Perfil empreendedor: Vinicius Roveda

Perfil empreendedor

Nascido em Joinville, Santa Catarina, Vinicius Roveda tem o perfil do empreendedor moderno. Antes mesmo de se formar em Ciência da Computação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Vinicius já se arriscava no mercado, buscando aplicar suas principais competências e ideias em empreendimentos ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Foi assim que ele fundou a Informant, empresa de software especializada em pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de produtos. Depois disso, foi a vez de criar a Nous Software, uma avançada plataforma social de negócios que permite a adoção das melhores práticas de inovação para a criação de valor, aumento da produtividade e sustentabilidade empresarial.

Mas seu grande pulo foi a fundação da ContaAzul, um software de gestão empresarial cuja plataforma é totalmente online. A empresa cuida da gestão financeira dos clientes, por meio de ferramentas de gestão modernos e eficientes, desenvolvidos por um time de profissionais.

Quer saber como Vinicius Roveda trilhou seu caminho para o sucesso? Confira:

Estudo do mercado

O principal segredo do bom empreendedor é o conhecimento do mercado. É preciso estar atento àquilo que existe em termos de disponibilidade e o que as pessoas estão demandando. Sempre tem algo que ainda não foi inventado, ou se já foi, é sempre possível aperfeiçoá-lo. O bom empreendedor é aquele que identifica as oportunidades e oferece um produto de qualidade.

Investindo em conhecimento

Para Vinicius, um ponto fundamental para se tornar um empreendedor é investir nos estudos, principalmente na especialização. Ele cursou MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Produtos e garante que os cursos foram fundamentais para que ele entendesse a importância do autoconhecimento e da empatia, fatores emocionais que pesam muito na hora de se decidir por um empreendimento e, principalmente, na sua gestão posterior. A gestão aliás, é um ponto importante: Vinicius ensina que uma corporação nada mais é do que uma relação entre pessoas e os seres humanos agem, na maior parte do tempo, baseados no instinto.

Foco nos objetivos

Vinicius atua no mercado há mais de 10 anos e, assim como todos os empreendedores, não foi sempre que prosperou em seus negócios. Alguns tombos acontecem e não devem ser considerados fracassos. São circunstâncias do mundo empresarial e devem servir de lição para os próximos negócios que virão. O bom empreendedor não deve se deixar abalar quando um negócio não der certo. A insistência fará com que o sucesso chegue logo.

Escolha dos sócios

Em todos os empreendimentos nos quais esteve envolvidos, Vinicius sempre cuidou da escolha dos seus sócios com carinho. Segundo ele, é importante encontrar bons parceiros, pessoas de confiança, com quem se possa dividir responsabilidades e ideias. E o sócio não é necessariamente um amigo: é um parceiro de trabalho.

Princípios claros

Por mais que um negócio corra o risco de não dar certo, o empreendedor precisa ter em mente que o sucesso, tanto do negócio, quanto o pessoal, dependem da maneira como ele conduz o trabalho. É importante ter princípios claros e trabalhar com honestidade e correção. Isso será importante para a motivação dos colaboradores, que precisam acreditar no negócio, e para a imagem da empresa junto aos clientes. Ninguém quer operar com uma empresa que não é idônea.

Aqueles que pretendem ser empreendedores de sucesso têm em Vinicius Roveda uma boa fonte de inspiração. A lição que fica é que com conhecimento, foco e princípios é possível levantar uma empresa nota dez!

O que você aprendeu com o perfil empreendedor de hoje? Deixe seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.