Empreendedorismo: Seu negócio não deu certo? Veja como dar a volta por cima!

Empreendedorismo

Você sonhou, planejou, investiu tempo e dinheiro no projeto, mas não teve jeito: o seu primeiro negócio não deu certo. Hora de voltar atrás, amargar o prejuízo, prestar concurso público e desistir do sonho do negócio próprio? Nada disso! Saiba que, como você, muitos empreendedores de sucesso fracassaram ao longo de sua trajetória. Mas o que os diferencia dos candidatos a empresário que desistiram e deixaram seus sonhos pra trás?

Se observarmos as histórias de homens e de mulheres de sucesso, perceberemos que as adversidades as fizeram mais fortes e perseverantes. Para esses empreendedores, o fracasso sempre foi encarado como uma oportunidade de se fazer uma correção na rota, nunca como a porta de saída do mundo dos negócios. Mas como transformar esse momento e tentar de novo os passos do empreendedorismo? Siga o nosso roteiro!

Aprenda com seus erros

Hora de respirar fundo e ser honesto: quais foram os seus erros nesse negócio? Projetou expectativas irreais? Subestimou a concorrência? Ou não prestou atenção à conjuntura do mercado? Seja lá qual foi o seu erro, ou grupo deles, o importante é entender o que aconteceu e se precaver para não cometê-los de novo. Caso esteja difícil de identificar as falhas, vale a pena contar com uma consultoria para empreendimentos.

Tome as medidas necessárias

Walt Disney, no começo de sua carreira como empreendedor, fechou um acordo com uma distribuidora para suas animações que só o pagava semestralmente. Além disso, teve seu primeiro personagem roubado por um ex-sócio. Mas ele não desistiu: cortou gastos pessoais (tomava banho uma vez por semana e comia comida de cachorro) e acabou, com o tempo, fundando um dos maiores impérios do mundo.

Você não precisa ir tão longe, mas se está passando por um momento de dificuldade financeira, é natural cortar gastos e diminuir seu padrão de vida, pelo menos momentaneamente, para poder reerguer seu patrimônio. É hora de dar um gás nos seus negócios!

Lembre que é um aprendiz

Não é hora de arrogância: seja humilde, coloque-se em posição de quem está aprendendo. Converse com outros empresários, peça dicas, faça contatos e, principalmente, converse com sua família: mais do que nunca, você precisará da ajuda deles, principalmente se o objetivo for cortar gastos para atravessar a turbulência.

Faça diferente

Lembra-se do primeiro passo, o de rever onde você errou nesse primeiro negócio? Pois é hora de corrigir a rota e mudar o rumo das coisas. Não dá para achar que vai haver alguma mudança se você segue fazendo tudo do mesmo jeito. Coragem, é hora de fazer diferente!

Mas antes de seguir, faça pesquisas mais aprofundadas sobre o mercado, sobre a viabilidade do seu produto ou serviço, os preços, como você conseguirá bons fornecedores e clientes, monte um bom plano de negócios, aprenda sobre gestão, dentre outros pontos relacionados com o empreendimento. Portanto, é hora de ter forças para se especializar e oferecer qualidade e inovação ao mercado.

Não desista!

Oprah Winfrey foi demitida do seu primeiro emprego na TV, Steve Jobs foi destituído da direção da própria empresa, J.K.Rowlings, que estava desempregada quando escreveu o primeiro livro de Harry Potter, teve seu manuscrito rejeitado por várias editoras e R.H.Macy faliu sete vezes (acredite!) antes de fundar uma das maiores lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Macy’s. Veja quanta gente falhou e acreditou em seu potencial e hoje tem sucesso e milhões na conta!

E você, vai desistir por conta de um fracasso? Nem pensar! É hora de dar a volta por cima e começar de novo. Lembre-se que, desta vez, você está mais experiente. Utilize essa característica ao seu favor e continue seguindo os rumos do empreendedorismo!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.