processo de cobrança periódica. 

Mais do que emitir cobranças, ele auxilia na gestão de recebíveis da sua empresa. Isso porque transforma um processo manual em uma tarefa eficiente e rápida, com auxílio da tecnologia.

Por meio da plataforma de cobrança recorrente, você pode configurar alguns aspectos do processo, como:

Gestão de mensalidade sem trabalho. Sistema que cobra, notifica e tenta de novo automaticamente. Experimente agora!
  • Criar e gerenciar um programa de recorrências mensais, trimestrais ou anuais, sem intervenção manual;
  • Oferecer múltiplos meios de pagamento integrados (cartão, boleto, Pix, débito);
  • Gerenciar uma régua de cobrança automática, para reduzir inadimplência;
  • Conciliar recebimentos e integrar com ERPs, CRMs e sistemas contábeis.

Ao adotar uma plataforma, a empresa transforma o processo e impulsiona o crescimento

Uma tendência que acompanhei durante muito tempo, e hoje com o Asaas vejo que se concretizou, é que os modelos de receita recorrente não são mais exclusivos de empresas de software. 

Existem diversos outros nichos que adotam essa prática atualmente: academias, clínicas, escolas, clubes, fintechs e prestadores de serviço. 

Exemplos de cobrança recorrente

Além de tudo que já citei acima, a plataforma de cobrança recorrente ainda garante mais previsibilidade

Vejo como um benefício mútuo: para o cliente final, é comodidade; para o negócio, é segurança de caixa.

Mas preciso falar algo importante: cobrar com recorrência exige processos bem estruturados. Não basta emitir boletos ou lançar débitos no cartão. É preciso gerenciar cadastros, vencimentos, notificações, integrações fiscais e regras personalizadas. 

Sem o uso de tecnologia e de sistemas certos, a inadimplência financeira cresce e a equipe administrativa se sobrecarrega. E é nesse ponto que uma plataforma de cobrança recorrente especializada se faz essencial para um negócio.

A cobrança recorrente é segura para a empresa?

Como líder de tecnologia aqui no Asaas, um dos desafios constantes é a construção de sistemas escaláveis e seguros. 

Isso porque, uma plataforma de cobrança recorrente, como a que construímos no Asaas, lida com dados sensíveis e com grande volume de transações diariamente. Qualquer falha nesse ecossistema compromete não só a operação, mas também a reputação do negócio.

Por isso, adotamos arquiteturas em nuvem robustas, criptografia ponta a ponta e certificações de compliance como PCI-DSS, além de seguirmos as normativas da LGPD

A tecnologia precisa ser invisível para o usuário final, mas sólida o bastante para suportar picos de transações sem perder desempenho. 

Antes de escolher a plataforma de cobrança recorrente do seu negócio, considere sempre pesquisar quais são os padrões de segurança que seguem. Essa é uma decisão fundamental para garantir a integridade do seu negócio. 

Aqui no Asaas, seguimos à risca este padrão, por sermos uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central. Por isso, além de seguir normas internas, também nos adequamos diariamente às exigências da autarquia federal. 

Por que usar uma plataforma de cobrança recorrente para empresas?

A recorrência já não é mais tendência, ela é a realidade de diversos modelos de negócio. Empresas que oferecem planos, mensalidades ou assinaturas precisam lidar com dezenas, centenas ou até milhares de cobranças mensais

Pense na seguinte situação: no melhor mês da sua empresa, você alcançou mil assinaturas. Imagine ter que configurar a cobrança manualmente, considerando que todas elas possam ter prazos de finalização diferentes. Um processo inviável, não é mesmo?

Realizá-lo manualmente consome tempo, aumenta erros e compromete o relacionamento com os clientes. Nessas situações, uma plataforma de cobrança recorrente se torna estratégica.

No Asaas, vivemos isso, na prática. Com nossa tecnologia, percebemos que a automação de cobranças recorrentes, por exemplo, reduz drasticamente falhas operacionais, melhora a previsibilidade de caixa e oferece uma experiência mais fluida ao cliente final.

Uma plataforma bem estruturada não apenas gera cobranças de forma automática. Ela integra meios de pagamento variados, emite notas fiscais, envia lembretes automáticos, faz reconciliação financeira e ainda oferece dashboards inteligentes para acompanhamento dos recebimentos. 

Conheça os meios de pagamento do Asaas.

Esse conjunto de funcionalidades permite que equipes financeiras foquem em decisões estratégicas, e não em tarefas repetitivas.

Mas, posso dizer algo com certeza: ao utilizar uma plataforma de cobrança recorrente, a automação é apenas o começo. Na prática, ela gera ganhos concretos em alguns quesitos, como:

  • Previsibilidade de receita: saber quanto entrará em cada período ajuda no planejamento de investimentos e pagamentos.
  • Redução da inadimplência: lembretes automáticos e diversidade de meios de pagamento aumentam a taxa de recebimento.
  • Visão integrada do cliente: consolidar em um painel todos os pagamentos e histórico financeiro.
  • Escalabilidade: crescer sem precisar ampliar a equipe administrativa na mesma proporção.

Como o Asaas potencializa a cobrança recorrente

No Asaas, não construímos apenas um sistema de emissão de cobranças. Criamos uma infraestrutura completa para que empresas de qualquer porte possam operar modelos recorrentes de forma escalável, segura e com experiência superior para seus clientes.

Já processamos milhões de transações recorrentes por mês em segmentos como educação, saúde, serviços financeiros, clubes e SaaS. 

A nossa plataforma foi desenhada para suportar picos de demanda da gestão de assinaturas, integrações complexas e personalizações específicas. Tudo isso sem perder a simplicidade para o usuário final.

Essa é uma vantagem que sempre priorizamos: tecnologia robusta por trás, usabilidade simples na frente. O gestor financeiro consegue, em poucos cliques, configurar planos, acompanhar recebíveis, emitir notas fiscais e ter acesso a relatórios que antes demandariam horas de planilhas.

Outro diferencial do Asaas é o ecossistema. Além da plataforma de cobrança recorrente, oferecemos soluções integradas de gestão de cobranças, antecipação de recebíveis, conciliação bancária e comunicação automatizada com clientes. 

Essa visão integrada permite que negócios escalem sem precisar gerenciar múltiplos fornecedores ou ferramentas isoladas.

Como fazer cobrança recorrente na plataforma do Asaas

No Asaas, desenhamos a experiência de cobrança recorrente para ser simples de configurar.

Assim, caso você esteja se perguntando como realizar a cobrança recorrente pelo Asaas, o processo funciona basicamente assim:

  • Crie sua conta digital no Asaas (iOS, Android) e cadastre seus clientes;
  • Configure a recorrência: no menu “Cobranças”, escolha “Assinaturas”. A partir disso, clique em “criar cobrança” e defina se ela será mensal, trimestral, anual ou com outra periodicidade. É possível determinar valores fixos ou variáveis, datas de vencimento e regras personalizadas;
  • Escolha os meios de pagamento: o Asaas integra cartão de crédito, Pix, boleto bancário, aumentando a taxa de recebimento;
  • Automatize a régua de cobrança: configure notificações automáticas por e-mail, SMS e WhatsApp para lembretes de cobrança e avisos de pagamento;
  • Emita notas fiscais e concilie recebíveis: habilite a emissão automática de notas fiscais e acompanhe os recebimentos em tempo real no dashboard.
Passo a passo para gerar cobrança recorrente com o asaas.

Por meio desse processo, pequenas, médias e grandes empresas conseguem migrar do modelo manual para uma plataforma completa. Assim, conseguem combater a inadimplência, ter menos retrabalho e mais tempo para focar em decisões estratégicas.

Crie sua conta digital Asaas e comece agora a gerenciar suas assinaturas. 

Sua gestão não pode depender do risco do erro manual. Eleve a gestão financeira com Asaas. Experimente agora!
Compartilhar:

Escrito por

Fernando Chagas

Fernando Chagas é Chief Technology Officer (CTO) do Asaas e especialista em Segurança e Tecnologia. Ele é o cérebro por trás das soluções robustas que impulsionam o Asaas no mercado de fintechs. Com vasta experiência em liderança, ele garante que a estratégia tecnológica esteja alinhada aos objetivos de negócio. No blog, ele compartilha insights sobre segurança e tendências, desmistificando conceitos complexos. Ele afirma: "Minha paixão é criar tecnologia que não só resolva problemas, mas que também inspire confiança e segurança." Confie na expertise de Fernando Chagas.

6 comentários

  1. Netilo disse:

    Para sanar a dúvida da galera, via link, o prazo para o dinheiro estar em sua conta é de 32 dias, mais 2% até o presente momento.

    1. Redação Asaas disse:

      Olá, Netilo

      Agradecemos a colaboração. Apenas para complementar: Se o recebimento for via cartão o prazo de compensação é de 32 dias mesmo, porém, a taxa de uma cobrança de em cartão pode variar de acordo com a quantidade de parcelas. Você pode consultar essa informação no menu de taxas do seu cadastro.

      Hoje (12/04/2024) trabalhamos com essas taxas:
      – Taxa padrão à vista: 2,99%;
      – Taxa padrão para parcelamento de 2 à 6 parcelas: 3,49%;
      – Taxa padrão para parcelamento de 7 à 12 parcelas: 3,99%.

      A taxa só é cobrada se a cobrança for paga, e é descontada no momento da compensação da cobrança.

  2. Paulo Minosso disse:

    Não estou conseguindo entender quanto minha empresa vai pagar de taxas se cobrar pelo crédito recorrente via cartão de crédito.

    1. Redação Asaas disse:

      Olá, Paulo

      Você pode verificar todas as taxas do Asaas aqui: https://www.asaas.com/precos-e-taxas. Nesta página também é possível fazer a simulação de vendas no cartão de crédito.

      Caso continue com dúvidas, pode nos contatar pelos canais de atendimento:

      0800 009 0037
      0800 009 0037 (mensagens por WhatsApp)
      contato@asaas.com.br

  3. daniel gilson disse:

    Gostaria de saber o valor do servico de cobranca recorrente no cartao de credito?

    1. Redação Asaas disse:

      Olá, Daniel

      Você pode consultar as taxas do Asaas aqui: https://www.asaas.com/precos-e-taxas
      *Nessa página também é possível fazer simulação de vendas no cartão de crédito.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas