Empreendedorismo: conheça o livro O Segredo de Luísa

empreendedorismo-conheca-o-livro-o-segredo-de-luisa.jpeg

 

Um dos principais livros destinados ao empreendedorismo, O Segredo de Luísa é daquelas obras fundamentais para o sucesso de um novo negócio. Foi escrito por Fernando Dolabela em 1999 e se tornou um best-seller desde então.

O Segredo de Luísa sempre aparece entre os mais vendidos na categoria negócios, tendo ultrapassado a marca de 150 mil exemplares, e é adotado em universidades e cursos de MBA em todo o Brasil, o que mostra a importância do livro para o empreendedor.

Dolabela tem pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas e mestrado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presta consultoria para o CNPq e para a Agência de Educação para o Desenvolvimento. Tem forte atuação no ambiente do empreendedorismo, com iniciativas como a Starta, rede que busca interligar profissionais de várias áreas essenciais para a consolidação de um novo negócio.

O formato de O Segredo de Luísa

O sucesso do livro se deve principalmente ao formato diferente que Dolabela imprimiu ao conteúdo. Em vez de seguir os manuais básicos de livros de negócios e empreendedorismo, o autor resolveu contar a história de Luísa.

Ele criou essa personagem, uma moradora de Ponte Nova, cidade do interior de Minas Gerais, estudante de odontologia, que resolve abrir seu novo negócio, inspirando-se na sua tia-madrinha e nas goiabadas que ela produz.

Intercalando com dicas, técnicas e orientações para o empreendedor, o escritor vai introduzindo o tema do empreendedorismo. Esse fio condutor trouxe inovação à narrativa que o leitor estava acostumado a ler.

Chamada de Goiabadas Maria Amália Ltda (GMA), sua empresa começa com descrença da família até encontrar uma espécie de tutor, o professor Pedro, que dá aulas de computação.

Nesse momento, o autor começa a explicar o que é preciso fazer para se tornar um empreendedor, com dicas, orientações e tutoriais. Sem deixar de lado a história da sua personagem principal, Dolabela até experimenta um tom de romance, o que facilita a didática do livro.

O empreendedorismo faz parte da história

O leitor tem, ao seu alcance duas histórias: a de Luísa e a do seu negócio. O livro contém informações sobre plano de negócios, organização financeira, gestão e administração, e marketing.

Isso sem contar o lado motivador, que pode despertar o empreendedor que tem algum receio de mergulhar em um novo negócio. Na história, Luísa é uma estudante de odontologia que não está feliz com suas escolhas. Não se vê trabalhando como dentista, ao mesmo tempo em que guarda dentro de si a vontade de ter um negócio próprio.

Quando ela percebe uma oportunidade nas goiabadas da sua tia, Dolabela insere os tons necessários para que uma pessoa se sinta tocada pela iniciativa da sua personagem. Afinal, como dizer que uma pessoa sem capital, formação específica e parceiros pode criar um negócio de sucesso?

Como lidar com o medo do fracasso, com as resistências de familiares e conhecidos? O livro traz essa discussão!

O livro foi escrito para leitores leigos no assunto

Dolabela detalha as características de um empreendedor e os passos necessários para passar uma ideia para a prática. O autor apresenta as etapas para abrir um novo empreendimento, com testes e uma linguagem própria para o leigo, sem termos técnicos em excesso nem teses.

Portanto, mais do que um livro sobre empreendedorismo, O Segredo de Luísa é uma espécie de manual para quem pretende começar um novo negócio. Um livro de cabeceira, que oferece múltiplas leituras.

O que achou desta dica de leitura? Deixe seu comentário!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.