Negócio escalável: o que é e como implementar a expansão da sua empresa

por Gestão de Negócios

Publicado em 6 de dezembro, 2021 | Atualizado em 9 de outubro, 2023

Com a competitividade acirrada do mercado e a busca constante por crescimento, muitas empresas têm se voltado para a escalabilidade de negócio como forma de se destacar e alcançar novos patamares. 

No entanto, é importante que essa expansão seja planejada e executada de forma estratégica, levando em consideração as particularidades do negócio e do mercado em que atua. 

Por isso, tornar seu negócio escalável exige um conhecimento profundo da sua empresa e do mercado ao redor, além de planejamento e preparação. Neste artigo vamos explicar como você pode implementar esse processo na sua empresa. Continue lendo!

O que é um negócio escalável?

Por definição, um negócio escalável é aquele que tem a capacidade de crescer rapidamente sem aumentar os custos na mesma proporção. 

Ou seja, é um modelo de negócio que pode expandir a produção ou o serviço sem precisar aumentar significativamente o investimento financeiro ou o uso de recursos, permitindo que a empresa alcance novos mercados e clientes com mais facilidade. 

A escalabilidade é um fator importante para o sucesso de uma empresa, pois permite que ela cresça de forma sustentável e atinja um público maior, sem comprometer sua rentabilidade ou sua qualidade de entrega.

Diferença entre escalabilidade e expansão em negócios

Quando falamos no crescimento saudável de uma empresa, podemos falar tanto do processo de expansão quanto da escalabilidade. Porém, embora esses termos indiquem um aumento no número de vendas e alcance da sua marca, eles não são a mesma coisa.

De modo geral, enquanto a escalabilidade se concentra em maximizar a eficiência do negócio, a expansão tem como objetivo ampliar sua presença no mercado e alcançar mais clientes ou regiões. Entenda melhor a diferença entre os dois processos de crescimento:

Expansão de negócios

A expansão é o processo de crescimento em si, que pode ser alcançado por meio de várias estratégias dentro da sua empresa. Ela não visa a manutenção de estabilidade ou saúde financeira da empresa no patamar atual.

Por exemplo, é possível expandir a partir da abertura de novas lojas, ao ampliar seu portfólio de produtos ou serviços, assim como na entrada de novos mercados, entre outras. 

Ou seja, a expansão empresarial trata de forma mais abrangente o processo de crescimento do negócio.

Escalabilidade de negócio

Por outro lado, conforme explicamos, a escalabilidade trata da capacidade de um negócio em crescer sem perder eficiência ou aumentar proporcionalmente seus custos. 

Ao se mostrar escalável, sua empresa passa a vender mais e melhor – sem afetar a disciplina financeira. Isso demanda bastante planejamento, especialmente por manter a mesma quantidade de recursos e esforços para produção.

Quais são as principais características de um negócio escalável?

Embora a escalabilidade seja um foco da maior parte das empresas, nem todo negócio está pronto para dar esse passo. Por isso, é muito importante identificar qual o momento que sua empresa está vivendo e se ela está pronta para escalar.

Como fazer isso? Existem alguns critérios que podem ser identificados tanto no funcionamento da sua empresa, quanto na cultura que ela dedica no dia a dia da sua rotina administrativa. Confira:

Possuem ofertas de valor

Não existe segredo, uma empresa que possui ofertas de valor é aquela que oferece produtos é valioso pelos clientes, além da sua função prática. 

Ou seja, essas ofertas de valor é o que diferencia a empresa de seus concorrentes e são fundamentais para atrair e reter clientes. As ofertas de valor podem ser características únicas dos produtos ou serviços. 

Da mesma forma, podem estar relacionadas com outros elementos pensados para a satisfação do cliente como preços competitivos, qualidade superior, atendimento ao cliente excepcional ou uma combinação de vários fatores que tornam a empresa uma escolha preferencial para os consumidores. 

O objetivo da empresa com ofertas de valor é criar um diferencial competitivo que a permita conquistar uma fatia maior do mercado e aumentar sua rentabilidade.

Demonstram viabilidade de crescimento

Para qualquer empresa entrar no estágio de escalar suas vendas ou processos, ela precisa demonstrar a viabilidade de crescimento. Dentro do mercado, essa indicação pode estar relacionada tanto com fatores internos ou externos.

Por exemplo, a demanda do público-alvo por determinado produto oferecido pela sua empresa pode indicar a viabilidade do crescimento. Da mesma forma, a capacidade do seu time em lidar com estoque, entregas e até a mesmo a produção dos seus produtos.

Para compreender melhor essa viabilidade, é possível utilizar ferramentas como a Matriz SWOT para indicar as oportunidades que sua marca possui no mercado.

Conseguem vender em escala

Vender é a prioridade de qualquer empresa. Por isso, você precisa ter em mente que a escalabilidade para sua marca virá através do aumento de vendas – conquistando um público maior e atingindo uma nova parcela do mercado.

Sendo assim, você precisa estar pronto para vender melhor. Essa demanda exige realizar um bom controle de estoque, por exemplo, e melhorar o processo de entrega dos seus produtos para os clientes.

Investem em padronização de processos

Apenas uma empresa com capacidade de padronizar seus processos internos pode estabelecer um movimento de escalabilidade. Isso acontece porque vender mais sem a necessidade de aumentar os investimentos exige organização e dinamismo.

Ou seja, enquanto sua gestão precisa definir prioridades dos processos, seus times devem atuar para otimizar o tempo e aumentar a eficiência operacional. Da mesma forma, deve-se evitar o desperdício de recursos e prezar pelo controle financeiro.

Possuem replicabilidade

Por fim, uma das melhores maneiras de escalar seu negócio e expandir os horizontes da sua empresa é replicar seu modelo de negócios através de sistemas como as filiais ou franquias.

Essa etapa, porém, exige muita preparação e estudo do mercado e não funciona para todas as empresas, dependendo do momento do negócio nos quais elas estão.

Quais as vantagens de escalar seu negócio?

Existem muitas vantagens em escalar seu negócio. Essa prática pode ser até mesmo um processo natural do bom desempenho da sua gestão empresarial e não precisa forçar o estabelecimento de metas desesperadas.

Sendo assim, escalar sua empresa traz uma melhora na gestão financeira e aumenta a produtividade, estabelecendo um padrão de trabalho mais assertivo para seu time. Além disso, existem outras vantagens agregadas pela escalabilidade, confira:

Reduzir o custo das atividades

Escalar um negócio pode reduzir os custos das atividades de várias maneiras. Primeiro, ao aumentar a produção, sua empresa pode obter economias de escala na compra de matéria-prima, insumos, contratação de funcionários, entre outros gastos. 

Com isso, é possível reduzir o custo unitário dos produtos ou serviços. Além disso, ao crescer, a empresa pode ter mais poder de negociação com fornecedores e clientes, o que pode resultar em melhores condições de venda.

Tudo isso ajuda a reduzir os custos operacionais e a aumentar a lucratividade da sua empresa.

Por fim, ao escalar o negócio, sua empresa pode diversificar sua atuação em diferentes mercados e segmentos, reduzindo a dependência de um único produto ou serviço e aumentando a resiliência do negócio a mudanças do mercado. 

Investir em inovação e tecnologia

Falando em vantagens da escalabilidade, outra forma de reduzir os custos é investir em tecnologia e automação. Com a escalabilidade, você pode estar em situação mais segura para investir recursos em ferramentas que foquem na tecnologia.

Isso não apenas ajuda na escalabilidade das suas operações, como em diversas outras demandas da sua empresa. Afinal, a automação de processos pode aumentar a eficiência operacional, reduzir a dependência de mão de obra e minimizar os erros e retrabalhos. 

Dentro de um negócio com escalabilidade de vendas e investimento em tecnologia, sua empresa aumenta a produtividade, produzindo mais com menos recursos e reduzindo os custos das atividades.

Aumentar seu valor de mercado

Escalar o negócio também pode aumentar significativamente o seu valor de mercado, já que sua empresa passa a ter maior capacidade de geração de receita e lucro

Além disso, com uma base de clientes maior, sua empresa ganha mais relevância no mercado e se torna mais atraente para investidores, compradores ou parceiros em potencial.

A expansão do negócio pode também contribuir para a diversificação do portfólio dos seus produtos ou serviços, se tornando até mesmo uma vantagem competitiva para poder atrair uma clientela maior adaptando suas estratégias de vendas e utilizando técnicas de precificação

Além disso, no caso de uma possível ampliação da presença da sua marca em diferentes regiões e mercados pode gerar uma economia financeira em áreas como logística, produção e marketing –  o que também contribui para a redução dos custos das atividades, conforme já comentamos.

Aumentar a demanda de vendas

Um dos grandes focos ao escalar seu negócio é aumentar a demanda de vendas. O aumento da produção, assim como a distribuição, resulta na exposição da marca e atrai uma parcela maior do seu público-alvo.

É justamente esse processo que resulta em mais vendas, além de ampliar o alcance do seu negócio, e melhorar seu fluxo de caixa

Por isso, a escalabilidade deve ser feita a partir de um plano de negócios, que considere diferentes áreas internas da sua empresa – como logística, vendas e marketing.

Garantir a expansão da empresa

Por fim, conforme comentamos, você pode garantir a expansão da sua empresa através do processo de escalabilidade. Embora a expansão do negócio seja um processo mais amplo e diferente da escalabilidade, ela pode levar sua empresa a essa etapa.

Afinal, o objetivo da escalabilidade é atingir um nicho maior de mercado e conquistar novos clientes, porém sem precisar aumentar o investimento ou recursos para isso.

Porém, uma vez que a estratégia tenha se mostrado eficiente e funcional, sua empresa pode optar por uma expansão em média ou larga escala.

Quais são os tipos de negócios escaláveis?

Escalar seu negócio também envolve entender quais são as demandas do negócio e identificar oportunidades de atuação para sua empresa. Nesse caso, pode ser necessário investir em novos modelos de negócio.

Além disso, independente do segmento pelo qual sua empresa está atuando, também é possível encontrar diferentes tipos de empreendimentos para investir, focando em escalabilidade. Confira alguns modelos de empresas com potencial escalável:

Escalabilidade em marketplaces

Um dos modelos de negócios mais escaláveis da atualidade é o marketplace. Porém, neste caso, não estamos nos referindo à venda de produtos em marketplaces já estabelecidos. 

A oportunidade está em criar o seu próprio marketplace de nicho, permitindo alcançar um faturamento elevado. Como proprietária do marketplace, sua empresa precisa focar em atrair clientes e vendedores para dentro da plataforma por meio de estratégias de marketing. 

No entanto, você não precisa se preocupar com logística e compra de produtos, já que essas são responsabilidades dos lojistas cadastrados. O lucro dessa modalidade vêm da cobrança de comissões ou mensalidades dos vendedores.

Escalabilidade em empresas SaaS

Uma outra opção de negócio escalável são as empresas SaaS. Esse tipo de negócio pode ser definido como “Software como Serviço” e consiste em oferecer um software que solucione um problema específico para os consumidores

Com um software, é possível atender um grande número de pessoas de forma rápida e eficiente. Ou seja, o SaaS permite a automação, agilidade e escalabilidade do negócio.

Geralmente, os usuários do recursos SaaS pagam pelo serviço através de uma assinatura. No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento de um negócio SaaS pode ser complexo e exigir um investimento inicial alto. 

Porém, como acontece com outras modalidades voltadas para softwares, o retorno pode ser significativo, especialmente se a empresa oferecer uma solução inovadora para os clientes.

Escalabilidade com infoprodutos

Infoprodutos são modelos de produtos que se popularizaram na Internet nos últimos anos. Eles podem ser aplicados em diversos formatos, como cursos, e-books, podcasts ou qualquer outra modalidade de produto entregue pelo digital.

A escalabilidade desses modelos de negócio está no fato de um único produto conseguir atingir uma grande quantidade de clientes. Além disso, infoprodutos não costumam exigir grandes estruturas para vendas – sendo muito populares dentro dos canais de redes sociais. 

Nesse caso, é essencial entender a persona na qual sua empresa busca atingir e investir em estratégias de marketing, através de um funil de vendas eficiente.

Como tornar um negócio escalável?

Agora que você já compreende os aspectos teóricos sobre a escalabilidade do negócio, assim como as vantagens desse processo, sua gestão precisa entender como colocar em prática todas as etapas e estratégias de um negócio escalável.

Confira os passos que sua empresa pode seguir para alcançar a expansão e escalar seu negócio:

1. Realize uma boa pesquisa de mercado 

Entender o mercado é essencial para considerar o processo de escalabilidade. É necessário que sua gestão compreenda muito bem o nicho na qual a empresa está inserida, além de identificar lacunas de oportunidade para buscar o crescimento.

Além disso, uma análise de mercado também pode ajudar sua empresa a encontrar novas formas de atuar – por isso, considere um benchmarking para adaptar boas práticas dos concorrentes que podem ser úteis para sua estratégia.

2. Organize seus processos internos

Para expandir em qualquer direção, sua empresa precisa estar organizada internamente. Afinal, um dos passos mais importantes para encontrar um formato de escalabilidade é definir quais processos internos são bons e sistematizar essas práticas.

Ou seja, sua empresa precisa não apenas organizar os processos, como também padronizar essas práticas.

Gestão Centralizada

Para isso acontecer da melhor forma possível, sua empresa precisa centralizar a tomada de decisões dentro de uma gestão centralizada.

Nesse modelo as decisões ficam a cargo de um grupo restrito de pessoas dentro da hierarquia empresarial. Assim, os processos para decisão são mais rápidos e assertivos.

3. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que detalha todos os aspectos relevantes da sua empresa. Isso inclui seus objetivos, estratégias, mercado alvo, produtos ou serviços, recursos financeiros, entre outros.

A principal importância de criar um plano de negócios é que ele ajuda a identificar as oportunidades e os riscos envolvidos no negócio. Ele permite que sua gestão tenha uma visão clara do mercado, da concorrência e dos clientes, o que facilita a tomada de decisões.

Sendo assim, essa ferramenta para empreendedores auxilia muito nas definições necessárias para iniciar qualquer outra etapa da expansão do seu negócio.

4. Desenvolva estratégias de marketing

A melhor forma de conquistar novos públicos dentro do seu negócio é investir em estratégias de marketing. Elas podem ser utilizadas em diferentes cenários e canais, mas sendo bem otimizadas, não necessitam de um alto valor investido – apenas de assertividade.

Confira algumas estratégias importantes dentro do marketing e vendas para ajudar a escalar seu negócio e trazer mais lucro para seu negócio:

Funil de Venda

Por definição, o funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas de uma empresa, que divide a jornada do cliente em etapas distintas. 

Na prática, essa ferramenta de gestão de vendas ajuda sua equipe comercial e de marketing a entender e gerenciar o fluxo de clientes em suas diferentes fases, desde a geração de leads até o fechamento da venda.

Ou seja, ela é fundamental para auxiliar sua gestão a definir diferentes estratégias para conquistar clientes e levar eles à conversão de venda.

Jornada de Compra

Uma vez estabelecido o funil de vendas, quando os clientes entram em contato com seus anúncios ou estratégias, eles passam para a jornada de compra. Esse processo também define os momentos e pontos de contato do consumidor com sua marca.

Ele é importante dentro da expansão, porque ajuda a compreender melhor quais são as estratégias que mantêm o cliente avançando na jornada e quais são mais eficientes para vender.

5. Identifique canais de venda em potencial

Outro fator de impacto para sua empresa conseguir escalar sua produção é identificar canais de venda em potencial. Assim, você pode expandir o alcance das suas vendas, conquistando novos clientes e otimizando suas métricas.

Entre as principais formas de vender hoje, a internet se mostra como um dos ambientes mais férteis para expandir os negócios. 

Por isso, considere vender dentro do meio digital a partir dos canais mais populares. Por exemplo:

Marketplaces

Lojas virtuais e e-commerces são bons ambientes para potencializar sua estratégia de vendas. Caso sua empresa já possua uma loja física, expandir para o e-commerce pode ser uma forma de aumentar seus ganhos.

Nesse caso, existem duas principais opções. Você pode optar por desenvolver um site próprio, onde sua empresa precisa desenvolver as aplicações de vendas, mas ganha mais autonomia.

Ou adentrar no e-commerce, em um ambiente onde existem vários vendedores diferentes, mas o sistema de vendas já foi desenvolvido externamente.

Redes Sociais

As redes sociais também são soluções eficientes para vender mais. Para isso, é necessário definir qual rede é mais funcional para seu modelo de negócio e nicho. 

Outro aspecto importante a ser considerado, é identificar qual rede social possui mais alcance para seu público-alvo. Da mesma forma, sua empresa precisa definir o meio de pagamento que será utilizado para as vendas.

O link de pagamento, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda sua empresa a vender com segurança e praticidade, mesmo sem possuir um site para isso.

Como uma plataforma de cobrança ajuda a escalar seu negócio?

Uma das principais aliadas que você pode ter para escalar seu negócio, é uma plataforma de cobrança que permita otimizar seu processo de venda de forma eficiente. 

O Asaas, por exemplo, além de oferecer essa vantagem para seu negócio, também é uma conta digital completa para empresas. 

E como uma plataforma de cobrança pode ajudar seu negócio a expandir de uma maneira saudável e sustentável? Entenda a seguir:

Redução de erros na operação

Reduzir erros é parte fundamental para uma empresa cujo foco está em crescer e melhorar seus processos. Além de gastarem tempo, erros também podem acarretar em prejuízos financeiros.

Por exemplo, o erro no cadastramento de clientes, pode levar a cobranças indevidas e, consequentemente, na perda do cliente fidelizado.

Redução nos gastos internos

Além dos erros, outras situações recorrentes nas empresas podem aumentar os gastos internos de uma empresa. Isso precisa ser corrigido para que a escalabilidade aconteça de forma assertiva.

Uma plataforma de vendas não só aumenta as taxas de conversão, como impulsiona a produtividade interna e automatiza cobranças de forma eficiente e otimizada. Assim, sua gestão reduz os gastos e se torna mais produtiva.

Uso de ferramentas para aumentar a eficiência

A chave para falar sobre uma plataforma de pagamentos é a eficiência. Por isso, ao utilizar um software de automação – como o Asaas – você também pode acessar ferramentas importantes para melhorar sua rotina de trabalho.

Essas ferramentas podem ser integradas dentro do seu site, enquanto outras podem ser utilizadas a partir de outras estratégias de vendas. 

Por exemplo, entre as ferramentas disponibilizadas pelo Asaas, estão o link de pagamento (que mencionamos acima) ou o aplicativo Asaas, que possibilita vendas no cartão mesmo sem maquininha.

Confira outras ferramentas oferecidas por uma plataforma de cobrança:

Integração por meio de API

Uma API de pagamento é um sistema com diversas funcionalidades que pode ser integrado no seu site, permitindo o uso de ferramentas para melhorar seu processo de cobrança. 

De modo geral, elas tornam mais eficientes para que o cliente chegue à etapa de conversão, e não abandone um possível carrinho de compras. 

A partir da API você pode integrar na sua plataforma sistemas como o checkout transparente, one click buy, além de oferecer os principais meios de pagamento.

Infraestrutura white label

Além disso, a API do Asaas também é chamada de white label de pagamentos. Isso significa que, uma vez que ela seja integrada no site, sua empresa se beneficia das ferramentas, embora o cliente não possa identificar que está usando uma plataforma externa.

Isso acontece porque a white label consegue se camuflar pela marca e identidade visual do seu site.

Ou seja, você oferece mais vantagens para seu cliente através do seu site, sem que eles saibam que estão se beneficiando de soluções fornecidas por terceiros.

Tokenização

Tokenização é o processo de substituir informações confidenciais, como números de cartão de crédito, por um token que não tem informação sensível armazenada. 

Essa técnica de segurança é usada para proteger informações de pagamento durante as transações, reduzindo o risco de fraude ou vazamento de dados.

Esse recurso de segurança é essencial para evitar fraudes ou tentativas de golpes para seus clientes. Assim, tanto sua empresa quanto seus consumidores podem ficar mais confiantes em relação a compra.

Gerenciamento de subcontas

O gerenciamento de subcontas é um recurso comum em plataformas de cobrança que permite que empresas criem várias contas dentro de uma única conta-mestre. 

Essas subcontas são utilizadas no caso da sua empresa precisar gerenciar múltiplos negócios, departamentos ou equipes em um único ambiente.

Sendo assim, essa ferramenta é fundamental para a escalabilidade, já que aumenta o controle da sua gestão em relação ao negócio como um todo.

Gateway de pagamentos

Os gateway de pagamentos são um sistema que faz a intermediação entre as transações financeiras entre sua empresa e as instituições financeiras responsáveis pela transferência de dinheiro. 

Ou seja, o gateway é responsável por criptografar os dados do cartão de crédito do cliente, validar a transação e enviar as informações para a instituição financeira que irá processar o pagamento. 

Além disso, o gateway também pode oferecer outras funcionalidades, como a gestão de fraudes, conciliação de pagamentos e emissão de relatórios de transações. Isso torna ele indispensável para otimizar seus processos internos e escalar sua empresa.

Aumentar a escala de cobrança dos clientes

Aumentar a escala de cobrança é parte do processo de expansão do seu negócio. Para vender mais, sua estrutura empresarial precisa estar pronta para oferecer um sistema de cobrança rápido, prático e seguro.

Essa demanda exige automação, algo oferecido pelas plataformas como o Asaas. Além de tornarem uma expansão mais fácil, elas também melhoram a experiência do consumidor, ajudando na fidelização.

Conta digital do Asaas

Todas essas ferramentas e vantagens oferecidas pelas plataformas de pagamento ou sistemas de cobrança, estão disponíveis na conta digital Asaas.

Como uma conta digital, o Asaas permite que você gerencie os recursos financeiros da sua empresa, realize pagamentos e vendas – sempre com as melhores ferramentas e pagando taxas competitivas.

Não deixe de conhecer mais sobre a plataforma de pagamentos do Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.