Conheça os 6 melhores motivos para empreender hoje!

 

Entender os motivos para empreender e começar o seu próprio negócio é uma atitude que depende da capacidade de identificar uma oportunidade no mercado. Observar a movimentação do setor que você quer atuar é uma boa chance de analisar possíveis demandas que seu negócio poderia sanar com uma oferta diferenciada.

Atualmente, um dos assuntos mais comentados no momento econômico do Brasil envolve a palavra “crise”, tema que já tomou conta do cenário especulativo sobre quais seriam os rumos do país daqui para a frente. Para além de análises do setor, o empreendedorismo se mostra como um desafio capaz de trazer bons ventos nas mais críticas situações.

Para incentivar novas ideias empreendedoras, selecionamos os principais motivos para empreender hoje no Brasil. Confira, neste post, algumas das razões pelas quais você deveria pensar em ser o seu próprio chefe!

1. Oportunidade para inovar

Investir no mercado empreendedor representa uma grande oportunidade de perceber necessidades ainda não exploradas, independentemente do setor que você deseja atuar.

A partir desse reconhecimento, podem existir diversas possibilidades de inovar na criação de produtos, bem como na sua produção, acabamento, como também na realização diferenciada de serviços e na abordagem de marketing.

Para começar o seu próprio empreendimento é preciso potencializar todas as chances em todas as frestas nas quais a sua ideia possa se expandir para suprir uma necessidade do mercado. Identificar essa necessidade e detectar novas tendências é de extrema importância para criar um diferencial dentro do que a sua empresa tem a oferecer.

2. Trabalhar com o que você gosta

Se manter motivado fica cada vez mais complicado na medida em que vivenciamos a rotina de um escritório. Pode parecer meio difícil, mas dá para se dedicar e trabalhar horas por semana em uma atividade que você realmente goste e se sentir bem por isso!

Dentre os motivos para empreender, talvez esse seja um dos mais importantes precisamente porque envolve colocar a sua personalidade em cena e as suas paixões profissionais como metas para o seu empreendimento.

Ter o seu próprio negócio e poder atuar em uma área com a qual você se identifica parece bem melhor do que apenas obedecer ordens para alcançar um objetivo que não é o seu, não é mesmo?

3. Realizar sonhos

Trabalhar com o que você gosta pode significar a realização dos seus sonhos com a abertura da sua própria empresa. Essa é a hora mais propícia para resgatar todos os desejos relacionados às carreiras profissionais que ficam guardados nas nossas cabeças desde a infância.

Você sempre quis ter uma loja de doces? Sempre quis investir em sustentabilidade? Sonha com sua própria franquia de oficinas e pit stops para bicicletas? Ou tem uma ideia nova de negócio que pode dar muito certo? Para começar a empreender, o céu é o limite (praticamente)!

4. Estabelecer suas próprias regras

Empreender quer dizer ser o seu próprio chefe! Fazer um planejamento que atenda às suas necessidade e as suas ambições, montar os seus horários e estabelecer metas… como empreendedor você determina quando essas coisas acontecem e como acontecem.

Dentre os bons motivos para empreender está justamente essa liberdade que o empreendedor e a empreendedora podem ter de coordenar suas iniciativas de acordo com o seu próprio ritmo.

Há liberdade para montar equipes de colaboradores e funcionários, escolher parcerias com outras empresas e com isso definir a cultura da sua empresa e a cara do negócio. Um desafio em meio a tantas escolhas é ter responsabilidade na hora de tomar decisões!

5. Fugir da monotonia e superar desafios

A opção pelo empreendedorismo na vida profissional tende a começar de duas maneiras diferentes: o empreendedorismo para suprir necessidades ou pela captação de uma oportunidade.

Dar início a sua empresa porque você simplesmente precisa de um retorno financeiro e não encontrou outras maneiras de recebê-lo é um ato arriscado, porém, corajoso.

O empreendedorismo por necessidade pode dar errado pela urgência de tempo e, talvez, falta de planejamento. Mas, muitas vezes, é das situações de tensão que surgem as iniciativas de sucesso.

Já empreender por oportunidade requer olhos atentos aos movimentos do mercado, para assim perceber caminhos disponíveis para a sua empresa. Seja por uma demanda ainda não atendida ou por invenção própria, a oportunidade passa rápido e é preciso dar um “pulo do gato” para não a perder de vista!

Independentemente da situação, uma coisa é certa: a vida no empreendedorismo não é nada monótona. Por um lado, com os seus riscos, ela exige muita dedicação e conhecimento do setor. Por outro, as suas recompensas mostram muito bem como pode valer a pena tamanho esforço!

6. Possibilidade de melhores ganhos

O comportamento balanceado e cauteloso em um empreendimento pode render uma boa lucratividade e maior faturamento para o investidor. É claro que é preciso um certo tempo para que o negócio se consolide no mercado, e, com isso, você tem a capacidade de criar o seu futuro.

A possibilidade de melhores salários é um dos motivos para empreender pela simples razão de que não existem pagamentos prefixados quando você faz as regras para você mesmo.

Uma empresa organizada e equilibrada tem total controle dos seus fluxos de caixa, seus investimentos e demais fatores administrativos. Com um orçamento fechado e em dia, é certo que a margem de lucro no fim do mês venha com ótimas surpresas para todos!

Muitas pessoas podem pensar que empreender é uma atividade para a sorte: ter uma ideia genial, conhecer as pessoas certas, construir uma empresa de referência no mercado, alcançar todos os objetivos em pouco tempo, ganhar milhões e milhões todos os anos.

Na verdade, entre as características chave para se tornar um empreendedor bem sucedido estão saber avaliar a situação econômica, captar detalhes de mercado, e, acima de tudo, ter um bom planejamento a curto, médio e longo prazo.

Diante dos mais diferentes cenários internacionais e nacionais, se destacam os investimentos que melhor souberam se adaptar! E então, como você pretende aproveitar as oportunidades de hoje?

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esses motivos para empreender!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.