Ferramentas para home office: 6 opções para otimizar o trabalho remoto

Por Diego Contezini
Publicado em 30 de novembro, 2020 | Atualizado em 17 de dezembro, 2020

A pandemia de covid-19 acelerou uma prática que muitas empresas até então estavam adiando ou ainda não se sentiam preparadas para implementar: o trabalho remoto. Com isso, o que era para ser uma tendência de mercado virou uma necessidade urgente. Tão urgente quanto isso está sendo a busca por ferramentas para home office.

Grande parte das organizações teve e ainda está precisando investir em alternativas eficientes para se comunicar com sua equipe e gerir o trabalho de forma otimizada. Se você também está procurando pelos melhores recursos para o trabalho a distância, não deixe de conferir este artigo, pois, aqui, selecionamos os 6 melhores! Acompanhe!

1. Trello

O Trello é uma das principais e mais conhecidas ferramentas de gestão de tarefas utilizadas por quem trabalha em home office. Isso porque o seu uso é bastante intuitivo, fácil e otimizado para o acompanhamento de tarefas em equipe.

Por meio de cartões, as tarefas são organizadas de forma visual e bastante clara para o time responsável por cada projeto. O Trello adota o sistema kanban, modelo de trabalho no qual as atividades são ordenadas por colunas, em quadros, e organizadas conforme a ordem de prioridade ou de acordo com as preferências do usuário.

É possível criar grupos, inserir os responsáveis por cada ação e marcá-los utilizando seus e-mails, definir datas de entrega, acompanhar as atividades em andamento e as já finalizadas e atualizar o status de cada demanda de maneira fácil e clara visualmente, o que facilita o controle de todos os membros da equipe.

Além dos recursos que facilitam — e muito — o dia a dia do usuário, o Trello tem a vantagem de ser gratuito e de fácil customização. Isso quer dizer que suas abas são adaptáveis, sendo possível colocar os títulos que desejar. Já conhece a ferramenta? Se não, vale a pena ver como funciona!

2. Asana

Há quem diga que o Asana é um concorrente do Trello, por serem plataformas bastante semelhantes. Porém, podemos dizer que oferecem serviços diferentes e um dos motivos disso é a proposta que o Asana permite ao usuário de poder organizar suas tarefas por listas, conversas, arquivos, calendário ou por progresso.

Assim, o Asana facilita para que a equipe veja de forma clara os projetos e tarefas mais relevantes e prioritários. A ferramenta ainda oferece recursos para que os membros de cada projeto possam se comunicar e acompanhar as ações individuais e alternativas de gerenciamento de trabalho, a fim de evitar o esgotamento dos colaboradores.

3. Zoom

O Zoom é uma das plataformas de comunicação por vídeo mais famosas do mundo. Ele permite conectar em tempo real até 10 mil pessoas por meio de webinars. Ok, você não precisa de tudo isso, certo? Saiba, no entanto, que a ferramenta permite conexões a partir de duas pessoas e é ideal para você fazer reuniões e videoconferências.

Também é possível compartilhar a tela de apresentação, anexar arquivos e textos e outros documentos por meio do chat. Uma vantagem do Zoom é que não é preciso baixar o app para ter acesso à plataforma se o usuário não quiser. É só acessar o site e digitar o código da reunião, que foi criado anteriormente, para ter acesso a tudo de que precisa.

4. Meet

Como falamos da similaridade e da concorrência das plataformas de gestão de tarefas acima, em relação às ferramentas para a realização de reuniões e videoconferências não seria diferente: o Meet tem funções semelhantes àquelas do Zoom e também permite fazer chamadas e reuniões. Mas, claro, com algumas pitadas do Google, que é seu desenvolvedor.

Isso quer dizer que, ao criar uma reunião, o usuário consegue incluir os participantes e enviar uma notificação para seus e-mails individuais, sendo um ótimo recurso para lembrar os integrantes. E esses podem confirmar presença com “sim”, “não” ou “talvez”.

É uma ferramenta bastante interessante e que também permite o compartilhamento de tela, o bate-papo entre os participantes, colocar no mudo ou desativar o vídeo de quem não estiver falando no momento e outros recursos essenciais para a realização de uma reunião organizada e bem integrada.

5. Google Drive

Falamos no Google anteriormente e, em relação ao armazenamento e ao compartilhamento de dados para quem trabalha em home office, ele não poderia faltar como boa referência. O Drive permite o arquivamento dos dados em nuvem, o que facilita o acesso de qualquer pessoa que tenha o link dos documentos.

Essa vantagem também permite que os usuários dispensem o uso de pendrives e HDs externos e possam acessar tudo de qualquer lugar, inclusive pelo celular. Mas não pense que é possível compartilhar apenas documentos; a plataforma permite anexar fotos, materiais em PDF, vídeos, áudios, apresentações dinâmicas e muito mais.

6. Slack

Se a sua empresa tem um estilo de trabalho mais dinâmico e descontraído, é importante conhecer o Slack, uma plataforma de comunicação corporativa que integra informações, auxilia na produtividade, permite a integração de outras plataformas, como o Google Drive e Trello, além de oferecer uma boa gestão de trabalho em equipe.

É uma ferramenta bastante completa, pois facilita a comunicação entre os integrantes — sem a necessidade de envio de e-mails ou WhatsApp — e concentra todos os recursos de que um time pode precisar, como documentos, apresentações, vídeos, imagens e muito mais. Além disso, é possível compartilhar arquivos de forma privada com quem você desejar.

Se você chegou até aqui, pôde conferir dicas das melhores plataformas para trabalho remoto em relação ao acompanhamento e à gestão de tarefas; para realizar reuniões e se comunicar rapidamente com sua equipe e para armazenamento e compartilhamento de dados de forma segura, prática e intuitiva.

Investir em boas ferramentas para home office também reflete o entendimento de que esse formato de trabalho veio para ficar e de que as empresas precisam se adaptar à realidade e fazer uso dos excelentes recursos que a tecnologia pode oferecer. Por isso, não fique para trás e aposte nessas plataformas!

O que você acha de aproveitar para entender como a transformação digital pode beneficiar as empresas e conhecer seus principais desafios? Temos um artigo que pode lhe ajudar a compreender esse processo. Não deixe de conferir!

No Asaas você tem vendas por link de pagamento