Perfil empreendedor: Roberto Bielawski, das redes Viena e Ráscal

Businessman in front of a grey background

A maioria dos empreendedores começa um negócio sem ter muito conhecimento do mercado ou até mesmo de gestão, aprendendo com os próprios erros e acertos até que adquira a experiência necessária para ampliar seu negócio e atingir outros objetivos mais ambiciosos. Esse caminho não foi diferente para Roberto Bielawski, o criador das redes de restaurantes Viena e Ráscal. Aprenda você também com a trajetória desse grande empresário:

O começo

Economista de formação, Roberto Bielawski se viu, aos 25 anos de idade, em um dilema: deixar o Brasil para fazer uma renomada pós-graduação ou ficar por aqui com sua noiva e encontrar seu caminho profissional. Preferindo ficar, Bielawski propôs ao pai que investissem em um pequeno empreendimento de comida rápida e acessível para a população, baseando-se em outros estabelecimentos já de sucesso no mercado.

O empreendimento, que começou modesto e sem muitas pretensões, foi ampliado para uma unidade em um shopping de São Paulo, onde o empresário teve seu primeiro insight. Na década de 1980, eram poucos os shoppings no Brasil, mas já existia um mercado e uma demanda. Ele acreditou no seu feeling e criou a rede de restaurantes Viena, que chegou à marca de 70 unidades no ano de 2007, quando foi vendida para um grande investidor.

Os negócios

Como empreendedor, Roberto Bielawski sempre esteve a par de tudo que acontecia nos seus empreendimentos, mas o rápido crescimento tornou esse envolvimento um pouco menos pessoal, o que despertou outros interesses.

Em uma viagem à Alemanha, Bielawski e sua esposa tiveram contato com a rede Ráscal, podendo, a partir daí, planejar um segundo momento em suas vidas, com um investimento bem seguro e planejado. Foi quando veio a decisão de vender a rede de restaurantes Viena e investir novamente em um negócio menor, que pudesse manter o perfil acolhedor que Roberto Bielawski sempre desejou para seus empreendimentos.

Hoje, a rede Ráscal tem 11 unidades no Brasil, atendendo a cerca de 2 milhões de pessoas por ano. E com a experiência já adquirida de anos e anos no segmento, Bielawski transformou essa rede em sucesso mais rapidamente do que a rede Viena.

A sociedade

Um negócio que atende a 2 milhões de pessoas por ano e possui 11 unidades não pode ser comandado por uma única pessoa, não é mesmo? É preciso dividir responsabilidades para que se mantenha a qualidade do negócio e o bom atendimento, principal diferencial buscado por Bielawski em seus empreendimentos. Sendo assim, Roberto buscou outros sócios para tocar o Ráscal, com o objetivo de poder se dedicar a outros afazeres de seu interesse e, obviamente, à sua vida particular.

A rede Ráscal não é um negócio familiar, e, portanto, não há a preocupação em deixar uma herança, mas, sim, em tornar o negócio sustentável ao longo do tempo, independentemente de quem esteja no comando. E é por isso que a empresa mantém um grupo de jovens talentos que estão sendo preparados exatamente para assumirem a gestão do negócio futuramente.

As lições

Afastado dos afazeres práticos do negócio, Roberto Bielawski se mantém atento ao mercado e aos concorrentes, visando tirar vantagem competitiva de análises de cenários e tendências. Essa postura é extremamente importante e estratégica para a evolução do negócio, contribuindo para que a rede de restaurantes tenha uma expansão controlada e rentável.

Ao longo de sua carreira, o empreendedor chegou a fechar 10 restaurantes simplesmente por más escolhas feitas pelo caminho, mas nunca deixou que isso o abalasse. Muito pelo contrário, ele aproveitou o aprendizado para crescer com mais segurança e conhecimento a respeito de seu mercado de atuação, o que o levou ao sucesso de hoje.

Viu como os erros podem ensinar e como o mercado e a concorrência podem dizer muito sobre as tendências e os rumos a serem tomados? Conseguiu tirar algum outro aprendizado dessa brilhante trajetória? Comente aqui e nos conte como essa história o inspirou! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.