Perfil empreendedor: Pedro Chiamulera, da ClearSale

perfil empreendedor

Foto: Divulgação

 

Caçula de dez irmãos, Pedro Chiamulera nasceu em Curitiba e já fez parte da Seleção Brasileira de Atletismo com Barreira, tendo participado de duas Olimpíadas (Barcelona 1992 e Atlanta 1996), além de cinco Mundiais, 10 campeonatos sul-americanos e 15 campeonatos brasileiros. Formado em Ciência da Computação pela Point Loma Nazarene College, em San Diego, EUA, graças à bolsa por ser atleta, Chiamulera levou a disciplina e as lições adquiridas por meio do esporte ao meio corporativo, buscando sempre se superar.

No final de 1998, Chiamulera decidiu investir em um negócio próprio na área de tecnologia da informação. Em 2001, ele conheceu Bernardo Lustosa, quando trabalhavam no desenvolvimento de softwares antifraudes na rede de lojas C&A. A expansão do e-commerce no Brasil os levou a abrir a própria empresa, a ClearSale. Confira algumas lições que podemos aprender com este perfil empreendedor!

Inovação — voando alto com a ClearSale

No início, os sócios precisaram ser persistentes. Quatro anos depois da criação da empresa, 23 dos 25 funcionários receberam propostas de trabalho e pediram demissão, em vista do mercado de tecnologia aquecido. A ClearSale perdeu todos os seus clientes e faturou apenas R$ 3 mil naquele ano. Mas isso só serviu de impulso para os empresários, que resolveram desenvolver modelos estatísticos para combater ações fraudulentas no comércio eletrônico.

Hoje, líder em gestão de fraudes no e-commerce nacional, a empresa é responsável por 85% das investigações de compras da internet brasileira. Ela também tem seu sistema implantado em quatro das cinco maiores empresas de telefonia celular. Atualmente, a ClearSale possui 450 funcionários e mais de 2.000 clientes.

Dicas de um empreendedor de sucesso

Separamos as principais dicas de Pedro Chiamulera para quem deseja fazer o seu negócio crescer com qualidade e inovação. Com experiência e foco no trabalho em equipe, o atleta descobriu que determinados valores vão muito além do esporte.

Conheça o cliente

Segundo Chiamulera, mais do que conversar com o cliente, é preciso entender o trabalho que seu produto está realizando para ele e qual problema está sendo resolvido. Este processo se dá pela conversa, pela visita e pela simples observação do seu cotidiano.

Proporcione um ambiente interno propício

Inovação é um grande desafio para qualquer empresa. Para Chiamulera, a condição que impede a fluidez da inovação é a cultura empresarial do medo: a punição ou exposição do colaborador que comete alguma falha. Portanto, para que a inovação aconteça, é necessário um ambiente de segurança psicológica. São fundamentais a livre troca de informações e o feedback honesto. Invista na harmonia da equipe e verá a qualidade refletida em inovação.

Celebre o crescimento pessoal

De acordo com Pedro Chiamulera, na Clearsale são definidos “5Ss” para o crescimento das pessoas. Os três primeiros são: a subjetividade, que é capacidade de perceber a si mesmo e superar comportamentos, a sensibilidade, ou seja, a capacidade de perceber os outros e também os fatos e as coisas ao redor, e a sociabilidade, a habilidade de conviver em harmonia e de contribuir para grupos de pessoas diversas. O seu “S” favorito é o sabor: a capacidade de ser feliz focando nas alegrias do dia a dia e na realização de objetivos pessoais de longo prazo.

Todos os “Ss” contribuem com o desenvolvimento pessoal, mas o exercício da profissão possui uma ligação maior com o saber. No entanto, muitas vezes as pessoas perdem empregos não por falta de saber, mas por aspectos comportamentais. Por isso, fica claro como o desenvolvimento pessoal dos funcionários afeta a empresa.

Inspire confiança na equipe

Ter gente comprometida, engajada, inspirada e feliz na equipe é o sonho de qualquer gestor. Para isso, é necessário ter um laço de confiança forte, que se constrói ao longo do tempo e nos pequenos detalhes. Para Chiamulera, o bom líder inspira os liderados pela gestão baseada em valores (justiça, coragem, transparência, ética, humildade) que são vivenciados no dia a dia.

Saiba exercer a liderança

O líder tem que ser, a princípio, líder de si próprio, e isso vem de dentro. É saber o talento do outro e usá-lo nas horas certas. Sendo assim, para Chiamulera, a principal dica para ser um bom líder é estar muito atento às emoções transmitidas ao passar uma mensagem. A sensibilidade do contexto é um aprendizado muito importante para qualquer pessoa no papel de líder. O jeito de se comunicar transmite emoção e esta é a primeira impressão que fica.

E você, empreendedor, tem alguma figura em quem se espelha para se guiar nos negócios? Já aplica alguma dessas dicas de Chiamulera em sua administração? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.