Os livros que todo empreendedor deve ler para otimizar a gestão da empresa

empreendedor

 

Se há um denominador comum entre as pessoas altamente bem-sucedidas é a capacidade de aprender sempre, seja com as vitórias, com as derrotas ou com as experiências dos outros. E muitos livros sobre gestão de empresas se propõem a isso: destrinchar a experiência de empresas bem e mal sucedidas, coletando e analisando os mecanismos e fatores que as levaram ao sucesso ou ao fracasso. Desse modo, muitos outros gestores podem aprender com elas.

Os quatro livros que indicamos nessa lista são essenciais porque trazem experiências reais, com empresas conhecidas e trabalham conceitos que podem ser rapidamente aplicados por qualquer empreendedor. Pronto para fazer a diferença no mercado? Então vamos à lista!

Empresas feitas para vencer, de Jim Collins

Lançado em 2013, foi considerado pela Time Magazine um dos melhores livros de administração de empresas de todos os tempos. Na obra, o autor analisa os mecanismos internos que separam uma empresa de bom desempenho de uma de desempenho excelente – não deixando de mostrar os erros das que se comportaram de maneira medíocre – e lista os seis princípios básicos das empresas feitas para vencer. Foram analisadas grandes empresas como Gillette, Kimberly-Clark, Philip Morris e Abbott, entre outras. Leitura indispensável para quem ambiciona o patamar mais alto do olimpo empresarial.

Redes Sociais: como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados, de Rob Cross e Robert J. Thomas

Esqueça o Facebook e o Twitter. Neste livro, os autores falam sobre como utilizar as redes sociais existentes na empresa para o sucesso de seus negócios. Demonstram que, muitas vezes, repensar os modelos utilizados para comunicação, troca de informações e colaboração dentro da empresa pode aumentar consideravelmente a eficiência dos processos. Os exemplos práticos e as dicas para identificar os sabotadores da eficiência colaboram para que as ideias do livro sejam altamente aplicáveis na rotina de qualquer tipo de empresa.

Propósito: Por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas, de Joey Reiman

Sua empresa tem um propósito claro? Para o autor, o que move as pessoas, muito mais do que dinheiro, é o propósito do que elas estão fazendo e como podem colaborar com uma visão na qual acreditam. Sua teoria, que ganha força com a divulgação recente de algumas pesquisas sobre o que realmente motiva as pessoas, promete transformar a forma como você e sua empresa trabalham com seus colaboradores, trazendo resultados excepcionais.

A Startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem sucedidas, de Eric Ries

Nos últimos anos, o mercado foi invadido pelos millennials e suas startups – empresas que começam com um investimento muito baixo e geralmente trabalham com ideias e soluções inovadoras. Mas o que as empresas tradicionais podem aprender com esse novo modelo de negócio? É o tema que o autor aborda nesse livro, voltado ao empreendedor que quer dinamizar e modernizar a gestão de sua empresa.

E você, tem alguma sugestão de leitura imperdível que faça outros gestores enxergarem soluções e inovações para os seus negócios? Deixe a sua dica nos comentários!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.