Entenda o que é o Sebrae e como ele pode ajudar sua empresa

 

Grande parte das pessoas que desejam ou possuem um empreendimento já ouviu falar no Sebrae e nos benefícios que ele pode gerar às micro e pequenas empresas. Porém, você sabe o que é Sebrae?

Sebrae é a sigla de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Alguns empresários acreditam que a instituição é do governo ou até mesmo um órgão de fiscalização, por isso, ficam com medo de buscar as dicas da entidade para fazer o negócio crescer.

Porém, não é nada disso. O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e entre seus administradores estão representantes do setor público e do privado. Em outras palavras, a instituição funciona como uma empresa qualquer, que tem como principal objetivo incentivar o crescimento dos negócios que buscam auxílio.

Como o Sebrae trabalha

Com sedes em todos os estados e nas principais cidades brasileiras, o Sebrae capacita empresários e seus funcionários e ajuda a desenvolver negócios em todo o país por meio de consultoria, cursos e planejamento.

Além disso, uma das grandes atuações da entidade está relacionada ao acesso a serviços de crédito, mais conhecidos como empréstimos, um requisito importante para que as empresas menores consigam se desenvolver.

Porém, é preciso deixar claro que o Sebrae não é um banco ou nenhum tipo de instituição financeira. Ele não concede o empréstimo ao empresário, só orienta sobre quais linhas de crédito estão disponíveis e quais se encaixam melhor nas necessidades do negócio em questão.

Também estão disponíveis, na maioria dos estados, estudos de viabilidade econômica da empresa, ajuda na elaboração de plano de negócios, e orientações para que o crédito concedido resulte efetivamente em crescimento.

Quem pode se beneficiar do trabalho do Sebrae

Ao ler essas informações pode parecer que o Sebrae só ajuda as empresas que precisam de empréstimos, mas não é só isso.

Quem já tem um negócio mas atua na informalidade pode contar com a ajuda da instituição para saber os benefícios de enquadrar sua empresa na lei. Tradicionalmente, o povo brasileiro é muito criativo, o que colabora para o empreendedorismo, mas muitas vezes decide ficar na informalidade devido à alta carga de impostos.

Porém, a informalidade impede que a empresa cresça, freando qualquer sonho que o proprietário tenha de ser independente financeiramente e até mesmo de ganhar muito dinheiro. Quando as oportunidades começam a ser perdidas, vale a pena procurar a instituição para verificar se, ao formalizar a empresa, o crescimento compensa o investimento.

O Sebrae também tem uma atendimento importantíssimo para quem ainda vai abrir a sua empresa e até mesmo para quem está há anos no mercado.

Isso porque a entidade atua em todos os setores relativos ao empreendedorismo: ela promove desde a educação empreendedora, fornecendo capacitação para pequenos e médios empresários, até a articulação de políticas públicas com foco ao incentivo à inovação, que beneficia diretamente os empresários pequenos.

Atuando de forma tão ampla, o Sebrae consegue atingir positivamente grande parte dos empresários brasileiros, especialmente aqueles que desejam se beneficiar dos serviços de consultoria para criar uma empresa inovadora ou têm a intenção de tirar sua empresa do vermelho em tempos de crise.

Informação e conhecimento a seu alcance

Um dos fatores que transformou o Sebrae em referência no mundo empresarial é o fato de ele se comprometer a divulgar informações e conhecimentos que ajudem os negócios de todo o Brasil a crescerem.

Por isso, nem sempre você precisa ir até a sede da entidade para obter uma consultoria. Muitas vezes, seu desejo é estar por dentro das tendências do mercado. Assim, no site da instituição você encontra uma fonte variadíssima de conhecimento sobre o setor em que atua, assim como do cenário econômico em geral.

Anualmente, ele ainda publica um grande guia de tendências de consumo nos mais variados setores de produtos e serviços, que podem orientar os empresários de como os clientes estão agindo, que tipo de atendimento eles desejam e até dar ideias de melhorias para negócios mais antigos se modernizarem.

Cursos e profissionalização

Outros serviços positivos oferecidos pelo Sebrae são os mais de 40 cursos, podendo ser presenciais ou a distância, que focam em ensinar o básico do empreendedorismo e de gestão de negócios.

Isso ajuda o empresário a ter mais certeza das suas ações, a saber conduzir o dinheiro do negócio com mais segurança e tomar decisões com mais firmeza, resultando em menos perda e mais crescimento.

Afinal, nem todo mundo que deseja ter um negócio tem faculdade em administração, muito do que alguns empresários sabem foi aprendido com a vivência de mercado e experiência do dia a dia.

Porém, com os cursos oferecidos pelo Sebrae, fica bem mais fácil entender onde ele está errando na gestão do seu negócio e saber o que é necessário fazer para aumentar o faturamento e o lucro da sua empresa.

Como funciona a consultoria do Sebrae

O dinheiro costuma ser um problema para micro e pequenos empreendedores, já que geralmente não sobra muita coisa para investir em conhecimento. O Sebrae sabe disso e, como é uma entidade sem fins lucrativos, a consultoria é gratuita.

Isso é uma excelente notícia para quem deseja abrir um negócio ou investir o dinheiro que tem em uma melhoria ou no crescimento da empresa. Assim, você pode ser aconselhado por um especialista em como usar essa verba e não pagar nada por isso!

Na parte dos cursos, a entidade também não deixa seu público-alvo na mão: há um grande leque de opções, tanto presenciais como a distância, que são gratuitas. Porém, em cursos específicos, é cobrado um valor, geralmente abaixo do mercado, já que os cursos são subsidiados.

O Sebrae é uma das mais reconhecidas instituições brasileiras do segmento de negócios, mas muitos empreendedores só o conhecem pelo nome. Porém, conhecer o trabalho deles mais profundamente pode ajudar (e muito) a desenvolver seu negócio, pensar em soluções criativas para os problemas e até mesmo tirar a sua empresa da crise.

Por isso, agora que você já sabe o que é o SEBRAE, visite a agência mais próxima para saber como melhorar seu negócio! Gostou do nosso texto? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.