Overdelivering: Como esse conceito otimiza seu empreendimento

Overdelivering_Como_esse_conceito_otimiza_seu_empreendimento.jpg.jpeg

 

Além de um bom produto e um preço interessante, há uma poderosa vantagem que as empresas podem oferecer: superar as expectativas dos clientes. Esta técnica é chamada de overdelivering e tem como objetivo otimizar seu empreendimento, fazendo com que suas vendas cresçam e seus clientes tornem-se cada vez mais fiéis.

É preciso uma base de clientes saudável para manter seu negócio vivo e crescendo. Confira, a seguir, algumas dicas que podem fazer você se destacar em seu negócio, de forma a atrair e manter os clientes, mostrando a eles que você pode oferecer algo que os grandes concorrentes não podem.

Como o overdelivering vai otimizar meu empreendimento?

Trata-se de uma técnica de administração que tem como premissa a entrega de mais do que foi adquirido, ou seja, há o emprego de maior valor agregado ao produto comercializado. Lançando mão desta estratégia, você terá clientes mais satisfeitos e, consequentemente, se destacará.

O grande segredo é prometer menos do que se pode fazer, gerando, assim, uma baixa expectativa no cliente. Ao entregar mais do que foi prometido, ele se surpreenderá positivamente. Por exemplo, seu cliente faz uma compra com você e o prazo de entrega é de 10 dias. Você faz a entrega na metade do tempo e envia um cupom de desconto para ser utilizado na próxima compra. Pronto! Você satisfez seu cliente e superou as expectativas dele. Certamente sua empresa será positivamente lembrada por isso.

Seja super-responsivo

Nestes tempos extremamente impessoais, estar próximo dos clientes pode dar-lhe uma verdadeira vantagem sobre os concorrentes. Certifique-se de que você trabalha com funcionários adequados para lidar com o fluxo de clientes, treinados não só no conhecimento do produto ou prestação de serviços, mas também na relação com o cliente.

Conhecer bem o produto ou serviço oferecido é importante para gerar mais negócios e surpreender seus consumidores com informações certeiras e precisas. Uma dica importante no relacionamento com os clientes diz respeito ao recebimento de e-mails: você deve respondê-los em um prazo máximo de 24 horas. Mas, caso responda antes, você surpreende positivamente seu interlocutor. O mesmo vale para mensagens nas redes sociais. Se há queixas, perguntas ou elogios, cada cliente merece uma resposta educada e profissional.

Sempre mantenha suas promessas (e entregue um pouco mais do que você prometeu)

Isso parece tão básico e óbvio, mas é o cerne do overdelivering. Se você está vendendo um produto, um serviço, ou ambos, a confiabilidade é um dos fundamentos de um negócio bem sucedido. Simplesmente não faça uma promessa se você não tem certeza absoluta de que poderá mantê-la. Se disser a um cliente que seu produto será entregue no dia 25, certifique-se que de fato será. Ou melhor: surpreenda e entregue antes.

Faça o seu melhor para resolver as reclamações

Lidar com reclamações faz parte do negócio. Por uma questão de boas relações com os clientes, é melhor partir do pressuposto de que “o cliente tem sempre razão”, mesmo que, às vezes, você precise morder a língua. A palavra-chave é a empatia: coloque-se no lugar do cliente, sem levar a queixa para o lado pessoal.

Faça tudo que puder para solucionar o problema e manter o cliente. Uma reclamação pode parecer um problema, mas, na maioria dos casos, é uma chance de salvar o relacionamento e fidelizá-lo. Aproveite essa oportunidade e, claro, certifique-se de que você treinou sua equipe para fazê-lo também.

A confiança é um aspecto crítico das relações que você constrói – e muito mais. Quando você faz um pouco mais além das expectativas, constrói a confiança entre você, sua equipe e seu público.

O excesso de entrega é uma grande vantagem, porque os funcionários reconhecem que você se importa mais do que eles estão acostumados. Uma relação duradoura e saudável vai otimizar seu empreendimento!

Quer receber informações atualizadas? Cadastre-se no nosso blog! Utilize os comentários para compartilhar experiências e deixar sua opinião. Bons negócios!

 

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.