Jack Dorsey e seu perfil de empreendedor

jack dorseyNão há como negar que as redes sociais alteraram a forma de interação no mundo inteiro. Hoje em dia é difícil imaginar a vida sem as facilidades e funcionalidades dessas ferramentas de comunicação. O Twitter é uma dessas redes que fazem bastante sucesso.

Curto e direto, ele traduz a identidade da sociedade atual, que busca dinamismo, agilidade, informação e entretenimento. Se expressar em 140 caracteres é uma prática comum graças ao co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, um jovem de criatividade ilimitada, grande fonte de inspiração para os emprendedores.

Mas quais os segredos desse empresário de sucesso? A seguir, conheça alguns diferenciais que fizeram Jack Dorsey chegar tão longe em seus negócios.

Pensar fora dos padrões

Dorsey nunca se prendeu a padrões. Na infância, fase na qual a maioria das crianças prefere os brinquedos, o principal passatempo do pequeno Jack era desenhar e analisar mapas. Na adolescência, o co-fundador do Twitter ouvia rádio por horas, mas ao invés de escutar as paradas de sucesso, ele sintonizava na frequência de comunicação entre veículos de polícia, ambulâncias e carros de bombeiros. Foi justamente nessa época que Jack Dorsey percebeu a eficácia das frases breves e objetivas. Essa experiência, anos depois, se transformaria na base para a criação do Twitter.

Se há uma palavra que define Jack Dorsey, essa palavra é diferente. Ele não usava roupas comuns, não falava como todo mundo, não se contentava com o básico, não tinha ideias convencionais e chegou a ouvir muitos “nãos” por conta de seus brincos, dreads e tatuagens. Hoje, Dorsey é um dos maiores nomes da tecnologia mundial, provando que originalidade é indispensável quando se trata de negócios.

Aliar paciência e persistência

Jack Dorsey sempre gostou de saber por onde andavam seus amigos e nunca se incomodou de ter que comunicar onde, com quem  e o que estava fazendo. Pelo contrário, um de seus hobbies era justamente deixá-los a par de tudo que acontecia em sua vida. Foi assim que a ideia do Twitter começou a tomar forma. Apesar do desejo de criar a rede social ter surgido quando Dorsey tinha 24 anos, o projeto só pôde ser concretizado 6 anos mais tarde. Com o nome inicial de Sta.tus,  o Twitter passou por problemas de configuração, o layout não agradou, o nome não vingou e Jack Dorsey se viu obrigado a guardar a ideia. Porém não desistiu dela.

O jovem cheio de sonhos sabia que bastava esperar o momento oportuno. Durante muito tempo Dorsey tentou, sem sucesso, angariar recursos para implementar o Twitter. Até que em 2006, finalmente o idealizador do projeto encontrou nos parceiros Evan William e Biz Stone a força que faltava para o projeto decolar.

Ser corajoso

No mundo dos negócios, coragem e ousadia são características fundamentais. Muitos julgaram Jack Dorsey como inconsequente e até tentaram convencê-lo de que o seu projeto era inviável, entretanto, ele nunca deixou que o medo do fracasso o paralisasse.

Antes de se consagrar com a criação do Twitter, Dorsey percorreu vários caminhos profissionais e não temeu as mudanças e desafios que apareceram. Quando morava em Saint Louis se dedicou à pintura, mas desistiu da atividade por problemas posturais ocasionados pela prática. Durante o tratamento contra as dores, se encantou pela massoterapia e mudou de cidade para fazer um curso na área. Ao chegar em San Francisco,  viu que no mercado havia muitos massagistas e acabou abandonando a ideia de se tornar um desses profissionais. Depois disso, Jack Dorsey foi estilista, programador de software náutico, trabalhou na expedição de correio e mudou de domicílio muitas vezes. Sempre na busca por uma vida melhor e também, por uma oportunidade de transformar o Twitter em realidade.

Sempre querer ir além

Diversificar as atividades sem perder o foco. Isso é algo que Jack Dorsey sabe fazer muito bem. Recentemente ele lançou uma startup que tem tudo para ser um grande sucesso mundial. Trata-se da Square INC, uma empresa voltada para a realização de pagamentos via celular. Dorsey reconhece que esse sistema tem muitas semelhanças com as redes sociais, já que ele foi criado com a finalidade de melhorar o relacionamento entre vendedores e compradores, conferindo um caráter mais pessoal à negociação.

Podemos observar que mesmo investindo em novos projetos, o executivo concentrou a sua atuação em projetos ligados à tecnologia. Em sua trajetória, Jack  Dorsey só mudou de segmento durante o período em que suas escolhas não ofereciam realização pessoal, profissional e financeira. A partir do momento em que alcançou o sucesso fazendo o que gosta, ele passou a inovar dentro do seu próprio ramo de negócio.

Vale destacar que mesmo sendo detentor de uma fortuna de mais de US$1.3 bilhões, o empresário está sempre em busca de aperfeiçoamento e novas ideias, sem jamais se acomodar com o que conquistou. O fato é que Dorsey sabe que pode chegar ainda mais longe!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.