Perfil empreendedor: Marcel Telles

Perfil Empreendedor

Sócio da empresa de investimentos 3G Capital, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, o carioca Marcel Telles é visto como um grande estrategista e um dos principais nomes do mercado das cervejas.

Telles, que estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e administração na Universidade de Harvard, é apaixonado por grandes negócios. O empresário faz questão de deixar claro que irá investir mais em boas ideias, em vez de desfrutar de uma vida tranquila em sua casa em Mônaco.

Quer saber os diferenciais desse perfil empreendedor e o que o levou ao sucesso? Confira a seguir:

Diversidade nos investimentos: as empresas

Dentre os destaques da carreira do empresário estão a formação da AmBev, com a união da Brahma com a Antarctica no final da década de 90, a fusão com o grupo belga Interbrew, formando a InBev em 2004, e a compra da fabricante da cerveja Budweiser, a Anheuser-Busch, em 2008. Esta última aquisição, que formou a AB Inbev, é considerada um marco no universo corporativo mundial.

Ainda passando pelos negócios conduzidos por Telles, temos a citada 3G Capital, considerada por especialistas um dos maiores impérios capitalistas, englobando diversas marcas como Lojas Americanas e Burger King. O empresário também é sócio da GP investimentos e possuía, em 2013, um patrimônio estimado em mais de 19 bilhões de reais segundo a Forbes.

Valorização das pessoas: o principal ativo da empresa

“O nosso DNA é gente”, disse Telles em uma conversa com empreendedores. Para ele, se cercar de boas pessoas e dar a elas uma parte dos negócios, fazendo com que se sintam donas do empreendimento, é o melhor caminho para uma empresa crescer de forma saudável e consistente.

Desde que iniciou a sociedade com Jorge Paulo Lemann e Beto Sicupira no Banco Garantia, Telles fala da força que a equipe bem estruturada tem no negócio. Para ele, o principal ativo da empresa são as pessoas, pois são elas que realmente fazem a diferença.

Entusiasmo e inovação: o caminho para chegar ao topo

Telles estimula a participação de jovens na empresa e afirma que eles já são entusiasmados por natureza. Esse ânimo contribui muito para a renovação e inovação dos negócios.

Um exemplo disso foi a ida de alguns trainees da AmBev para um mercado completamente diferente e desconhecido para a companhia, a Argentina. Os jovens foram para conhecer o setor de bebidas daquele país, conferir como acontecia a venda dos produtos da AmBev lá e trazer bons exemplos para serem aplicados no Brasil. Atualmente, esses trainees fazem parte do grupo de empresários que participa ativamente da gestão da multinacional AB Inbev.

Entretanto, Telles avisa que, além de se deixar entusiasmar e incentivar, é necessário entregar aquilo que se promete. O jovem se entusiasma facilmente, assim, é fundamental não deixar esse sentimento se tornar frustração.

Foco: onde e como chegar

Mesmo com a diversificação dos negócios da 3G Capital, é importante focar as atividades e não tentar abraçar o mundo. É melhor oferecer qualidade em um determinado segmento e ser reconhecido nele do que ingressar em áreas diferentes e não ser referência em nenhuma. “Não queremos ser tudo para todo mundo. Nós queremos ser muito, muito bons naquilo que a gente foca”, disse Telles em entrevista.

Controle: ele precisa estar em pauta

Para Telles, o controle que o empreendedor deve ter sobre seu negócio é primordial e isso é algo de que o sócio da 3G não abre mão, colocando inclusive a manutenção desse comando acima de qualquer coisa.

Mesmo em situações que parecem muito boas para o empreendimento, se você não tiver o controle total sobre a operação, é melhor não fazer, como aconselha Telles.

Livro de cabeceira: uma fonte de inspiração

Os tópicos simples e curtos do livro Dobre seus Lucros (Double your profits in 6 months or less), de Bob Fifer, se mostraram fantásticos para Marcel, que costuma relê-lo de vez em quando. A obra traz, após análise de mais de 100 das 500 maiores empresas norte-americanas, dicas de como reduzir desperdícios, lidar com fornecedores, motivar vendedores e aumentar a produtividade e os preços, tudo sem perder seus clientes.

Quais dos ensinamentos de Marcel Telles você aplica em seu negócio? E quais deles você ainda precisa começar a executar? Participe deixando seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.