Foco na equipe: veja como essa estratégia pode melhorar suas vendas

Sales team in training

Qualquer empreendimento de sucesso, independentemente da sua área de atuação, precisa de uma equipe coesa, focada no crescente aumento da produtividade e do volume de vendas, certo? Só que nem sempre atingir esses objetivos comerciais e financeiros é tão fácil. A melhor forma de aumentar as entrada de receita em sua empresa precisa utilizar uma estratégia que combina duas linhas de atuação para sua equipe: o estabelecimento de metas e, ainda mais importante, a implantação de planos de carreira para motivar de uma vez por todas seus funcionários. Mas como colocar tudo isso em prática? Pois é exatamente o que você vai aprender agora, com as dicas que listamos neste post. Então confira:

Criação de metas de acordo com a missão do negócio

As metas compreendem o conjunto de objetivos quantificáveis — volume de vendas, taxa de produtividade por funcionário, lucro marginal e custos fixos mensais, por exemplo — que um negócio pretende alcançar. Esses objetivos devem ser, na medida do possível, mensuráveis e realistas, para que posteriormente sirvam como base de análise. As metas devem sempre visar a concretização da missão do negócio, sendo que cada negócio deve ter sua própria missão. Muitas empresas pretendem oferecer o melhor serviço de atendimento do mercado, enquanto outras preferem missões de cunho mais social, como o desenvolvimento da economia local de determinada região, por exemplo. Tenha em mente a missão da sua empresa e estabeleça metas condizentes com esse objetivo geral.

Metas estipuladas de forma realista

Sua equipe deve ser estimulada por um programa de metas, não desencorajada a atingi-las. Para fazer isso, as metas devem, sim, ser difíceis de serem atingidas, a fim de representarem um desafio aos empregados, mas, devem também ser realistas. Se forem inatingíveis, podem acabar gerando frustração entre seus funcionários, prejudicando, consequentemente, suas vendas. Mas se não constituírem um desafio, correm o risco de não servirem para o aumento das vendas.

Equipe adequada às necessidades do estabelecimento

Uma boa equipe de trabalho deve ser formada por profissionais capazes de exercer adequadamente suas funções, mas permanecendo sempre abertos ao trabalho em equipe. O esforço conjunto pode ser altamente benéfico ao volume de vendas da sua empresa, pois aumenta a produtividade dos funcionários e garante mais coesão no ambiente corporativo. Como garantir que isso ocorra? Escolha criteriosamente os membros da equipe! Seus funcionários, além de capacitação técnica, devem apresentar características como iniciativa, esforço individual, persistência, conhecimento e disposição para o trabalho em grupo.

Recompensa aos esforços da equipe

De nada adianta estabelecer programas de metas e escolher trabalhadores engajados se eles não forem propriamente recompensados por seu bom trabalho, não é mesmo? E isso pode ser feito de várias formas. A mais tradicional delas é por meio do estabelecimento de um plano de carreira no âmbito geral da empresa, o que funciona melhor para negócios maiores, com muitos funcionários. Se sua organização ainda não estiver nesse estágio de expansão, que tal criar um bônus de incentivo para os colaboradores que atingirem suas metas? Isso pode ser feito por meio de remunerações financeiras, comissões por cada venda realizada ou prêmios, por exemplo.

O importante é que os empregados que atingiram as metas tenham um incentivo para continuar trabalhando em benefício do aumento das vendas de sua empresa. Essa estratégia aumenta a competitividade entre os membros da equipe e, consequentemente, sua produtividade, o que é ótimo para elevar os rendimentos da empresa.

Então que tal colocar essa estratégia em prática agora mesmo? Foque no incentivo à sua equipe e veja logo os resultados em suas vendas! Ainda tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui e as compartilhe conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.