Perfil empreendedor: Jorge Gerdau

Perfil Empreendedor

Das mil maiores empresas no país, pouco mais de 30 são centenárias. Entre elas, está o grupo Gerdau. Atuante no ramo da siderurgia, o conglomerado, que começou com uma fábrica de pregos em Porto Alegre, é uma das maiores transnacionais genuinamente brasileiras, operando em outros 14 países. E se a Gerdau é esta gigante hoje, é graças ao trabalho e visão de negócios de Jorge Gerdau, o homem que administrou a empresa por quase 30 anos. Jorge Gerdau é bisneto do fundador da Gerdau, João Gerdau, que comprou, em 1901, a fábrica de pregos que seria o embrião do conglomerado.  Aos 14 anos já trabalhava na fábrica (a esta altura já administrada por seu pai, Curt Johannpeter), ajudando no escritório mas chegou mesmo a operar as máquinas de pregos, durante as férias escolares. Formado Técnico em Contabilidade e em Direito, já nos anos 60 auxiliava o pai na administração do negócio da família. Conheça agora um pouco mais sobre este perfil empreendedor.

Expandir para crescer

Jorge havia aprendido com o pai que é necessário expandir para crescer. Foi assim que, ainda como auxiliar, lançou o grupo Gerdau na compra da Fábrica de Arames São Judas, em São Paulo, inaugurando a atuação na área comercial de produtos siderúrgicos. Com sua visão afiada das oportunidades, Jorge Gerdau não deixou passar em branco o “milagre brasileiro” e o grupo continuou firme rumo à expansão, adquirindo siderúrgicas e ampliando a sua atuação para além do Rio Grande do Sul, ao inaugurar sua primeira unidade comercial em São Paulo. Já sob sua administração, a partir dos anos 80, o grupo passa a atuar internacionalmente, tornando-se um dos maiores do mundo.

Compromisso com a qualidade e a eficiência

Jorge Gerdau gosta de dizer que a qualidade dos produtos da companhia é a principal contribuinte para o sucesso da empresa. Mas não foi só isso que construiu a reputação da Gerdau: a busca incansável pela excelência nos processos é um dos grandes trunfos da empresa. Sob a sua administração, o grupo ampliou os Centros de Serviço de Corte e Dobra de Aço, aumentando a produtividade e reduzindo o desperdício de material. Já nos anos 90, estabeleceu uma política de aproximação com os clientes e melhoria da qualidade dos produtos e serviços que estabeleceu um novo patamar de excelência gerencial.

Sem medo de inovar

Observador das tendências do mercado, ainda nos anos 90 Jorge Gerdau diversificou a carteira de produtos do grupo, investindo no segmento de aços especiais – que atende, por exemplo, a indústria automobilística, setor que prometia grande crescimento com a abertura comercial efetuada na época. Já no ano 2000, implanta o serviço de venda de aço pela internet, mesma época em que investe pesado em inovação, ao lançar, junto ao Sebrae/RJ e à Firjan, o Prêmio Top Empresarial, um incentivo à inovação nas micro e pequenas empresas.

Referência nacional em gestão empresarial

A frente por tantos anos de um grupo que é referência quando se fala em administração gerencial, não é a toa que Jorge Gerdau tenha, também ele, virado referência no assunto. Por sua visão gerencial, seu compromisso com a qualidade dos processos, faro para oportunidades e abertura para inovação, Jorge é hoje um dos mais respeitados empresários do país, mesmo tendo deixado a administração do grupo em 2006. Atualmente, é um dos principais interlocutores do empresariado com o governo brasileiro. E você, qual é o aspecto que acredita ser fundamental em um perfil empreendedor? A busca incansável pela excelência, a disposição para inovação, a abertura às oportunidades? Deixe o seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.