Invista em ações sociais e aumente os ganhos do seu negócio

ações sociais

Diante dos horizontes de desigualdade e pobreza no mundo, contrastantes com os índices de consumismo desenfreado de certos grupos sociais, na tentativa de diminuir o materialismo, por um lado, e, por outro, a fome e a penúria, muitas pessoas começaram, nos últimos anos, a manter os olhos abertos para ações que efetivamente criem perspectivas de mudança desse quadro. Consequentemente, passam também a apoiar com mais entusiasmo aquelas marcas e organizações que patrocinam iniciativas que beneficiem comunidades carentes ou que façam investimentos em setores sociais, culturais e ambientais. Descubra agora quantos benefícios sua empresa pode alcançar fazendo ações sociais!

Capitalização de sua imagem institucional

Esse é o principal ganho que sua empresa pode ter, e que, logo de cara, suscita um impacto positivo na organização. As empresas que divulgam sua responsabilidade social ao público costumam conseguir, rapidamente, um maior reconhecimento de consumidores e clientes em potencial. Com isso, vai-se consolidando, aos poucos, a identificação de sua marca como uma entidade engajada no avanço socioeconômico amplo e no progresso social.

Melhoria na motivação interna da equipe

Os funcionários que trabalham em sua empresa também se sentirão mais orgulhosos e felizes por trabalharem em uma organização que esteja envolvida em causas de renome e de grande consideração pela sociedade. Por isso, é viável acreditar que muitos colaboradores cheguem a apresentar mais operacionalidade e disposição para o trabalho, melhorando os ambientes internos e a relação interpessoal na empresa. Esse ganho extra de motivação, certamente, irá se refletir nos resultados da empresa e, eventualmente, na produtividade da equipe.

Divulgação de sua marca

Apoiando ações sociais, sua marca estará sendo, ao menos indiretamente, divulgada nos locais beneficiados ou que receberão os serviços sociais. Assim, essas tarefas de cunho social, além de melhorarem sua relação com os parceiros e favorecerem sua imagem frente aos consumidores, deixará sua empresa muito mais em evidência, ampliando a percepção do valor de sua organização.

Obtenção de benefícios fiscais

Existem inúmeras vantagens fiscais para empresas que investem em ações culturais, esportivas e sociais. A Lei Rouanet, por exemplo, que constitui um programa nacional de apoio à cultura, permite a dedução de até 4% no IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica — devido. A Lei de Incentivo ao Esporte, que visa incentivar, por meio da iniciativa privada, projetos desportivos e paraesportivos, possibilita o abatimento da totalidade do valor investido até o limite de 1% do Imposto de Renda devido pela empresa. Além dessas opções, há várias outras separadamente estabelecidas por Estados e municípios. Ou seja, muitas vezes, dependendo da ação social com a qual se escolha envolver, os investimentos serão menores do que se pode imaginar, visto que há a possibilidade de receber de volta parte dos tributos recolhidos como contribuinte.

Ter um compromisso social vai colocar sua empresa em um novo patamar de reconhecimento e estima pelos consumidores, e poderá, não só, manter a fidelidade dos clientes antigos, como também estimular novos relacionamentos com novos consumidores. Com isso, mesmo com alguns recursos alocados nessas iniciativas sociais, as vendas e os lucros tenderão a crescer.

E então, o que você está esperando para investir no social? Já se sente pronto ou ficou ainda com alguma dúvida? Comente e vamos conversar por aqui!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.