Empreendedorismo: Os melhores sites de notícias para quem quer se informar

Empreendedorismo

Todo bom empreendedor sabe a importância da informação. Ela é ferramenta essencial para a condução de qualquer negócio e é fator determinante para o sucesso de uma empresa. É por meio das informações que o empreendedor consegue acompanhar o desempenho do mercado, verificar o cenário econômico, entender o comportamento do público e, principalmente, se atualizar sobre questões jurídicas e burocráticas que envolvem o negócio.

Portanto, se você já um empreendedor ou se pretende abrir uma empresa, tenha em mente que a informação é sua aliada! Apenas lembre-se: para que realmente sejam uma ferramenta de trabalho, os dados precisam ser verídicos e atuais.

Nesse contexto, tão importante quanto se informar é saber procurar boas fontes. E nós vamos ajudá-lo nessa tarefa. Fizemos uma lista com os melhores sites para quem quer entrar no mundo do empreendedorismo. Confira!

Portal do Empreendedor

O primeiro passo para o empreendedorismo é a formalização, ou seja, a emissão de um CNPJ para que a empresa possa funcionar oficialmente. Mas será que você sabe em que categoria o seu negócio se enquadra? Você conhece quais são os passos legais para transformar seu projeto em uma empresa de verdade?

As respostas para essas perguntas estão no Portal do Empreendedor. Ele pertence ao Governo Federal e foi criado justamente para orientar os empreendedores brasileiros sobre questões burocráticas e tributárias. Se você ainda não o conhece, vale muito a pena passar por lá!

Sebrae

Para que um empresário prospere, não basta apenas ter uma boa ideia e conhecimento técnico, é preciso também aplicar técnicas adequadas de gestão no negócio. Isso é o que defende o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), instituição pública que tem como principal objetivo o fomento ao empreendedorismo no Brasil. O Sebrae oferece aos pequenos empreendedores inúmeras capacitações em áreas como Planejamento, Finanças, Marketing, Controle de Produção e Jurídico. E o melhor: é tudo gratuito! No site do Sebrae nacional, você encontra o link para o portal da instituição no seu estado e lá pode checar as notícias sobre cursos, oficinas e palestras oferecidos na região da cidade onde você mora.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios é um dos mais tradicionais veículos sobre empreendedorismo do país e também está na internet. O site é uma ótima pedida para empreendedores das mais diversas áreas, com dados bacanas sobre franquias, startups, pequenas empresas e abertura do primeiro negócio. Um dos pontos fortes do site é a publicação de histórias de sucesso, casos de pequenos empresários que com criatividade e trabalho conseguiram vencer. Analisar a experiência de outros empreendedores é muito importante, tanto para quem já empreende quanto para quem está começando. Inspire-se e haja!

Exame

O site da revista Exame também é ótima fonte de informação para quem empreende. Lá você encontra notícias diversas sobre negócios, mercado, economia, tecnologia e dinheiro. Há ainda um ícone específico voltado para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), com diversas reportagens de serviço que podem ajudá-lo com dicas para aperfeiçoar o negócio. A página conta ainda com testes e quizzes diversos e também com uma calculadora virtual que o ajudará a verificar se sua empresa é lucrativa ou não. Vale a pena conhecer!

Startupi

O site é voltado exclusivamente para startups e empresas ligadas à tecnologia. Lá, o empreendedor encontra notícias com conteúdo diversificado, incluindo dicas de administração e informações úteis para o segmento. Mas não é só isso! O startupi está muito ligado nas mudanças do mercado e informa sobre os programas de investimentos públicos e os projetos de aceleradoras e incubadoras. O site ainda possui ícone específico sobre “oportunidades”, com uma lista bastante completa e atualizada de cursos e livros interessantes para quem deseja abrir ou já tem uma startup.

Além dos sites mencionados na lista acima, se você procura informação de qualidade, também deve sempre ficar de olho nos portais dos grandes veículos de comunicação do país. A maior parte deles possui páginas específicas para o empreendedorismo, recheadas de notícias que informam e orientam o brasileiro que deseja empreender. Além disso, os grandes portais de notícias costumam ser bastante completos no que diz respeito ao noticiário econômico, um tipo de leitura obrigatória para quem tem ou deseja abrir uma empresa.

E você? Costuma navegar por quais sites quando o assunto são os negócios? Deixe aqui suas indicações e aumente essa lista! As sugestões vão ajudar outros empreendedores que como você conhecem a importância da informação!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.