Empreendedorismo: 5 livros que você precisa ler antes de abrir a sua empresa

Empreendedorismo

Empreender não é tarefa fácil, já que são necessárias algumas noções de administração e economia para evitar erros logo no início e alcançar o sucesso. Dessa forma, se você está pensando em ter um negócio próprio, não deixe de investir em conhecimento na área, especialmente antes de começar.

Para isso, existem diversos livros voltados para empreendedores e que, com certeza, podem ajudar você a dar os primeiros passos com segurança. Dentre estes, separamos 5 obras que são essenciais para você ler e garantir o sucesso do seu projetor. Veja a seguir!

1. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios

Este livro foi escrito por José Carlos de Assis Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros na área. A obra apresenta tanto conceitos teóricos como estudos de casos reais. Trata-se de uma éspécie de guia para quem quer empreender, explicando tudo desde a elaboração do plano de negócios e demonstrando cada etapa da criação e desenvolvimento de uma empresa. Também esclarece sobre a legislação para abertura de empresas, formas de financiamento e capital de risco. É um livro muito didático e objetivo, que não será só útil no início do seu empreendimento, mas também durante toda a caminhada da sua empresa. A obra já está em sua quinta edição, lançada em 2013.

2. O Empreendedor: Empreender como Opção de Carreira

Este livro de Ronald Degen foi lançado em 2009 e é muito utilizado por estudantes de Administração e por pessoas que desejam abrir seu próprio negócio. Ele trata de todos os aspectos relevantes para o futuro empreendedor, sendo dividido em quatro partes: Empreender, Planejar seu Negócio, Desenvolver seu Negócio, e Empreendedorismo. Vários assuntos são abordados nessas subdivisões, como administração, organização e crescimento do negócio.

3. Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto

Esta excelente obra lançada em 2005 reúne mais de 50 depoimentos de empresários de sucesso no Brasil. Por meio das histórias destas pessoas, o livro ensina e motiva novos empreendedores. Especialmente, ele mostra os obstáculos que podem surgir na caminhada de quem abre seu próprio negócio e apresenta formas de contorná-los. Trata-se de um ótimo guia para qualquer pessoa que esteja pensando em empreender.

4. A Arte do Começo

Guy Kawasaky lançou a segunda edição deste livro em 2009, sendo um dos best-sellers do mundo corporativo. Com escrita clara e bastante didática, a obra apresenta as etapas essenciais para se lançar um novo produto, uma nova marca, abrir uma empresa ou iniciar qualquer projeto. Este livro pode ser considerado um manual para iniciar empreendimentos, pois traz exemplos reais que demonstram o funcionamento dessa área e das startups, mostrando como transformar um projeto em realidade.

5. O Segredo de Luísa

Este livro de Fernando Dolabela foi lançado em 2008 e, diferentemente dos demais, aborda conceitos teóricos por meio de uma história com enredo, personagens e conflitos. Trata-se da história de uma moça chamada Luísa, que pensa com entusiasmo em abrir uma empresa para vender a goiabada feita por sua tia. Desta forma, a leitura é bem agradável ao mesmo tempo que ensina o passo a passo para quem quer tornar uma ideia em empreendimento. O livro aborda plano de negócios, marketing, finanças, administração e organização para empresas.

Agora, reserve alguns minutos diariamente para mergulhar nas leituras. Trabalhar muito significa unir esforço e conhecimento, portanto, todo empreendedor precisa sempre conhecer mais sobre negócios, seu mercado e as atualidades.

Dentre estes livros, já sabe qual será o primeiro que você vai ler? Comente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.