Criatividade S.A: um livro que todo empresário criativo precisa ler

criatividade-sa-um-livro-que-todo-empresario-criativo-precisa-ler.jpeg

 

Escrito por Ed Catmull, com a colaboração de Amy Wallace, e publicado no Brasil em 2014, pela Rocco Digital, a obra “Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração”, tem muito a dizer aos líderes e administradores de empresas. Seu autor, um autêntico caso de sucesso, foi cinco vezes agraciado com o Oscar. Ganhou ainda um importante prêmio pelas suas contribuições no campo da computação gráfica.

Quer saber mais sobre as reflexões e descobertas feitas durante essa trajetória? Confira! algumas das ideias desse livro sob medida para inspirar você, empresário!

Sobre a Pixar Animation Studios e sua “Cultura Única”

Ed Catmull descreve a Pixar Animation Studios detalhadamente, em seu livro. Destaquei, aqui, alguns dos pontos:

  • Foi projetado, dentro e fora, por Steve Jobs – e, tem o nome de Edifício Steve Jobs.
  • Está localizada em San Francisco.
  • A sede conta com mais de 60 mil metros quadrados.

Possui:

  • Campo de futebol
  • Quadra de vôlei
  • Piscina
  • Anfiteatro com seiscentos lugares

Sobre a importância do local de trabalho, Ed Catmull ressalta que a sede do estúdio foi projetada de tal maneira que encorajasse as pessoas a se misturar, reunir e comunicar. Segundo ele, a ideia unificadora para o edifício não foi criar um ambiente de luxo, mas estimular a formação de senso de comunidade em quem ali trabalhasse.

Toy Story: a história por trás da história

Saudado positivamente pelos críticos e considerado um estrondoso sucesso de bilheteria,com 358 milhões de dólares arrecadados no mundo inteiro, Toy Story estreou em novembro de 1995 – 5 anos após o início dos trabalhos.Primeiro filme de longa-metragem totalmente animado por computador, sua produção envolveu mais de 100 profissionais.

O que mais Ed Catmull considerou gratificante em tê-lo produzido foi a sensação de criar algo novo, antes apenas idealizado.

Realização da meta e perda do estimulo

Após o sucesso do primeiro filme da Pixar, a empresa abriu o capital e produziu mais 2 filmes: Vida de Inseto e Toy Story 2. Mas, Ed estava repleto de dúvidas sobre sua carreira. Presidente da Pixar pela maior parte da existência da empresa, havia realizado a meta que tomou 2 décadas de sua vida. Sua maior pergunta: “Qual será meu princípio organizador agora?”.

Ao realizar sua meta, ele havia perdido um suporte essencial, recuperado apenas 1 ano depois.

Novos objetivos

O desejo de proteger a Pixar de forças que Ed Catmull observou arruinarem muitas das empresas do Vale do Silício deu-lhe um foco renovado. E, tornou-se seu próximo desafio. Novamente entusiasmado, ele concentrou seus esforços na busca por soluções criativas, dessa vez visando descobrir a chave para uma cultura empresarial criativa e sustentável.

Compartilhar filosofias com outros líderes

É esse o objetivo do livro de Ed Catmull: compartilhar sua filosofia com empresários, líderes e quaisquer outras pessoas que se interessem pelo assunto gestão criativa. Sua filosofia de gerência sólida está em cada uma das 320 páginas de sua obra.

Algumas das ideias de Ed Catmull sobre gerência sólida

As ideias de Ed Catmull tem tudo para resultarem em ótimas aliadas dos empresários no gerenciamento de seus negócios e na gestão de pessoal. Conheça algumas das soluções descritas em seu livro:

1. Capacitação de pessoal para maximizar os resultados.

2. Partir da suposição de que os funcionários são talentosos e desejam contribuir.

3. Aceitar que, mesmo sem querer, a empresa está reprimindo seus talentos de inúmeras maneiras.

4. Procurar identificar esses impedimentos e corrigi-los.

5. Ajudar pessoas inteligentes e ambiciosas a trabalhar em conjunto de forma eficaz.

6. Criar um ambiente fértil, mantê-lo sadio e buscar as coisas que o prejudicam.

7. Pautar ações na crença de que todos têm potencial para ser criativos e incentivar esse desenvolvimento.

Criatividade S.A trás ao mundo a tese que a criatividade encontra dificuldades e procura mostrar as medidas que podem ser adotadas para superar as barreiras em prol do atingimento de metas. Como o próprio autor o define, é para ser lido – e aproveitado! – por qualquer pessoa que deseje trabalhar em um ambiente que incentive a criatividade e a resolução de problemas.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.