ERP cloud: o que considerar ao escolher um software ERP na nuvem

por 6 jan 2022Logística e Vendas

Publicado em 6 de janeiro, 2022 | Atualizado em 10 de novembro, 2022

A facilidade de ter o controle da empresa estando em qualquer lugar é o principal atrativo do sistema ERP cloud. Como os dados ficam armazenados na nuvem, o empreendedor pode fazer o acompanhamento sem precisar estar no ambiente da empresa, bastando ter um computador ou celular com acesso à internet e efetuar o login com e-mail e senha.

Mas existem inúmeras ferramentas de ERP na nuvem no mercado e que apresentam diferenças que precisam ser consideradas. Por isso, é importante saber o que é necessário observar para escolher o melhor software ERP na nuvem para a sua empresa.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos neste artigo as principais diferenças entre um ERP cloud e um ERP local, além das características de um software baseado na nuvem que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Continue a leitura para ficar por dentro!

Conteúdo:

Qual é a diferença entre ERP local e sistema ERP em nuvem?

A principal diferença entre o ERP cloud e o ERP local é a forma como o serviço é fornecido e onde é realizada a instalação.

Enquanto o ERP cloud é acessado via internet e gerido pelo fornecedor contratado, a instalação do ERP local é realizada no hardware e nos servidores da própria empresa, o que requer uma equipe de TI para gerenciá-lo.

Sendo assim, há gastos com mão de obra especializada, além de que, se houver falhas no hardware, pode gerar custos imprevisíveis para a empresa.

Em relação à segurança da informação, é preciso ter protocolos internos, aumentando os riscos de não executar atividades críticas, como backup.

Por esses motivos, o ERP em nuvem costuma ser visto como uma solução mais simples e prática de ser usada, já que, em caso de problemas, tudo é resolvido pelo fornecedor do software, gerando menos dor de cabeça para o gestor.

Agora que você já sabe que o ERP cloud é a opção mais vantajosa para a sua empresa, listamos as principais características desse tipo de software.

Quais são as vantagens do ERP cloud?

A seguir, elencamos as principais características e vantagens do ERP cloud. É fundamental atentar-se para esses requisitos ao avaliar soluções antes de escolher a melhor opção para a sua empresa.

1. Mobilidade

A principal característica do ERP na nuvem, sobre a qual já falamos aqui, é a mobilidade. Ou seja, o sistema pode ser acessado por diversos dispositivos e não limita o gestor à necessidade de estar no ambiente da empresa para acessá-lo.

2. Custos previsíveis

Geralmente, o serviço de ERP cloud é desenvolvido para que a empresa saiba exatamente o que vai pagar. Isso contribui para as finanças do negócio, uma vez que há menos riscos de haver gastos não planejados. 

3. Menor gasto a longo prazo

Os sistemas ERP cloud costumam ter um custo inferior se comparados a ERPs locais. A longo prazo, essa economia pode ser bastante significativa. Ao adotar um ERP local, a empresa pode precisar de manutenções periódicas e mão de obra especializada, ao passo que, no ERP em nuvem, isso tudo fica sob responsabilidade do fornecedor.

4. Maior segurança dos dados

No ERP cloud, a segurança contra perda de dados também é responsabilidade do fornecedor. Portanto, a empresa não precisa se preocupar em desenvolver protocolos de segurança para serem realizados internamente. Apenas as diretrizes de segurança comuns.

5. Implementação mais rápida

A implementação de um ERP cloud leva muito menos tempo do que a implementação de um ERP local. Afinal, todos os dados ficam armazenados na nuvem, não havendo necessidade de a empresa se preocupar com hardware e infraestrutura.

6. Atualizações automáticas

Quando a empresa contrata um ERP cloud, ela pode ficar tranquila em relação às atualizações. Isso porque elas geralmente são realizadas de forma automática pelo fornecedor, sem que o gestor tenha que se preocupar em ocupar a sua equipe de TI com essa função.

Como escolher o melhor sistema ERP cloud?

Depois de conhecer as principais características de um ERP cloud, é hora de saber quais são os diferenciais que é importante ficar de olho para escolher a melhor solução.

Ao avaliar as opções de sistemas, confira se eles garantem:

Melhor custo-benefício

Antes de optar por um ERP na nuvem, verifique se ele oferece serviços totalmente na nuvem, com gestão financeira completa e sem limite de usuários.

Suporte online e gratuito

É fundamental que o ERP cloud ofereça suporte para esclarecer dúvidas e resolver problemas sem a necessidade de deslocamento nem de pagamento pelo atendimento.

Implantação facilitada e sem custos

Observe se o ERP em nuvem oferece treinamento online e gratuito para tornar a implantação do sistema na sua empresa o mais fácil possível.

Escalabilidade

Verifique se o ERP cloud atende negócios de qualquer porte ou segmento. Isso é importante para a escalabilidade do seu negócio. Afinal, enquanto a sua empresa cresce, o ERP precisa acompanhá-la.

Conheça o sistema ERP cloud Base by Asaas

O Base é o ERP cloud do Asaas. O grande diferencial dele é o modelo de negócio. Diferente de outros ERPs, a cobrança é por transação realizada. Além disso, a gestão financeira pode ser feita de forma gratuita, com usuários ilimitados. A sua empresa só paga algo a mais se fizer emissão de nota fiscal ou cadastrar mais de uma conta bancária.

Confira as vantagens de ter o Base by Asaas na sua empresa:

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas