Perfil do empreendedor: Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz

Por Editor Asaas
14 de julho, 2015

Perfil do empreendedor Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz
Ele está em mais de 100 pontos de venda no Rio de Janeiro, abriu 2 lojas próprias e é um sucesso de vendas on-line. Estamos falando do Brownie do Luiz, uma delícia da indústria carioca em plena ascensão no mercado. Mas o que fez essa startup tomar tanto fermento? Será uma receita mágica? O sabor dos doces é incontestável, mas a receita não tem nada de secreta e está estampada no próprio site da marca: o grande diferencial é o jovem por trás das geniais latinhas que embalam os brownies. E é por isso que Luiz Quinderé é o assunto do post de hoje! Então continue lendo para conhecer sua trajetória e a inspiradora história de sua marca!

O começo de tudo

Com apenas 15 anos de idade, Luiz deu início a essa história, lá atrás, em 2005. O então estudante do primeiro ano do ensino médio de uma escola do Rio de Janeiro começou a levar de merenda os brownies que ele mesmo fazia na casa dos pais. Os amigos começaram a cobiçar os quitutes e o encorajaram a levar alguns para vender, que eram disputadíssimos na hora do recreio. O boca a boca continuou na época da universidade, fazendo com que o estudante de Administração levasse os doces para a PUC Rio, para a alegria dos consumidores.

Nas telas e nas prateleiras

Depois de 6 anos de trabalho, a marca já era sucesso não apenas na Gávea, onde Luiz fazia as entregas de skate, mas também em eventos e lojas que encomendavam os doces para revender. Um dos episódios importantes para a expansão da marca foi o convite para o programa Mais Você, na Rede Globo, em que Luiz preparou o famoso brownie na presença da apresentadora Ana Maria Braga.
A repercussão foi tamanha que os pedidos não paravam de chegar e o empresário percebeu a necessidade de aumentar o nível de produção, contratando funcionários e migrando para uma cozinha industrial. O resultado é uma fábrica que produz mais de 10 toneladas de produtos por mês e um jovem que faturou mais de 2 milhões de reais no ano passado com o Brownie do Luiz.

Suas inovações inspiradoras

Mas como foi que um rapaz conseguiu dar tanta popularidade a um doce que não tinha qualquer tradição no Rio de Janeiro? Para começar, é simplesmente indiscutível a qualidade da receita, mas a causa não é só essa. O que a enorme demanda nos leva a perceber é o desejo crescente das pessoas de consumirem um alimento caseiro e sem conservantes.
Mas o empreendendor foi mais longe e ainda identificou uma excelente oportunidade de negócio: as casquinhas do tabuleiro! Sabe as sobras crocantes que ficam grudadas no tabuleiro e, em geral, são descartadas? Pois o rapaz teve a brilhante ideia de colocá-las nas latas do achocolatado que usava nas receitas e transformou o produto na linha de frente de sua marca, batizando-o de Veneno da Lata.
E vieram muito mais inovações em seguida. A tradicional receita do doce ganhou recheios e embalagens mais atraentes, novas parcerias surgiram e a comunicação ficou cada vez mais gostosa, encontrando na internet uma ótima oportunidade para as vendas, com a loja virtual do Brownie do Luiz.
O negócio também é marcado por sua responsabilidade socioambiental, que se manifesta nas ações apoiadas pela marca e por uma gestão que minimiza impactos no meio ambiente. Até mesmo uma tinta à base de cacau foi desenvolvida para realizar um processo limpo de produção!
Esperamos que essa história de empreendedorismo motive muitas pessoas, como você, a irem cada vez mais longe em busca de suas conquistas. Que tal agora nos contar a sua história? Compartilhe-a conosco nos comentários!