Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

ERP cloud: o que considerar ao escolher um software ERP na nuvem

Homem de terno estende as mãos em formato de concha. Acima das suas mãos está um símbolo de ERP cloud (ERP na nuvem). Ao fundo, há algumas lantejoulas de fotografia.

A facilidade de ter o controle da empresa estando em qualquer lugar é o principal atrativo do sistema ERP cloud. Como os dados ficam armazenados na nuvem, o empreendedor pode fazer o acompanhamento sem precisar estar no ambiente da empresa, bastando ter um computador ou celular com acesso à internet e efetuar o login com e-mail e senha.

Mas existem inúmeras ferramentas de ERP na nuvem no mercado e que apresentam diferenças que precisam ser consideradas. Por isso, é importante saber o que é necessário observar para escolher o melhor software ERP na nuvem para a sua empresa.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos neste artigo as principais diferenças entre um ERP cloud e um ERP local, além das características de um software baseado na nuvem que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Continue a leitura para ficar por dentro!

Qual é a diferença entre ERP local e sistema ERP em nuvem?

A principal diferença entre o ERP cloud e o ERP local é a forma como o serviço é fornecido e onde é realizada a instalação.

Enquanto o ERP cloud é acessado via internet e gerido pelo fornecedor contratado, a instalação do ERP local é realizada no hardware e nos servidores da própria empresa, o que requer uma equipe de TI para gerenciá-lo.

Sendo assim, há gastos com mão de obra especializada, além de que, se houver falhas no hardware, pode gerar custos imprevisíveis para a empresa.

Em relação à segurança da informação, é preciso ter protocolos internos, aumentando os riscos de não executar atividades críticas, como backup.

Por esses motivos, o ERP em nuvem costuma ser visto como uma solução mais simples e prática de ser usada, já que, em caso de problemas, tudo é resolvido pelo fornecedor do software, gerando menos dor de cabeça para o gestor.

Agora que você já sabe que o ERP cloud é a opção mais vantajosa para a sua empresa, listamos as principais características desse tipo de software.

Quais são as vantagens do ERP cloud?

A seguir, elencamos as principais características e vantagens do ERP cloud. É fundamental atentar-se para esses requisitos ao avaliar soluções antes de escolher a melhor opção para a sua empresa.

1. Mobilidade

A principal característica do ERP na nuvem, sobre a qual já falamos aqui, é a mobilidade. Ou seja, o sistema pode ser acessado por diversos dispositivos e não limita o gestor à necessidade de estar no ambiente da empresa para acessá-lo.

2. Custos previsíveis

Geralmente, o serviço de ERP cloud é desenvolvido para que a empresa saiba exatamente o que vai pagar. Isso contribui para as finanças do negócio, uma vez que há menos riscos de haver gastos não planejados. 

3. Menor gasto a longo prazo

Os sistemas ERP cloud costumam ter um custo inferior se comparados a ERPs locais. A longo prazo, essa economia pode ser bastante significativa. Ao adotar um ERP local, a empresa pode precisar de manutenções periódicas e mão de obra especializada, ao passo que, no ERP em nuvem, isso tudo fica sob responsabilidade do fornecedor.

4. Maior segurança dos dados

No ERP cloud, a segurança contra perda de dados também é responsabilidade do fornecedor. Portanto, a empresa não precisa se preocupar em desenvolver protocolos de segurança para serem realizados internamente. Apenas as diretrizes de segurança comuns.

5. Implementação mais rápida

A implementação de um ERP cloud leva muito menos tempo do que a implementação de um ERP local. Afinal, todos os dados ficam armazenados na nuvem, não havendo necessidade de a empresa se preocupar com hardware e infraestrutura.

6. Atualizações automáticas

Quando a empresa contrata um ERP cloud, ela pode ficar tranquila em relação às atualizações. Isso porque elas geralmente são realizadas de forma automática pelo fornecedor, sem que o gestor tenha que se preocupar em ocupar a sua equipe de TI com essa função.

Como escolher o melhor sistema ERP cloud?

Depois de conhecer as principais características de um ERP cloud, é hora de saber quais são os diferenciais que é importante ficar de olho para escolher a melhor solução.

Ao avaliar as opções de sistemas, confira se eles garantem:

Melhor custo-benefício

Antes de optar por um ERP na nuvem, verifique se ele oferece serviços totalmente na nuvem, com gestão financeira completa e sem limite de usuários.

Suporte online e gratuito

É fundamental que o ERP cloud ofereça suporte para esclarecer dúvidas e resolver problemas sem a necessidade de deslocamento nem de pagamento pelo atendimento.

Implantação facilitada e sem custos

Observe se o ERP em nuvem oferece treinamento online e gratuito para tornar a implantação do sistema na sua empresa o mais fácil possível.

Escalabilidade

Verifique se o ERP cloud atende negócios de qualquer porte ou segmento. Isso é importante para a escalabilidade do seu negócio. Afinal, enquanto a sua empresa cresce, o ERP precisa acompanhá-la.

Conheça o sistema ERP cloud Base by Asaas

O Base é o ERP cloud do Asaas. O grande diferencial dele é o modelo de negócio. Diferente de outros ERPs, a cobrança é por transação realizada. Além disso, a gestão financeira pode ser feita de forma gratuita, com usuários ilimitados. A sua empresa só paga algo a mais se fizer emissão de nota fiscal ou cadastrar mais de uma conta bancária.

Confira as vantagens de ter o Base by Asaas na sua empresa:

Sair da versão mobile