Gestão Financeira

Contabilidade para empresas: saiba da importância e funções do contador

Publicado em . Atualizado em
Por João Vitor Possamai . Tempo de leitura: 9 mins
Mulher segurando caneta debruçada sobre documentos contábeis com uma calculadora em cima da mesa, realizando a contabilidade para empresas.

Toda empresa deve cumprir com as obrigações, para ficar em conformidade com a lei, seguindo as normas fiscais e contábeis vigentes. Para se adequar aos requisitos, contadores atuam para facilitar a tomada de decisão estratégica no negócio. 

Assim, por meio da contabilidade para empresas, é possível realizar a gestão financeira com estratégias para o curto, médio e longo prazo. A área preza pelas responsabilidades fiscais, tributárias, pela redução de custos, controle de contas e outras questões empresariais. 

A contabilidade atua de maneira estratégica e decisiva em todas as empresas. Para saber mais sobre o que é, para que serve e a sua importância para o sucesso de um negócio, continue a leitura. 

O que a contabilidade faz para uma empresa?

A contabilidade é uma ciência social que tem como principal objetivo controlar o patrimônio da entidade. Ela utiliza o processo de identificar, medir, registrar e divulgar os dados econômicos de um comércio ou de uma prestadora de serviço.

Assim, tudo aquilo que diz respeito às entradas e saídas de recursos de uma empresa, incluindo suas obrigações tributárias, fiscais e trabalhistas, tem ligação com a área contábil.

Atualmente, a contabilidade para empresas deixou de ser algo especificamente fiscal, sendo fundamental no crescimento de negócios, aplicando suas diversas vertentes nas rotinas empresariais. Existem alguns tipos principais:

  • Contabilidade fiscal;
  • Contabilidade societária;
  • Contabilidade ambiental;
  • Contabilidade de custos;
  • Contabilidade rural;
  • Contabilidade gerencial;
  • Contabilidade financeira;
  • Auditoria;
  • Perícia.

Cada um dos tipos se aplica mediante a necessidade da instituição.

Qual a importância da contabilidade para empresas?

Além de ser importante para a organização e gestão, a contabilidade para empresas também é obrigatória. A determinação consta na Lei 10.406/2002, do Novo Código Civil, que discorre:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Assim, toda empresa necessita de profissionais que cumpram os parâmetros e exigências legais, buscando o enquadramento nos critérios dos órgãos reguladores.

No entanto, para além das obrigações legais, a contabilidade da empresa também é importante para outros processos internos. 

1. Entender as finanças

A contabilidade para empresas proporciona dados aos gestores e demais responsáveis pela área financeira. Ou seja, por meio de monitoramento de finanças, relatórios e dados, é possível identificar tendências, visando corrigi-las ou evitá-las

Além disso, com um entendimento profundo sobre o momento financeiro da empresa, a área fica responsável por metas e objetivos, com base em informações concretas.

Os profissionais se são responsáveis pela criação de balanços patrimoniais, demonstrativos financeiros e outros índices de desempenho.

2. Melhoria na tomada de decisões

Ao considerar os documentos fiscais e financeiros, a contabilidade dá suporte para outras áreas tomarem decisões assertivas. Afinal, o objetivo das empresas é conseguir acumular patrimônio e seguir em crescimento.  

A tomada de decisão também engloba outros pontos vitais para o sucesso empresarial, além do crescimento. Entre alguns pontos que podem ser ressaltados, estão a busca pela diminuição da carga tributária ou o reenquadramento da empresa

Dessa maneira, por meio do indicador financeiro, a contabilidade proporciona um detalhamento de todos os gastos do negócio, criando planos de ação, contingência, reestruturação ou crescimento. 

3. Cumprimento das obrigações contábeis e legais

Por se tratar de uma obrigação legal, a contabilidade para empresas impede problemas como sanções e multas aplicadas pelos órgãos responsáveis. Por meio da extração de dados e informações, o contador realiza toda a organização da documentação empresarial. 

Com isso, o profissional monta os relatórios para o envio ao Governo Federal. A empresa que não realiza esses processos contábeis, pode ter sérios complicações com a Receita Federal.  

A não declaração de entradas, saídas e faturamento anuais, causa problemas tributários, uma vez que não há geração de impostos para pagamento. 

4. Transparência com stakeholders

Contar com processos contábeis fornece mais transparência no contato direto com os diferentes públicos ligados ao negócio. O público interno, os colaboradores, são impactados diretamente pela gestão financeira, seja para orçamento ou para a organização da folha de pagamento. 

O público externo, com seus diferentes stakeholders, também sofre a influência da contabilidade. Por exemplo, para a empresa ter oportunidades de diferentes tipos de investimento, é necessário que todo o quadro financeiro e fiscal esteja disponível à acionistas e investidores. 

Além disso, para o relacionamento com os fornecedores, por exemplo, é necessário ter um orçamento específico separado para todos os setores. Assim, na negociação, os profissionais sabem qual é a melhor opção.

Quais são as funções da contabilidade nas empresas?

Desde o registro de transações, até a classificação das receitas, despesas e regularização fiscal, os profissionais da contabilidade atuam para proporcionar bons resultados financeiros. 

Segundo dados do IBGE, 48% de novos negócios encerram suas atividades em até 3 anos. Muito disso se dá por conta da falta de conhecimento em administração e processos contábeis, fazendo com que as empresas não tenham uma boa gestão interna, levando ao seu fechamento. 

Para entender melhor como funciona a contabilidade para empresas, separamos algumas funções cruciais que contadores exercem em um negócio:

Analisar o fluxo de caixa da empresa

A contabilidade fica responsável pelo registro imediato de todas as movimentações financeiras do fluxo de caixa de uma empresa. Nele, são inseridos processos de compra, venda, pagamento e demais despesas empresariais. 

Nesse ponto de organização, também entram a emissão de notas fiscais, para a regularização de entradas e saídas, o controle de contas a pagar, recebimentos e folha de pagamento.  

A ação dos contadores, neste caso, permite entender, de maneira acessível, para onde o dinheiro do negócio vai, visando sempre a saúde do fluxo de caixa. Além de atuar com dicas simples para manter o controle de pequenas ações da rotina empresarial.

Imagem mostra o demonstrativo de fluxo de caixa saudável.

Organizar a entrega de obrigações acessórias

Esse é um dos pontos mais importantes da contabilidade para empresas. As obrigações acessórias englobam toda a documentação que a empresa deve apresentar para o Governo Federal. 

Nelas, estão todos os comprovantes de pagamentos de impostos da empresa, além de outros que abrangem o cumprimento das normas fiscais. Um contador sabe exatamente qual é necessário para cada porte, regime tributário, e outras particularidades. Esses documentos incluem:

  • Declarações fiscais e sociais;
  • Demonstrações contábeis;
  • Notas fiscais e guias de impostos;
  • Escrituração dos livros fiscais;
  • Contracheques e folhas de pagamentos. 

É importante ressaltar que cada tipo de empresa deve entregar alguns documentos específicos, além dos citados, que variam conforme o nicho.

Criar e fazer a manutenção de um plano tributário 

Os contadores sempre buscarão as melhores práticas para tributação empresarial. Isso quer dizer que, para escolher o melhor regime tributário no qual a empresa se encontra, há uma análise detalhada de informações. 

O faturamento pode mudar com o tempo e, por isso, é importante um olhar atento da contabilidade para entender qual é o melhor porte e tipo de tributação, sempre buscando pagar menos impostos

Organizar relatórios e demonstrações financeiras

Os relatórios e demonstrações financeiras servem para a coleta de dados para posterior análise. Ainda é obrigatório o envio de alguns para os órgãos reguladores. 

Esses dados são utilizados para criação de orçamento, previsibilidade de receita, planejamento tributário, entre outros aspectos. As demonstrações financeiras mais comuns são: 

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): mostra as receitas e despesas, e os custos da empresa em um período, considerando se houve lucro ou prejuízo;
Imagem mostra a estrutura de um DRE, Demonstração do Resultado do Exercício.
  • EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): uma das principais métricas financeiras para calcular lucros operacionais antes de despesas como: juros, impostos, depreciação e amortização; 
  • Balanço Patrimonial: representa todos os passivos, ativos e o patrimônio líquido da empresa em um momento.

A partir dessas informações, são retiradas percepções valiosas do panorama financeiro da empresa, sobre geração de lucro, possibilidade de prejuízos, etc.

Garantir um sistema adequado para a empresa

A contabilidade para empresas se baseia em organização. Afinal, o fluxo de entradas e saídas de uma empresa pode variar e, se não houver um controle dessas informações, o processo pode se tornar bastante desorganizado. 

Para isso, a contratação de um software pode auxiliar no processo, evitando erro. Existem sistemas que auxiliam no controle de todas as movimentações da empresa, interligando diversas áreas em um software eficiente. 

Uma plataforma de gestão financeira, como o Asaas, por exemplo, além de ter todos os recursos de uma conta digital com integração API, oferece o Base ERP gratuito com recursos contábeis, controle de estoque, entradas e saídas, cobranças, entre outros, como:

  • Emissão de notas fiscais; 
  • Automatização de cobranças; 
  • Recebimento de pagamentos instantaneamente;
  • Antecipação de recebíveis
  • Consulta e negativação de credores. 
soluções em pagamentos e banking da conta digital pj asaas.

Para conhecer essas e outras funções do Asaas, abra a sua conta digital Asaas e facilite o trabalho da contabilidade da sua empresa!

Compartilhar:

Escrito por

João Vitor Possamai

Diretor Financeiro do Asaas. Formado em Finanças e Contabilidade pela New York University (NYU), possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Atuava como diretor no CPP Investments, maior fundo de pensão canadense, com quase 500 bilhões de dólares sob gestão. Já teve passagem pelo Macquarie, em Nova York, e pelo HSBC, em São Paulo.

2 comentários

  1. Iolanda disse:

    Muito interessante da sua parte em dividir conhecimento sobre contabilidade.
    Só falta e uns exercícios 😌.

    Obrigada

    1. Redação Asaas disse:

      Olá, Iolanda!

      Agradecemos o feedback!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas