Empreendedorismo: 5 filmes que você precisa ver antes de abrir a sua empresa

Empreendedorismo

Quando pensamos em abrir uma empresa, nosso primeiro passo costuma ser escrever um plano de negócios. Nele constará todo o planejamento do negócio, desde os parceiros estratégicos até como será o marketing. Na verdade, ele tem páginas e mais páginas tentando explicar os motivos que levarão nossa ideia ao sucesso.

Mas nenhum plano de negócio consegue prever – nem nos mostrar – como será a jornada até o topo. Quais serão os problemas, dificuldades, brigas, desistências e tantos outros detalhes que apenas empreendedores conhecem. Entender a história de outras pessoas pode evitar que cometemos os mesmos erros e é este o papel dos filmes abaixo: mostrar como grandes empreendedores chegaram ao sucesso.

Que tal fazer a pipoca e reservar um tempo para algumas lições de empreendedorismo? Confira nossa lista de 5 filmes que você precisa ver antes de abrir sua empresa:

Jobs

Estrelado por Ashton Kutcher, jOBS (título original) conta a conturbada e genial história de Steve Jobs, co-fundador da Apple. O filme mostra desde o início da empresa, em uma pequena garagem, até a guerra de egos dos envolvidos e o processo de criação dos grandes produtos que revolucionaram as indústrias da tecnologia, música e conteúdo.

Você deve ver jOBS porque o filme mostra como a relação entre sócios pode ser problemática ao longo do crescimento da empresa e como os pequenos detalhes do seu produto ou serviço são importantes.

A Rede Social

Este filme representa a mais conhecida ascensão de uma empresa digital na história. O filme, que conta a história da criação do Facebook e de como seu criador, Mark Zuckerberg, conseguiu transformar uma ideia em uma empresa bilionária também apresenta os problemas de muitas startups: acusações, intrigas e disputas judiciais.

Mas nem tudo é problema, A Rede Social é um bom filme para se aprender como o foco e obstinação são importantes no mundo dos negócios.

À Procura da Felicidade

Talvez você consiga ser um grande empreendedor na sua primeira tentativa. Por outro lado, talvez você passe anos saltando de ideia em ideia até conseguir. Mas o mais importante é nunca desistir.

À Procura da Felicidade conta a história de Chris Gardner, um pai de família sem dinheiro, com um filho para criar, mas com muita força de vontade em crescer. O filme é uma lição sobre como perseverança é fundamental em um meio tão competitivo e implacável como o mundo dos negócios.

O Homem que mudou o jogo

O Homem que Mudou o Jogo, cujo título original é Moneyball, apresenta a história de Billy Beane, gerente geral do time de basebol do Oakland Athletics. O filme mostra como Billy, mesmo em um time pequeno e sem recursos financeiros, conseguiu criar uma equipe competitiva para o campeonato de 2002.

À primeira vista o filme não é sobre empreendedorismo, mas se olharmos a maneira como a análise dos jogadores foi importante na história, podemos perceber como o controle, métricas e melhorias podem fazer de qualquer ideia um grande negócio.

Piratas da Informática

Piratas da Informática ou Piratas do Vale do Silício acontece durante o período do Movimento Liberdade de Expressão e expõe os problemas e aflições de quatro grandes empreendedores: Steve Jobs e Steve Woznicak (Apple) e Bill Gates e Steve Ballmer (Microsoft). Apesar de antigo, o filme apresenta uma versão dramatizada sobre o nascimento da informática e de como as relações pessoais no mundo dos negócios podem ser selvagens.

E você, já escolheu quais filmes vai ver? Aproveite a sessão de comentários abaixo para complementar nossa lista.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.