Mulheres empreendedoras: conquiste seu espaço com estas dicas

mulheres empreendedoras

Empreender não serve apenas para se obter uma renda extra. Empreender é a realização do sonho do negócio próprio. É aumento de responsabilidades, de contas a pagar, de clientes a atender e, claro, de muito orgulho.

Compreendendo cada vez mais o significado de empreender, as mulheres empreendedoras estão avançando dia após dia no mundo dos negócios, preocupando-se não só com as vendas em si, mas também com as pessoas envolvidas no processo. E é isso que as torna excelentes administradoras.

Se você está iniciando um novo empreendimento e está ainda um pouco receosa a respeito do que está por vir, fique tranquila. Preparamos algumas dicas para você dar o pontapé inicial no seu negócio da melhor forma possível.

Faça algo de que goste

Empreender é se apaixonar por uma ideia e querer tanto colocá-la em prática que os finais de semana consumidos na produção, as noites mal dormidas por causa do planejamento e os dias corridos entre família e empreendimento não serão nada além do normal. Portanto, se for empreender, faça algo de que goste, que realmente a realize como pessoa e como profissional. Não importa se não tem muito a ver com a sua área de formação, o que importa é que você dará o sangue pelo seu negócio e ainda assim estará feliz.

Busque o conhecimento necessário

Para construir um negócio de sucesso é preciso buscar todo o conhecimento possível sobre o mercado, os clientes, os concorrentes, as formas de produção e de administração. Aprenda com pessoas mais experientes, busque mentores e não hesite em pedir dicas e ajuda sempre que necessário. A humildade faz de empreendedores grandes gestores!

Faça networking

Um negócio só vai para frente se for adequadamente divulgado, se as pessoas o conhecerem. Sendo assim, faça networking, conheça pessoas interessantes, estabeleça parcerias e comprove que você é capaz de ter um empreendimento de qualidade.

Gerencie seu tempo

Mulheres são multitarefas, e muitas vezes acreditam que podem dar conta da casa, dos filhos, da sogra, do marido e também do empreendimento. Só que, se você não organizar bem o seu tempo, isso pode não ser possível. Estabeleça um horário de trabalho para si própria, pedindo aos outros que o respeitem. Assim você terá a tranquilidade necessária para trabalhar e galgar mais espaço no mercado.

Encare de frente

Renda extra é para quem já possui um salário ou um empreendimento e, ainda assim, faz algum tipo de trabalho freelance para aumentar a renda. Quem está empreendendo por amor, por acreditar em uma ideia, tem um negócio, que precisa fazer dar certo.

Persista

Todo empreendedor erra, isso é fato. Mas não é desculpa para desistir dos seus sonhos. Então aceite o erro, entenda o que deu errado — para que não se repita — e volte para a estrada certa. Os erros, às vezes, ensinam mais do que os acertos. A cada erro você terá a certeza de qual caminho não tomar, o que facilita as próximas escolhas.

Você sabia que 45% dos pequenos empreendimentos são administrados por mulheres? Esse dado nos dá um novo panorama a respeito do empreendedorismo no Brasil, que está se tornando mais igualitário, homogêneo. Se todas essas mulheres já alcançaram o sucesso, por que você não conseguiria? Arrisque!

Pronta então para colocar a mão na massa e correr atrás desse sonho? Conte para nós seus planos e em que pé estão. Sua história pode inspirar muita gente por aí. Comente!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.