Entenda a importância do networking e como trabalhá-lo

entenda-a-importancia-do-networking-e-como-trabalhalo.jpeg

 

Manter uma rede de contatos profissionais pode contribuir muito para o seu crescimento — e não importa se você possui uma grande empresa ou é um profissional autônomo. Entender a importância do networking e como trabalhar para ampliar a sua rede pode render bons negócios.

O networking é uma rede de contatos profissionais que inclui pessoas que trabalham com você diretamente, fornecedores, clientes, pessoas que atuam na mesma área e colegas que estudaram com você.

Para ajudá-lo nesse caminho de entender a importância do networking, nós separamos algumas dicas neste post. Vamos falar sobre usar o LinkedIn de forma estratégica, sobre manter seus contatos e sobre frequentar eventos na área, por exemplo. Acompanhe!

Mantenha seus contatos ativos

Não adianta ir a um evento e distribuir cartões ou adicionar todos os profissionais da sua área em redes sociais e parar por aí. Mais que ampliar o seu networking, você precisa manter os contatos que já tem.

Para isso, monitore a sua lista de contatos regularmente para identificar aquelas pessoas com as quais você não tem conversado. Enviar e-mails, mensagens em redes sociais, telefonar e marcar encontros presenciais podem ajudar a retomar a proximidade.

Trabalhar o networking também ajuda a conhecer novos profissionais por meio de contatos em comum e ampliar cada vez mais a sua rede.

O mesmo vale para pessoas com as quais você fez um primeiro contato, mas ainda não é próximo: conheceu um profissional em um evento? Não deixe de combinar um café ou uma visita ao seu escritório.

Use o LinkedIn como um aliado

As redes sociais podem ajudar a cuidar do networking e fazer novos contatos. A rede mais indicada para isso é o LinkedIn, que foi criado para ser um meio de comunicação profissional.

A rede tem muitas ferramentas úteis: mostra quais os contatos que você tem em comum com outras pessoas e em qual nível de proximidade, o histórico profissional, as competências de cada um e permite que você recomende e seja indicado pelas suas qualificações.

Você pode seguir empresários e mentores da sua área ou com os quais você se identifica e, nos últimos anos, o LinkedIn incluiu entre suas ferramentas uma plataforma de textos. Você pode ler artigos escritos pelos seus contatos e também consegue publicar suas ideias.

Frequente eventos na área

Para quem deseja ampliar a rede de contatos usando recursos além do LinkedIn, os eventos podem ajudar a conhecer pessoas de diferentes perfis. Cursos, workshops, palestras e feiras são oportunidades de fazer contato com potenciais parceiros, clientes e fornecedores.

No entanto, é preciso se informar bem sobre o perfil dos eventos, o tipo de público e convidados que estarão presentes. Isso garante que a busca pelo networking gere melhores resultados.

Por exemplo, quem atua na área industrial tem à sua disposição alguns eventos com perfil acadêmico, com professores e pesquisadores presentes e, do lado oposto, feiras e cursos cujo perfil é comercial, mais voltado para a promoção de negócios.

O uso de cartões de visita impressos, embora venha perdendo espaço para a troca direta de telefones e perfis em redes sociais, não deixa de ser importante. De acordo com a área na qual você atua ou o perfil de evento que você escolha participar, ter cartões impressos para distribuir deve fazer parte da estratégia.

Conheça o perfil dos seus contatos

Para fazer um networking bem-sucedido é essencial estar atento ao que os seus contatos dizem. Desta forma, você poderá conhecer o perfil da sua rede e saber quais as melhores formas de manter contato.

Não adianta se esforçar em procurar as pessoas se os assuntos que você aborda não interessam os seus contatos. Para ter sempre informações interessantes para compartilhar, você pode assinar newsletters ou acompanhar os posts aqui no blog. Outra forma de se manter informado é, como falamos, pelo LinkedIn, vendo quais os assuntos, setores e empresas de interesse da sua rede de contatos.

O conhecimento sobre o perfil e as necessidades da sua rede de contatos vai ajudar com a próxima dica: saber como ser prestativo.

Seja prestativo

Ser uma referência para esclarecer dúvidas, ajudar na solução de um problema e até indicar contatos também faz parte da estratégia para trabalhar o networking. Desenvolver um perfil prestativo pode ajudar você a ganhar visibilidade na área em que atua.

É importante que você faça isso de forma individual para se colocar à disposição da sua rede. O contato personalizado com cada integrante pode fazer você ganhar pontos como uma pessoa realmente prestativa.

Mas fique tranquilo, ser prestativo não significa ficar fazendo favores para as pessoas. Aconselhar alguém ou ajudar com uma indicação de contato é bem diferente de fazer consultoria ou prestar um serviço.

E se você é tímido ou tem dúvidas sobre como se relacionar com os seus concorrentes, leia esse post até o fim que vamos explicar como lidar com essas duas situações.

Entenda a importância do networking com concorrentes

Fazer contato com os concorrentes do seu negócio também entra na estratégia para um bom networking. Conhecer quem atua no mesmo mercado pode ajudar você a aprender mais, identificar tendências de negócio e, futuramente, fechar parcerias.

Por se tratar de uma relação mais delicada, é preciso ter cuidado para respeitar o espaço do concorrente e não ser mal interpretado. Educação e profissionalismo no contato são fundamentais para evitar problemas. Assim, as redes sociais podem ser o melhor caminho para manter uma rede com os concorrentes, já que não expõe muito nenhum lado.

Evite usar argumentos contra você mesmo

Ser tímido ou ter dificuldades em abordar pessoas não pode ser usado como desculpa para não tentar fazer seu networking. Assim, para quem sofre de timidez, é possível adotar alternativas. Usar as redes sociais — que permitem que você faça contato à distância e com tempo para formular mensagens e interagir com a sua rede — é uma opção.

Treinar em casa algumas formas de se apresentar e falar sobre o seu negócio é uma estratégia para ajudar você a não ficar travado na hora de conversar com desconhecidos. Depois, você pode usar todo esse treino na prática, ao conversar com amigos e familiares e aí, sim, falar com pessoas que você ainda não conhece.

Com essas dicas, entender a importância do networking e saber como trabalhá-lo da melhor maneira fica muito mais fácil. Com tantos desafios ao cuidar do próprio negócio, manter uma rede de contatos ativa não precisa ser uma tarefa complicada e que vai tomar muito do seu tempo.

Agora que você já sabe qual a importância do networking, veja as dicas que preparamos sobre como empreender com pouco dinheiro!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.