Medo de fracassar ao empreender? Veja o que grandes nomes da história disseram sobre isso!

Depositphotos_9338697_s

O medo do fracasso é o que limita muitos empreendedores na efetiva transformação de suas ideias em realidade, não é mesmo? Mas muitos renomados empresários acabaram aprendendo que com os tropeços é possível ir adiante com ainda mais firmeza, e, assim, chegaram exatamente aonde esperavam — ou até foram muito além!

Grandes nomes da história passaram pelo mesmo medo que você está sentindo nesse momento, mas conseguiram superá-lo e deixaram como legado seus valiosos ensinamentos. Confira nosso artigo e conheça agora mesmo essas lições de empreendedorismo:

Coco Chanel

“O sucesso é mais frequentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável”.

Filha de uma lavadeira e um vendedor de rua, Coco Chanel foi deixada em um orfanato aos 12 anos de idade por seu pai, após o falecimento de sua mãe. Sua história tinha tudo para não ser nada de especial, mas essa guerreira logo mostrou ao mundo que uma mulher poderia revolucionar o universo da moda.

Assim como Coco naquela época, poucas pessoas esperam que o fracasso aconteça, e, por isso, continuam a batalhar, mesmo que os percalços do caminho teimem em remar ao contrário. O sucesso é alcançado somente quando você se dá conta de que o fracasso faz parte da arte de empreender, servindo para ensinar o que não se deve fazer.

Steve Jobs

“Estou convencido que quase a metade do que separa os empreendedores de sucesso dos sem sucesso é pura perseverança”.

Um dos fundadores da Apple, Jobs dispensa apresentações. Sua trajetória profissional em si já é um ensinamento de valor para todo e qualquer empreendedor. Quando proferiu essa frase, o empresário tinha a certeza de que a perseverança é o que o move o empreendedor. A lição que fica é: por mais que haja obstáculos, por mais que as condições não sejam as mais favoráveis e por mais que seu sonho demore um pouco a se realizar, não desista!

Peter Drucker

“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou, alguma vez, uma decisão valente”.

Professor, escritor e consultor, Peter Drucker é o idealizador da administração moderna, que considera que as organizações são feitas por e para as pessoas, tendo dezenas de livros publicados a esse respeito.

A frase não poderia ter sido mais clara: o empreendedor valente se arrisca, não ficando limitado aos desafios que se impõem, mas, ao contrário, aproveita-os para ganhar conhecimento, experiência e vencer ainda mais gloriosamente.

Michael Porter

“Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nestes tempos globalizados”.

Professor e economista, Michael Porter é um dos estrategistas mais bem-sucedidos do mundo, tendo como uma de suas principais contribuições para o empreendedorismo sua teoria das 5 forças.

Acredita que o planejamento estratégico é essencial para que o empreendedor tenha sucesso nos negócios, permitindo que você preveja ações e tendências e aja de acordo com o cenário para obter vantagem competitiva. E ele está claramente correto. Portanto, sequer pense em empreender sem planejamento, sob pena de não sobreviver à ferrenha competição do mercado.

Henry Ford

“Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre”.

O fundador da Ford Motor Company foi um dos homens mais brilhantes de sua época, revolucionando o modo de produção com a linha de montagem e levando à sociedade inovações que podiam sequer ser pensadas naquele tempo.

Com uma fortuna de dar inveja, Ford acreditava que o dinheiro não valia nada se não pudesse acrescentar valor para as pessoas. Considerava o dinheiro como uma simples consequência de um trabalho bem feito ou de um serviço bem prestado. Portanto, crie valor para o seu cliente e colha os resultados positivos!

E então, você concorda com essas lições? Comente aqui e divida conosco suas impressões sobre os ensinamentos dessas importantes figuras!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.