Em 28 de outubro de 2024, o Pix Recorrente se tornou uma função obrigatória para todas as instituições financeiras brasileiras que participam do sistema de pagamentos, segundo determinação do Banco Central.
Embora algumas instituições já ofereçam a função, a oferta era facultativa até a data estabelecida. Com a obrigatoriedade da nova função, os clientes poderão usufruir de transferências recorrentes com a facilidade do Pix.
A ideia é facilitar as transferências Pix que se repetem periodicamente, excluindo o trabalho manual a cada depósito na conta de terceiros. Para entender o que é Pix Recorrente, como ele funciona e quais as vantagens de utilizá-lo para a gestão financeira, continue a leitura.
O que é Pix Recorrente?
O Pix Recorrente, ou Pix Agendado com recorrência, é uma solução do sistema de pagamento instantâneo, que auxilia no pagamento e transferências frequentes do mesmo valor para um mesmo destinatário de forma automática, como mensalidades de aulas particulares ou mesadas, por exemplo.
Assim, pessoas e empresas conseguem receber valores por meio de transações programadas.
As transferências, depois de corretamente configuradas pelo pagador, acontecem automaticamente em qualquer dia da semana. O recebedor terá a compensação instantânea do Pix, independente do horário.
Como funciona o Pix Recorrente?
Nessa modalidade de Pix, somente o pagador pode configurar transações, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Então, é possível realizar a configuração se o pagador já utilizar previamente o estilo de transação.
Os valores estipulados das transações são fixos, e a função é pensada para pagamento de: aluguéis, mesadas, e outros pagamentos recorrentes, como psicólogos, jardineiros, diaristas, etc.
Mas vale lembrar que o recebedor não tem nenhum controle ou não pode enviar a cobrança recorrente para a realização dessa transação. Para empresas que decidirem automatizar os recebimentos, o Pix Automático será a melhor opção, quando for oficialmente lançado pelo BACEN.
Qual a diferença entre Pix Automático e Pix Agendado Recorrente?
Embora tenham nomenclaturas parecidas, existem diferenças entre o que é Pix Recorrente e Pix Automático. O primeiro diz respeito às transações configuradas pelo pagador, que definirá valores e a periodicidade que a transação ocorrerá.
Já o Pix Automático, também uma nova funcionalidade do banco central, irá se tornar obrigatória apenas em junho de 2025, embora algumas instituições financeiras já estejam oferecendo esta função.
É uma maneira das empresas enviarem cobranças automáticas para pagamento. Ela ocorrerá como um débito automático (DDA), e servirá também para pagamentos de serviços recorrentes, como: condomínio, escola, academia, contas de energia e telefone, além dos serviços de assinatura.
Quais as vantagens do Pix Recorrente?
Em 2023, o Pix foi o meio de transações mais utilizado do Brasil, totalizando quase 42 bilhões de transações, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Suas diversas funcionalidades existentes e futuras contribuem para a facilidade do uso do sistema.
Entendendo o que é Pix Recorrente, compreende-se a maior flexibilidade na frequência e duração dessas transações, para melhorar a experiência do usuário. Além de ser uma ótima ferramenta para auxiliar no processo de organização financeira. Separamos algumas outras vantagens de começar a usar a funcionalidade:
- Praticidade de pagamento e recebimento: para usar o Pix Recorrente, basta seguir algumas configurações na área Pix, com a chave do recebedor, decidir a periodicidade e valor da transação;
- Pagamento instantâneo: o sistema Pix supera a barreira do recebimento durante o horário bancário, podendo realizar e receber pagamentos, 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados;
- Transações seguras: todas as instituições que estão inclusas no sistema Pix são regulamentadas pelo Banco Central e seguem rígidas regras de segurança de dados, assim como o Asaas;
- Diminuição da inadimplência: ao configurar a recorrência, não há mais risco de esquecer de realizar o pagamento para a outra parte, evitando a suspensão de serviços, com maior controle de contas a pagar e evitando tornar-se um cliente inadimplente;
- Planejamento financeiro mais preciso: como o dinheiro sairá automaticamente da conta no momento do pagamento, há maior controle do fluxo de caixa, favorecendo planos de crescimento;
- Economia de tempo: no dia da organização das finanças, basta programar o Pix pelos próximos meses e não se preocupar mais com estes pagamentos;
- Facilidade de cancelamento: é possível cancelar uma recorrência, principalmente se no dia da quitação, não houver saldo na conta. Basta realizar esse controle com pelo menos 24h de antecedência.
Como fazer um Pix Recorrente?
Com a determinação do Banco Central, toda instituição financeira deve, além de explicar o que é o Pix Recorrente nas novas funcionalidades, também possibilitar o uso da ferramenta de maneira fácil e intuitiva.
Para agendar um Pix Recorrente, é preciso entrar na área Pix do aplicativo da conta corrente, e escolher a opção de recorrência. Com as informações de valor, período e parâmetros, configure as informações para prosseguir.
Depois, basta autorizar o agendamento e confirmar as informações para o valor ser descontado de maneira automática do saldo da conta.
O Asaas, enquanto instituição financeira regulamentada pelo BACEN, oferece essa funcionalidade para todos os clientes que desejam facilitar a gestão de pagamentos.
Como agendar um Pix Recorrente no Asaas?
Para realizar a configuração do Pix Recorrente no Asaas, o processo é bastante simples e intuitivo, similar ao passo a passo para a criação de um envio de Pix normal. Veja o passo a passo:
- Acesse o Menu lateral, clique na opção “Pix”, e depois em “Transferências”;
- Na seção “Transferir valores”, clique no botão “Transferir”;
- Escolha entre “Transferir para um novo destinatário” ou “Transferir para um destinatário já cadastrado” e avançar;
- Escolha entre as opções “Enviar Pix com chave” ou “Transferir por dados bancários”;
- Depois, basta preencher campos necessários e selecionar“Sim” na opção “Repetir Pix”;
- Em seguida, escolha a frequência, quantidade de repetições, descrição (opcional) e clique no botão Avançar;
- Confirme as informações e clique no botão “Avançar”;
- Autorize a transação via Token SMS ou Token App;
- Finalize a operação clicando no botão “Autorizar”.
A funcionalidade está disponível tanto na plataforma web, quanto pelo aplicativo do Asaas (disponível para iOS e Android). É importante ressaltar que, para a transação ser concluída, é necessário ter o saldo completo e limite nas datas programadas.
Conheça outras funcionalidades do sistema de transações instantâneas lendo o Manual do Pix do Asaas!