Os 10 pilares do empreendedor de sucesso

Os_X_pilares_do_empreendedor_de_sucesso.jpg.jpeg

Ser um empreendedor de sucesso vai muito além do que simplesmente saber cuidar da administração diária de uma empresa. Existem certas características e habilidades que são imprescindíveis para desenvolver essa atividade e ser bem-sucedido(a). Mas quais seriam elas?

Pensando nessa pergunta, preparamos uma lista com os 10 pilares do empreendedor de sucesso. Confira nossa lista:

1. Desejo de inovar

Sua empresa não precisa ser uma startup para trabalhar com inovação. Até mesmo os ramos mais tradicionais do mercado podem contar com pequenas novidades, seja na forma de prestação do serviço, seja no próprio produto que é oferecido a seus consumidores. O importante é que o empreendedor tenha o desejo de inovar frente à concorrência, para acompanhar as transformações do mercado, construir uma rede de negócios cada vez maior e se destacar nas áreas em que atua.

2. Resiliência para enfrentar os desafios diários

Independentemente do tamanho e área de atuação de sua empresa, uma coisa é certa: haverá desafios a serem superados. Essa é uma realidade constante na vida de empreendedores brasileiros, por isso e importante ter em mente que esses desafios não são razão para desistência. Ao contrário, um empresário de sucesso é aquele que supera dificuldades cotidianas do empreendimento encarando-as como oportunidades de aprendizado e de crescimento. Com o tempo, você se torna mais experiente e resiliente.

3. Ter uma referência na qual se espelhar

Não há nada de errado em adotar modelos de referência nos quais se inspirar. Eles podem ser empreendedores de sucesso, como Warren Buffet e Bill Gates, que foram capazes de construir verdadeiros impérios, com filosofias de vida e éticas profissionais próprias.

Mas também é possível adotar referências externas ao mundo dos negócios, desde que sua vida e ensinamentos sejam relevantes para o cotidiano de sua empresa. Esse é o caso, por exemplo, de personalidades como Albert Einstein, que afirmou pensamentos célebres a exemplo deste: “algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar o contrário”. Inspire-se por essas pessoas!

4. Autocrítica para perceber os próprios erros e acertos

Não somos perfeitos e, certamente, temos muito o que aprender. Até os empreendedores mais experientes também falham e estão em constante aprendizado. Assim, é imprescindível ter a capacidade de refletir sobre suas atitudes e ter a autocrítica necessária para perceber os próprios erros e acertos no contexto empresarial. Com o tempo, esse tipo de atitude gera aprendizado, posturas mais efetivas diante suas equipes e sucesso para seu empreendimento.

5. Planejamento e pensamento em médio e longo prazo

Não há empresa que sobreviva pensando apenas no presente. É preciso planejar os próximos passos, se preparar para o futuro e tomar as medidas necessárias para que seu empreendimento possa acompanhar as tendências do mercado.

Quando contratar mais funcionários? Ao tomar um empréstimo hoje, como sua empresa pretende lidar com os pagamentos no futuro? Os rendimentos serão suficientes para cobrir os custos fixos e variáveis? As respostas para essas perguntas são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio, e podem muito bem ser respondidas por meio de um planejamento comercial, financeiro e contábil minucioso.

Que tal aprender mais dicas sobre como planejar e alcançar metas de venda em sua empresa? Confira aqui!

6. Proatividade entre os pilares do empreendedor

Bons empreendedores são aqueles que sabem quando é necessário arregaçar as mangas e tomar iniciativa para executar as tarefas essenciais de sua empresa.

Um projeto não tem apresentado os resultados esperados? Seus funcionários não conseguem encontrar a solução para um problema do cliente? Que tal ter a proatividade necessária para participar do dia a dia da empresa e fazer com que esses resultados sejam atingidos? Além de demonstrar engajamento para os membros de sua equipe, esse tipo de atitude te transforma em um empreendedor que conhece a fundo os problemas e cotidiano da empresa.

7. Criatividade e flexibilidade para oferecer soluções inteligentes

Por falar em resoluções de problemas e soluções para seus clientes, nem sempre essas respostas são simples de serem encontradas. É por isso que muitos empreendedores são formados em áreas completamente diferentes das que atuam: eles têm uma perspectiva diferente e inovadora sobre o mesmo contexto de negócios. Assim, podem pensar de forma criativa e flexível, oferecendo respostas, muitas vezes, mais criativas e eficientes do que outros profissionais. Como exercício, procure sempre se colocar também no lugar do cliente para identificar problemas na prestação de serviços e pensar em soluções inovadoras.

8. Vontade para melhorar a cada dia e se tornar um empreendedor de sucesso

Não seja um empreendedor conformado com o que tem. Para estar sempre em crescimento e buscando novos e melhores resultados para sua empresa, é preciso ter aquela inquietação de saber que algo poderia ter sido melhor, de que ainda é possível aperfeiçoar o serviço.

Empreendedores como Steve Jobs carregavam esse sentimento, pois sentiam-se motivados por ele. É algo que te faz crescer e melhorar. Assim, você estará em constante desenvolvimento, o que é o objetivo de qualquer empreendedor de sucesso.

Quer saber mais informações sobre Steve Jobs? Clique aqui e descubra!

9. Visão e foco nos objetivos da empresa

Quais são os objetivos de sua empresa? Qual é a missão de seu empreendimento? E seus valores? Seus funcionários internalizaram essas características essenciais do empreendimento?

A referência de qualquer colaborador da empresa é o empreendedor, por isso, visão e foco são aspectos essenciais de um profissional de sucesso. Procure demonstrar diariamente esses valores para seus funcionários, além de acreditar nesses objetivos e tê-los em mente no dia a dia da empresa. Afinal, de que outra maneira seria possível concretizá-los?

10. Capacidade de liderança

Um empreendedor de sucesso é, também, a pessoa responsável por liderar um time de funcionários e colaboradores na jornada da empresa. É do empreendedor que se esperam as medidas de superação dos desafios, as razões para engajamento na cultura da empresa, a vontade de oferecer os melhores produtos e serviços possíveis, entre outras coisas. Por que não exercitar essa capacidade de liderança? Leia livros sobre o tema, informe-se sobre seu papel na empresa e esteja sempre aberto a receber feedback de seus funcionários. Essas atitudes te fazem não apenas um chefe, mas também um verdadeiro líder.

Você tem todos esses pilares do empreendedor de sucesso? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras postagens como esta!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.