Perfil empreendedor: Chris Gardner

Perfil Empreendedor Chris Gardner

Todo empreendedor precisa saber, desde o primeiro passo de sua caminhada rumo ao sucesso profissional, que o desejo de crescer é apenas parte do processo. É preciso, antes de mais nada, trabalhar muito e manter a chama da perseverança sempre acesa. E Chris Gardner é um americano batalhador que sabe muito bem disso. Neste perfil empreendedor, conheça esse guerreiro que transformou as adversidades da vida em força para conquistar um enorme sucesso nos negócios! Então vamos lá?

O papel da violência

A vida de Chris Gardner nunca foi fácil. Nascido em 1954, o americano não conheceu o pai, que partiu ainda antes de seu nascimento. Assim, Chris vivia com a mãe e o padrasto, um homem bastante violento. Aos 8 anos de idade precisou se mudar para um orfanato depois que sua mãe tentou assassinar o companheiro após uma tentativa de incêndio na casa em que viviam. Já é uma bagagem e tanto para uma criança de apenas 8 anos, não concorda?

O adeus à música

O primeiro sonho de Chris Gardner era se tornar um trompetista, como o grande Miles Davis, um dos músicos mais importantes do século XX. Foram 10 anos de dedicação ao estudo e à prática do instrumento, mas sua mãe se encarregou de acabar com a fantasia do filho ao dizer que ele jamais seria como seu ídolo. Mas foi também sua mãe quem lançou a sementinha da superação das adversidades, já que costumava dizer ao filho que, como seu sucesso só dependeria dele mesmo, era preciso que ele corresse atrás de seus sonhos, custasse o que custasse.

Outro sonho abandonado

Logo os planos de Gardner se voltaram para a Medicina. Chegou até a trabalhar como assistente de pesquisa na Universidade da Carolina do Norte, no Hospital de Veteranos em São Francisco, cidade que veria o despertar do perfil empreendedor de Chris. Porém, quando se casa com Sherry Dynson, acaba se vendo obrigado a abandonar os estudos para procurar um trabalho mais lucrativo. E é aí que o casamento entra em crise. Três anos depois, Chris vai viver com Jackie Medina, com quem tem Christopher Jarrett Medina Gardner Jr.

A Ferrari vermelha

Precisando sustentar a família, Gardner começa a trabalhar como vendedor de equipamentos médicos, mas sempre determinado a se tornar um homem de sucesso. Por isso, nunca desistiu de procurar por uma oportunidade. Um belo dia, ao estacionar seu carro, encontra Bob Bridges, que dirigia uma Ferrari. Gardner ajudou o homem a estacionar em troca de respostas para duas perguntas: o que Bridges fazia e como ele o fazia. Bob respondeu que era corretor da bolsa de valores, um vendedor de ações com um faturamento anual de 80 mil dólares, uma verdadeira fortuna para a época. Naquele momento, o perfil empreendedor de Chris Gardner floresceu. Decidiu, ali, que trabalharia no mercado de ações e que teria uma Ferrari vermelha no futuro. Nesse momento Chris decide se inscrever em um estágio não remunerado na bolsa.

Mais um obstáculo

Nessa mesma época, uma sucessão de acontecimentos levam o americano ao fundo do poço: é abandonado pela mulher, que leva o filho para a costa leste do país, perde o emprego como vendedor e o estágio. Chris ainda vai para a prisão por causa do pagamento pendente de multas de trânsito. Mas, sem desistir de lutar, Gardner se inscreve em outro programa de estágios e é aceito, ao mesmo tempo em que Jackie volta e deixa Chris Jr. aos cuidados do pai. Sem condições de pagar um aluguel, Chris e seu filho, com 2 anos, chegaram a dormir em abrigos, na rua e até em banheiros públicos.

Apesar das dificuldades, Chris consegue ser contratado, em 1982, como corretor pela Bear Stearns & Company. Apenas 5 anos depois, ele abre sua própria corretora, em Chicago. Hoje é fundador e CEO da Christopher Gardner International Holdings. Ah, e comprou uma Ferrari vermelha que, de bônus, ainda pertencia a Michael Jordan!

Essa história lhe parece familiar? Pois deve ser porque foi contada pelo próprio Chris Gardner no livro À procura da felicidade, que também virou filme. É uma lição e tanto, não é verdade? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.