Perfil empreendedor: Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro

Perfil empreendedor

Com uma renda anual de 9 bilhões de reais, o mineiro Ricardo Nunes, conhecido pelas campanhas publicitárias das suas lojas Ricardo Eletro, é um ícone nacional de empreendedorismo de sucesso. Presidente da Máquina de Vendas, que reúne cinco bandeiras (Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City Lar e Salfer), conta hoje com 1100 lojas em 442 cidades de todos os cantos do país. Além disso, a rede possui mais de 50 mil produtos para venda em sites ou lojas virtuais.

Ricardo virou uma celebridade e, com humildade, o empresário, que não estudou além do curso técnico, ministra pelo país palestras e seminários de como alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Conheça mais sobre esse perfil empreendedor e tire dele dicas para o seu sucesso!

A origem do império

Desde menino, Ricardo tinha uma convicção: quem mais apanha é também quem mais alcança o sucesso. Vindo de família humilde, perdeu o pai ainda garoto e, aos 12 anos, para ajudar a família, vendia as tangerinas do quintal de casa em frente a uma faculdade de Divinópolis, Minas Gerais, sua cidade natal. Aos 18 anos, abriu uma portinha para vender bichos de pelúcia e, um ano depois, em 1989, inaugurou a Ricardo Eletro, que tinha apenas 20 m².

Ricardo vendia os poucos eletrodomésticos da sua loja por um preço abaixo do custo para conquistar a clientela e recuperava o prejuízo com os ursinhos, inicialmente. Para entrar no mercado de Belo Horizonte, comprou redes tradicionais que enfrentavam dificuldades financeiras no início de 90: Casa do Rádio, Mig e Kit Eletro.

Embora já se destacasse no mercado, em 2010 o empresário procurou o baiano Luiz Carlos Batista, fundador da rede Insinuante, forte na Região Nordeste, e com a fusão das duas empresas surgiu a rede Máquina de Vendas. Mais tarde, associaram-se à City Lar, do Mato Grosso, e à Eletro Shopping, com sede em Pernambuco e presente em mais seis estados do Nordeste brasileiro. Buscando o mercado em seus quatro cantos, juntaram-se também ao grupo a paranaense Salfer, com lojas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, garantindo o segundo lugar nacional no pódio dos varejistas.

Receitas de um bom empreendedor

Em suas palestras sobre empreendedorismo, o empresário enfatiza bastante a questão do público, que deve ser ouvido de perto e ser tratado de forma diferente. Ricardo, que todo sábado faz questão de visitar suas lojas, ressalta a importância de passar mais tempo junto aos clientes para entendê-los melhor, a ponto de conseguir pensar em meios práticos de satisfazê-los.

Segundo o empreendedor, há de ter também maior relevância para as metas e objetivos. Ricardo zela para que seus vendedores mantenham o foco nas vendas, pois, dessa forma, a empresa cresce e o funcionário mantém a família. Assim, alerta para o treinamento dos vendedores, que, capacitados, podem ser mais competentes e aumentar os lucros da empresa.

Uma outra dica de Ricardo é o investimento em publicidade para que as pessoas conheçam o serviço ou produto, caso contrário, não há venda. Ainda, de acordo com Ricardo, as pessoas gostam de quem se comporta com humildade, atenção e carisma, portanto, trabalhe para o marketing da sua empresa e acredite nela!

Pronto para colocar as dicas desse leão das vendas no seu empreendimento? Você também tem alguma dica para passar? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.