Perfil empreendedor: Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza

perfil empreendedor

Foto: Divulgação

Todos conhecem a grande rede de lojas Magazine Luiza, mas poucos conhecem a trajetória de sucesso de mais de 50 anos da empresária Luiza Helena Trajano, a empreendedora conhecida como a dama do varejo brasileiro. Seu império já soma quase 800 lojas e aproximadamente 24 mil colaboradores em uma empresa eleita por 14 anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar — eleição elaborada pela Great Place to Work.

Conheça agora um pouco mais sobre a trajetória de sucesso deste perfil empreendedor e se inspire para começar a escrever a sua própria:

Posicionamento no varejo brasileiro

A rede Magazine Luiza está presente em 16 estados brasileiros — nas regiões sudeste, sul, centro-oeste e nordeste — e conta com mais de 8 mil artigos em exposição nos multicanais em que atua, hoje representada por lojas físicas e pelo e-commerce. Em termos de resultados financeiros, a Magazine Luiza fatura pouco mais de 9 bilhões ao ano — número bastante expressivo, que a posicionou entre as mais importantes empresas varejistas de todo o país.

Não é à toa que, em meio a tantos empreendedores, Luiza Trajano tenha recebido um convite da presidência da república para representar o Ministério da Micro e Pequena Empresa, já durante o governo Dilma — demonstração maior de respeito e admiração ao trabalho exercido pela empresária.

Trajetória empreendedora

Esta mulher visionária no mundo dos negócios já exercia seu tino comercial desde muito jovem, quando preferia passar as férias escolares nos balcões da loja da família em Franca, interior de São Paulo, ainda aos 12 anos de idade. Em 1957, comprou a loja de presentes A Cristaleira, junto com o seu marido, Pelegrino José Donato, e a transformou na grande cadeia varejista que conhecemos nos dias de hoje.

Durante o período de ascensão de suas lojas, percorreu todos os departamentos da empresa até chegar à superintendência. Foi balconista, cobradora, gerente, diretora, e faz questão de trabalhar à moda antiga, aproximando-se da clientela para colher opiniões sempre que possível. Criou, por exemplo, o Disque Luiza, uma linha exclusiva de atendimento ao cliente com ligação direta ao seu escritório, instruindo seus funcionários a passarem a ligação sempre que um cliente solicita falar com a Dona Luiza.

Projeto de expansão

Um dos momentos mais importantes na construção deste império do varejo foi durante a expansão da cadeia de lojas físicas, já que pretendia sair da tímida atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo para atuar nos grandes e almejados centros de São Paulo. A estratégia expansionista representou um importante marco para a empresa, posicionando-a de maneira mais competitiva no cenário varejista brasileiro. A ideia de expandir ainda mais a cadeia de lojas visa a abertura média de mais de 100 lojas ao ano e um crescimento que pretende situar a rede Magazine Luiza acima dos dois dígitos — ou seja, superar os 10 bilhões de reais anuais.

Inspiradora e impressionante a trajetória dessa grande empresária, não é mesmo? Viu as proporções que um negócio pequeno pode vir a tomar? É só uma questão de tomar decisões acertadas e nunca deixar de acreditar.

Identificou-se com a  história? Conte aqui nos comentários sua experiência e participe da conversa!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.