Perfil empreendedor: Conheça um pouco mais sobre Bill Gates

bill gatesA trajetória de Bill Gates é algo que sempre fascinou aos empreendedores dos mais diversos portes. Seu sucesso é aspirado por muitos e alcançado por poucos e por isso mesmo o estudo do homem por trás da Microsoft é centro de tantas atenções.

Quais são os segredos? Quais qualidades fizeram Bill Gates chegar a ser o homem mais rico do mundo? Bom, se perguntas como essas fossem fáceis de responder, todos seríamos bilionários, não é mesmo? Mas alguns pontos de sua história merecem atenção e podem servir como ensinamentos para os empreendedores que pretendem crescer e se destacar em seus negócios.

Confira-os a seguir e se inspire!

Diversificação direcionada de produtos

Pode até parecer contraditório. Um dos maiores trunfos de Bill Gates e um dos maiores exemplos de empreendedorismo foi não ter só limitado a Microsoft a comprar e revender um primeiro sistema operacional (MS-DOS) e criar um novo sistema operacional (Windows), mas também abrir suas asas para as mais diversas ferramentas que um computador poderia oferecer. A partir daí, apareceu o Microsoft Office, o Internet Explorer, o MSN, entre outros programas que você conhece, chegando até a um videogame, o XBox. Mas perceba que tudo isso foi direcionado a uma só área: a computação. Portanto, a Microsoft ao mesmo tempo diversificou e manteve o foco em seu nicho de negócio, conquistando o domínio na área.

Receptividade aos desenvolvedores

Apesar de seu domínio e influência, Bill Gates não foi mesquinho e abriu-se para facilitar o desenvolvimento de programas para a plataforma Windows. O empresário reconheceu que quanto mais recursos seu sistema operacional pudesse ter, mais popular e útil ele se tornaria. É por isso que hoje quase todos os programas funcionam em Windows e um PC possui diversas opções de peças de reposição e melhora.

O segredo aqui é que ninguém consegue crescer sozinho, por isso as parcerias são muito necessárias para quem quer se consolidar de vez no mercado. A produção da primeira linha de computadores pessoais como conhecemos hoje, por exemplo, só foi possibilitada por uma parceria entre a Microsoft e a IBM nos anos 80.

Reconhecendo o poder da comunicação

Bill Gates foi sábio ao perceber que investir em marketing empresarial e pessoal seria extremamente necessário para um futuro de sucesso. Assim, ele valorizou seu trabalho e elaborou a campanha que fez da Microsoft a empresa que conhecemos hoje e fez dele o homem mais rico do mundo. Sua brilhante mente empreendedora junto ao talento em programação de seu amigo Paul Allen e um fortíssimo plano de marketing, atraíram as atenções tanto dos maiores investidores do mundo como da sociedade consumidora em geral, garantindo o sucesso que vemos hoje.

A vida de Bill Gates é uma história de investimentos audaciosos, de uma inteligência nata para verificar oportunidades e principalmente de um empresário que sabia identificar tendências e visualizar o futuro. Por isso tudo, pode servir de inspiração para todos os empreendedores, não importando a idade ou porte.

Você já tirou alguma lição da história de Bill Gates? O que achou de alguns dos pontos levantados aqui? Já se inspirou no caso Microsoft para tomar alguma atitude? Comente e compartilhe sua experiência conosco!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.