Empreendedorismo: 6 ótimos livros sobre gestão empresarial

Empreendedorismo 6 ótimos livros sobre gestão empresarial

Qualquer empreendedor realmente interessado em se aprimorar precisa montar uma pequena biblioteca carregada de conteúdo que some conhecimento à sua atuação, indo desde o puro conhecimento técnico até cases inspiradores pra lá de práticos. Nesse sentido, gestão empresarial definitivamente deve ser um tema recorrente entre os títulos de sua coleção, não concorda? Mas como escolher apenas alguns — para começar — dentre tantos excelentes livros sobre o tema? Pois não se preocupe, porque separamos no post de hoje uma lista inspiradora. Pronto para montar sua listinha e correr para a livraria? Então acompanhe:

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Nesse livro, o objetivo de Stephen R. Covey é transformar o leitor em um gestor melhor por meio de 7 lições. Essas lições tratam do crescimento da própria personalidade, de mudanças de comportamento nas relações com os demais e, claro, de renovação. Segundo o autor, praticar os hábitos descritos no livro é o caminho para o sucesso. Vai deixar de pegar esse atalho?

Drive: a surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva

O autor dessa obra, Daniel H. Pink, quebra o paradigma de que as pessoas só são motivadas por promessas exteriores, como dinheiro. Com a leitura desse título, um novo ponto de vista se abre à nossa frente, ao percebermos que a excelência no desempenho e a satisfação com o trabalho são necessidades humanas. Os indivíduos hoje em dia querem criar algo novo! Autonomia, mestria e sentido: guarde desde já esse pilares.

Muito além da hierarquia

Nesse livro, Pedro Mandelli propõe um novo modelo de gestor, que não se limita às ferramentas tradicionais e ao organograma da empresa, valorizando principalmente as pessoas, para que elas se sintam livres para desempenhar suas metas da melhor maneira possível. A chave de sua metodologia está em dois pontos: o alinhamento de comportamento em um time e o entendimento da relação entre líder e liderado.

Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar

Esse é especial para as mulheres empreendedoras! Sheryl Sandberg, que figura na lista da Forbes como uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo, discute nessa obra os motivos que ainda cercam a pouca representatividade das mulheres em papéis de liderança, encorajando-as a sonharem alto e a assumirem riscos para atingir seus objetivos. Leitura obrigatória também para homens compreenderem a necessidade e os benefícios da igualdade hierárquica entre gêneros dentro de uma organização.

A estratégia do oceano azul

Renée Mauborgne e W. Chan Kim, representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, propõem com esse título um novo modelo de atuação, pensado na busca de novos mercados, que seriam nichos ainda não explorados e com baixa concorrência. De acordo com eles, é dessa forma que as empresas encontrarão seu oceano azul, operando sua gestão empresarial sem maiores problemas.

O mito do empreendedor

O autor, Michael E. Gerber, menciona o mito comum de que uma pessoa tecnicamente produtiva em seu trabalho pode também se destacar em gestão empresarial, mas ressalta que o sucesso de um empreendedor não se fundamenta apenas em uma prática já devidamente estabelecida. O principal a ser levado em conta nessa perspectiva diz respeito a fatores subjetivos, como sua habilidade como gerente e a visão de futuro para a empresa.

Gostou das nossas recomendações? Se souber de outros bons livros sobre gestão empresarial, deixe suas próprias dicas aqui nos comentários! E que tal outras indicações de livros que você precisa ler antes de abrir sua empresa? Já se sua arte favorita é o cinema, veja 10 filmes e documentários para o empreendedor em tecnologia se inspirar!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.