Perfil empreendedor: Jorge Paulo Lemann

Perfil Empreendedor

Você sabia que um dos maiores ícones do empreendedorismo mundial é um brasileiro? Estamos falando de Jorge Paulo Lemann, o filho de imigrantes suíços que fez do Brasil referência global no mundo dos negócios e hoje é apontado como o homem mais rico do país e um dos mais poderosos e influentes do mundo.

Sua trajetória de sucesso começou quando adquiriu uma pequena corretora de valores que posteriormente veio a se tornar o Banco Garantia. Esta instituição financeira ficou conhecida pela estratégia de gestão utilizada à época que pagava salários abaixo do mercado, porém, oferecia bônus extraordinários para os executivos que batessem as metas.  Segundo o próprio Lemann, tratava-se de uma versão melhorada dos bancos norte-americanos como o Goldman Sachs.

Decolando para o sucesso

De lá para cá, muita coisa aconteceu em sua carreira e hoje, aos 74 anos de idade, Lemann continua acumulando riquezas e  colocando em prática suas estratégias de negócio. O mito tem participações em várias empresas de grande expressão. Algumas delas são:

  • AB Inbev: maior cervejaria do mundo, proprietária de marcas como Brahma, Skol e Budweiser;

  • Burger King: é a 6º maior rede de fast food de todo o mundo;

  • B2W: holding que reúne empresas como Submarino, Americanas, Shoptime e Ingresso.com;

  • Blockbuster Brasil: maior rede de locadoras de vídeo do mundo.

  • H. J. Heinz: gigante fabricante de molhos como catchup e mostarda.

10  Dicas de Lemann para você chegar ao sucesso

No decorrer de sua trajetória, o empresário acumulou não só dinheiro, mas também muito conhecimento sobre o mundo empresarial e sobre o perfil empreendedor. Conheça as 10 dicas que vão te ajudar a chegar no topo de qualquer segmento!

1- Não tenha vergonha ou medo de copiar

Segundo Lemann um dos melhores caminhos para empreender é copiando algo que já deu certo. Ou seja, todo o processo que envolve a idealização, planejamento, desenvolvimento e o teste de mercado já foi executado por outro. Isso é economia. Portanto, os recursos economizados podem ser direcionados para a evolução da empresa. Mas lembre-se que o que você faz deve ter seu toque pessoal e os diferenciais para se sobressair.

2- Seja fanático pelo seu negócio

O empreendedor tem que vestir a camisa de sua empresa e levar os colaboradores a fazerem o mesmo. Para tanto, é válido, inclusive, criar estratégias diferentes. Em determinada época, no Banco Garantia, ações como bater palmas para aqueles colaboradores que se retiravam da empresa mais cedo eram utilizadas.

3- Equipe: somente os melhores funcionários

A cultura das empresas de Lemann define que os piores devem sair E é assim que acontece. Eles acreditam que dessa forma criam um ambiente de incerteza que gera maior produtividade. No entanto, isso só funciona porque os que se destacam são reconhecidos e crescem.

4- De olho nos custos

A empresa deve observar atentamente seus custos constantemente e não somente quando torna-se necessário financeiramente. Sempre há o que enxugar, o que se descartar.

5- Impessoalidade diante ao negócio

A vida pessoal não pode nem deve se misturar com os negócios. Isso pode comprometer a saúde e a cultura da empresa. Para se ter uma noção, Lemann e seus sócios não podem empregar seus filhos em suas empresas.

6- A simplicidade é o segredo

Em todas as empresas que o investidor tem participação foi adotada a filosofia da simplicidade. Não só na hierarquia, Lemann senta-se em sua mesa sem divisão de baias ou sala exclusiva, mas também na tomada de decisões.

Para se ter uma noção veja o argumento utilizado por ele para convencer o grupo a investir na Brahma à época: “País tropical, marca boa, população jovem e má administração. Tem tudo para a gente transformar em um negócio grande” .

7- Não seja mais um

Para o investidor pessoas que se preocupam em experimentar, em ir além são aqueles que terão maior sucesso no mundo dos negócios. Afinal, isso lhe dará experiência e jogo de cintura para perceber oportunidades e aproveitá-las.

8- Ambição e autoconfiança

Empreendedores que acreditam no seu potencial e que o sucesso é apenas uma questão de tempo são aqueles mais determinados, que mais perseveram e, consequentemente, os que mais prosperam.

9- Foco no resultado

Criar e enxergar as metas como obrigação absoluta é fundamental. No fim das contas, são os resultados que interessam e não a imagem superficial criada. Muitos profissionais sabem se promover no ambiente corporativo, no entanto, nada como resultados para avaliar a competência de um talento.

10-   Honestidade e ética

Segundo o milionário, independentemente das origens ou da criação de cada um, a honestidade e a ética são características fundamentais para qualquer empreendedor.  É através delas que se constrói relações sólidas e duradouras com sócios, colaboradores, fornecedores e clientes.

Estas são as 10 dicas de Jorge Paulo Lemann para aqueles que desejam ter sucesso empreendendo. Algumas delas questionáveis e um tanto quanto radicais, outras simples e objetivas. Mas, o fato é, aplicando-as ele conseguiu chegar onde chegou. Então, use aquelas que se adaptem ao sue negócio e sempre acredite em seu potencial e seu perfil empreendedor!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.