Dicas de organização para quem trabalha em uma empresa e no próprio negócio

Office desk

Se você trabalha em dois lugares ao mesmo tempo ou precisa conciliar um emprego fixo com um trabalho freelance, em casa, pode achar difícil conseguir harmonizar todas as atividades, não é mesmo? Mas saiba, desde já, que essa conciliação não é impossível! Nesses casos, o importante é não perder qualidade em termos de produtividade, de organização e de cumprimento das responsabilidades, independentemente do local e do ramo de atuação.

Os ambientes corporativos estão cada vez mais competitivos, demandando que se esteja sempre atento às atividades que desempenha, seja em relação ao chefe da empresa onde trabalha ou em relação aos clientes de seu próprio negócio. E para que você não prejudique sua carreira dentro da empresa, mas também não deixe seus negócios de lado, resolvemos listar aqui algumas formas de organizar melhor essas atividades. Quer saber como isso pode ser possível? Então confira agora mesmo nosso artigo e descubra:

Agende e controle os compromissos

Muitos profissionais acabam se perdendo por manterem diversas formas de controle de prazo — como agenda física, eletrônica, avisos de celular e post-its, por exemplo —, formando um emaranhado indecifrável de datas, nomes e horários. Aprenda com o erro alheio e não perca tempo: unifique logo seus compromissos em um único sistema de controle, que o acompanhe o tempo todo.

Suas tarefas e atividades diárias devem ser minuciosamente planejadas, para que você verifique, de antemão, se precisará adiar compromissos, reagendar prazos ou mesmo desmarcar um encontro para dar prioridade a outro. Faça listas de atividades e vá riscando, ao longo do dia, as que forem sendo cumpridas, assim se evita esquecimentos e atropelos.

Separe e-mails e chamadas de celular

Ao lidar com dois empreendimentos diferentes, é essencial saber separar muito bem as coisas. Que tal começar utilizando um e-mail só para o emprego e outro só para o próprio negócio? Dessa maneira você evita confusão de assuntos e de clientes, principalmente se as duas empresas atuarem no mesmo ramo. O mesmo pode ser feito para o celular: que tal ter um número — e talvez até aparelho — para as questões do emprego, e outro para o próprio negócio? Faça o teste e veja como essa simples atitude vai facilitar o gerenciamento das funções!

Reserve tempo para cada atividade

Essa recomendação pode variar de acordo com o tipo de negócio com o qual você trabalha. Muitas empresas não permitem que o empreendedor reserve horários específicos do dia para se dedicar a uma ou a outra atividade. Se, por exemplo, você tem que cumprir um horário de trabalho de 6 horas na empresa, não responda, durante esse período, a e-mails ou chamadas de telefone de seu negócio pessoal. Essa é uma boa forma de organizar seus horários e não comprometer nenhuma das duas atividades.

Diminua as interrupções durante o dia

Ao conciliar duas atividades profissionais, é fundamental que seu tempo seja sempre muito bem aproveitado. Para a execução de suas atividades render, reduza ao máximo as distrações, evitando, por exemplo, acessar as redes sociais durante o horário de expediente e não se detendo em conversas desnecessárias nos corredores da empresa. Foque nas atividades profissionais!

E então, você também tem dificuldades em conciliar duas atividades profissionais? Qual das nossas dicas vai ser mais útil para o seu dia a dia? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões! E deixe suas próprias dicas para enriquecer nosso artigo! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.