Perfil empreendedor: Beto Sicupira

Perfil Empreendedor

Carlos Alberto Sicupira, o Beto Sicupira, como gosta de ser chamado, é uma das maiores personalidades do empreendedorismo brasileiro. Junto com seus “super sócios” Jorge Paulo Lemann e Marcel Hermann Telles, tem participações e administra grandes empresas de renome mundial como ABInbev, maior cervejaria do mundo, a rede de fast food Burger King e a famosa marca de Ketchup, Heinz.

Ainda jovem, Beto Sicupira foi contratado para trabalhar no Banco Garantia de Lemann e rapidamente conquistou sua ascensão devido aos resultados que entregava e seu incrível comprometimento com a empresa. Não demorou muito para que ganhasse a confiança e a admiração de seu empregador, com quem ele e Marcel mais tarde consolidariam o famoso trio de empreendedores.

Beto, assim como os demais sócios, não é de dar entrevistas, mas o pouco que fala em público é o bastante para nos dar grandes lições. Quer conhecer este perfil empreendedor para seguir os passos do sucesso? Confira o que Beto Sicupira pode te ensinar.

Foco no resultado

Para o empresário, de nada vale diplomas, certificados ou um forte marketing pessoal se os resultados não forem excepcionais. Para ele, nada é mais importante e essencial do que resultados comprovados para endossar a competência de um líder.

A importância de ter sócios

Beto acredita que ter sócios é outro ponto muito importante para o sucesso de um negócio. A diversidade de crenças, conhecimentos e visões tendem sempre a somar no desenvolvimento de uma empresa e, consequentemente, maximizar as chances de sucesso.

Procure os melhores para estarem ao seu lado

Buscar constantemente por empregados e sócios que sejam melhores que você é uma das principais crenças de Beto e seus dois sócios. Portanto, colocar como diretriz trabalhar juntamente com pessoas talentosas é fundamental para chegar ao topo.

Sonhar grande é uma tarefa

Projete em sua mente o seu negócio em patamares estratosféricos. Ou seja, enquanto as pessoas enxergam sua loja, sua indústria ou seu produto como um pequeno negócio, foque em imaginar que ele será replicado, expandido, tornando-se o maior e o melhor no segmento de atuação.

“Custo é que nem unha, tem que cortar sempre”

Esta frase representa muito bem a filosofia adotada nas empresas do grupo dos 3 sócios: uma análise fria e constante dos custos é possível e necessária. Para Beto sempre dá para cortar alguma coisa que gere gastos.

Reconheça os melhores funcionários e dispense os piores

No quesito gestão de pessoas, podemos dizer que a política adotada é extremamente radical, mas funciona! Em todas as empresas do grupo é adotada a meritocracia como o norteador da hierarquia e da recompensa financeira. A ideia é simples: oferecer bônus gigantes aos detentores dos melhores resultados. Já aqueles com os piores resultados, geralmente, não escapam da demissão.

Trate todos como gostaria de ser tratado

Além da simplicidade, uma grande marca de Beto, ele ainda cultiva o valor de tratar bem as pessoas. Para ele, todos devem ser tratados bem e por igual, assim como gostaria que fizessem com ele. Sem distinção de cargo, salário ou grau de amizade, todos são tratados com respeito e igualdade.

Dessa forma, fica fácil perceber que para Beto Sicupira, além de trabalho duro, saber se relacionar com as pessoas e querer verdadeiramente alcançar o sucesso são os ingredientes da receita para ser um grande empreendedor e se dar bem nos negócios. Que tal aplicar estar ideias em sua empresa?

O que você achou das lições e do perfil empreendedor de Beto? Divida conosco suas opiniões!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.