Como gerar 2ª via de boleto vencido

por Boleto bancário

Publicado em 4 de março, 2015 | Atualizado em 18 de dezembro, 2023

Super fáceis de emitir, mas talvez igualmente fáceis de esquecer, os boletos são uma das formas mais utilizadas para se pagar contas no Brasil. Para comprovar essa preferência, basta observar a quantidade de boletos que recebemos em casa, relativos à conta de luz, à conta de água, às faturas de cartões de crédito e por aí afora.

Com o volume de boletos, esquecer a data de vencimento é mais comum do que parece. E quando acontece a pergunta que não quer calar é: como gerar segunda via de boleto vencido? Vamos descobrir aqui o passo a passo de como fazer em diferentes instituições, veja!

Como gerar segunda via com a cobrança automática?

A partir do momento que sua empresa contrata um serviço de cobrança automatizado, a geração de boletos passa a ser feita em questão de instantes. E essa facilidade também inclui as emissão de segundas vias!

Para cada caso você pode agir de uma maneira diferente, sempre em busca de promover a maior comodidade tanto para a empresa como para o consumidor. Dê uma olhadinha em quais recursos podem ser utilizados de acordo com cada situação:

Quando há perda ou extravio do boleto

Se o cliente comunica que perdeu seu documento de cobrança, mas o título ainda se encontra dentro do prazo de validade para o devido pagamento, a geração da segunda via é extremamente simples. Basta que você entre no sistema e acesse o boleto, que estará arquivado.

Aí é só escolher a forma como será feito o encaminhamento, o que fica a critério do cliente — você pode imprimir o documento para a entrega em mãos ou para o envio por correspondência, assim como também pode realizar o encaminhamento eletrônico, mandando um PDF via e-mail ou o código de barras por SMS. Simples, não?

Quando há atraso no pagamento

Seu cliente perdeu o boleto, atrasou o pagamento e solicitou a segunda via para quitar a dívida? Nesse caso há duas alternativas: você pode entrar na plataforma, cancelar o boleto anterior e providenciar uma nova via com outra data de pagamento ou pode acessar o boleto anterior e simplesmente alterar os dados.

Isso mesmo! A plataforma permite alterações em guias que já foram geradas. Em ambos os casos, apenas não se esqueça de mudar o valor do documento, incluindo os juros e a multa, que estarão devidamente previstos no título original, garantindo o ressarcimento de quaisquer prejuízos pelo atraso.

Quando o cliente deseja negociar

Se seu cliente atrasou o pagamento do boleto e entrou em contato pedindo para negociar, requisitando a emissão de uma nova guia e a liberação do pagamento de multas ou juros, cabe a você, obviamente, aceitar ou não o pedido.

Mas vamos imaginar que se trate de um ótimo consumidor, que nunca atrasou antes. Nesse caso, você decide ajudá-lo. Aí a geração da segunda via também será muito simples: basta entrar no sistema de cobrança automatizada, acessar o boleto e alterar a data de pagamento, mantendo o valor original do documento.

Os bancos também geram segunda via de boletos?

A segunda via de um boleto também pode ser gerada a partir do site da instituição bancária parceira da sua empresa na emissão e no recebimento dos títulos. Para isso, será necessário ter em mãos os dados completos tanto da empresa emitente como do cliente ou o número do código de barras para a digitação nos campos obrigatórios.

Nesse caso, diversas etapas precisarão ser manualmente feitas, sendo que o empresário não contará com alguns recursos muito úteis e importantes — como, por exemplo, a possibilidade de alteração de datas e o encaminhamento automático do documento aos clientes. Parece um desnecessário trabalho extra, não concorda?

Siga as orientações a seguir

Fato é que cada empresa tem uma maneira própria de regerar seus boletos para os clientes, entretanto, a maioria já oferece esse tipo de serviço por meio de sites e plataformas próprias. Nesses casos, normalmente basta que o consumidor entre com seu login e sua senha pessoal para regerar o boleto atrasado.

Caso você atrase o pagamento e precise emitir uma 2ª via, entre em contato com a empresa fornecedora do boleto e verifique qual é a melhor forma para pagar por sua pendência. Quanto mais cedo você fizer isso, menos juros e correções terá que pagar posteriormente!

Para evitar novos problemas com esse tipo de acontecimento, por que não colocar seus boletos em débito automático ou agendar os pagamentos pelo celular, anotar em uma agenda de papel ou em qualquer que seja o aplicativo gerencial que use?

Quanto mais você automatizar esse tipo de compromisso, mais tempo terá para focar em outras atividades sem ter a preocupação martelando em sua cabeça o tempo todo.

Como gerar segunda via de boleto vencido?

Descubra como gerar segunda via de boleto vencido em diferentes instituições:

1. Gerar segunda via de boleto da Natura

Acesse o site da Natura e clique na opção “Consultor”, que fica na parte de cima da página. Se preferir, você também pode acessar diretamente pelo portal — as duas alternativas funcionam da mesma maneira.
No portal, clique na opção “Site Consultoria”.

Em seguida, o site vai abrir uma página para você fazer o login. Você precisará de um endereço de e-mail e uma senha de acesso. Se você nunca acessou o portal do consultor, digite o seu e-mail ou Código Natura (CN) e clique em “Esqueci minha senha”. Fazendo isso, você será direcionado para os próximos passos para cadastrar uma senha de acesso. Siga as instruções para concluir seu cadastro no portal.

Se você já acessou o portal e possui uma senha, digite seu e-mail e senha e clique em “Continuar”. Se já acessou, mas esqueceu a senha, digite o seu e-mail, clique em “Esqueci a senha” e siga as instruções.

Depois de fazer o login, você terá acesso a todas as opções do portal do consultor. Você vai ver que o site é bem intuitivo e fácil de usar.

Entre as ferramentas disponíveis, encontre e escolha a opção de emitir segunda via de boleto. Agora, preencha os dados solicitados e clique para emitir o novo boleto.

O seu novo boleto está pronto! Basta imprimir e efetuar o pagamento no banco ou casa lotérica de sua preferência.

2. Gerar segunda via de boleto da Porto Seguro

Primeiramente, é necessário que você faça um cadastro no portal do cliente ou, caso já tenha um login e uma senha, acesse a área indicada no canto superior direito do site da Porto Seguro para visualizar os serviços prestados exclusivamente aos usuários.

Para solicitar a 2ª via do carnê para pagamento de financiamento, basta entrar em contato com a central de atendimento da Porto Seguro no número 11 3366 6066, para São Paulo capital, ou 4004 5215, para as demais localidades. Feito o contato, informe que o boleto não foi encaminhado à sua residência dentro do prazo de 10 dias úteis a contar da assinatura do financiamento para que a 2ª via seja enviada corretamente.

Caso o problema seja com um boleto de consórcio, basta acessar o site da Porto Seguro e fazer o login em sua conta de usuário para solicitar a obtenção da 2ª via do boleto para a quitação do consórcio. Rápido e prático!

3. Gerar segunda via de boleto Sem Parar

Para gerar a 2ª via de um boleto Sem Parar, primeiramente acesse o site do programa. Em seguida será necessário acessar a opção Minha conta, inserir o CPF ou o CNPJ do usuário no campo indicado, além da respectiva senha.

Caso esse seja seu primeiro acesso, insira o número do documento no campo apropriado e clique em Esqueci a senha. Dentro do ambiente de usuário, é super simples selecionar a opção de 2ª via do boleto. Aí basta clicar!

Vale lembrar que esse serviço não possui custo adicional e é realizado instaneamente. Além disso, nesse mesmo acesso também é possível localizar todo o extrato do período, que indica cada um dos lugares por onde você passou, em quais horários, o que foi cobrado e o que é preciso pagar. Útil, não?

4. Gerar segunda via de boleto do Magazine Luiza

Para ter acesso a seus dados pessoais do LuizaCred, basta entrar no site e clicar na área reservada ao espaço do cliente, no canto superior direito. Aí é só fazer o login para passar a ter acesso a todas as informações referentes à sua conta, inclusive sua fatura e a emissão da 2ª via para quitação.

Caso você não saiba o número da fatura, basta entrar em contato com a central de atendimento da loja por meio dos números 3003 3030, para as capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 720 3030, para as demais localidades, e fornecer seus dados para obter o número do boleto.

Também é possível solicitar a 2ª via da fatura via central de atendimento, caso você prefira efetuar a consulta por telefone mesmo.

5. Gerar segunda via de boleto da Amil

Basta acessar o site da Amil e, antes de mais nada, realizar seu cadastro, informando alguns dados básicos, como login de usuário, CPF ou número da carteirinha do plano, data de nascimento e, claro, uma senha.

Com o cadastro concluído você passa a ter acesso a uma área exclusiva para clientes, onde pode solicitar diversos tipos de serviços, entre eles a emissão da 2ª via para pagamento da mensalidade.

Para regerar um boleto da Amil, você deve selecionar a opção de faturamento e, lá, escolher o mês referente ao documento desejado, calcular multas e juros — caso o boleto esteja atrasado — e, então, visualizar a fatura. Se você já possui um cadastro, basta ir até o menu de clientes na parte inferior esquerda do site da Amil e clicar na opção relativa a boletos. Logo você será direcionado para a página certa.

Uma alternativa ao cadastramento tradicional é fazer o login social, ou seja, conectar-se ao site da Amil por meio de sua conta do Facebook. Fazendo isso, você acessa a 2ª via com muito mais rapidez. Viu como o que já era simples consegue ficar ainda mais? Então nada mais de atrasos ou inadimplências! Gere sua 2ª via em minutos e garanta sua cobertura pelo plano de saúde!

6. Gerar segunda via de boleto da Caixa

  • Expresso: boletos em geral;
  • Habitação: parcelas de financiamento;
  • Minha Casa Melhor: cartão para compra de eletrodomésticos e móveis;
  • FIES: parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil.

Após escolher a opção desejada, basta inserir os dados solicitados no sistema. Dependendo da alternativa, você precisará inserir diferentes informações para conseguir regerar o boleto.

Para obter a 2ª via no caso do boleto expresso, será preciso digitar o código do cedente e o número ou a representação numérica do código de barras. Já para os boletos de habitação, é preciso ter em mãos o número do contrato, enquanto os boletos relativos às melhorias para a casa exigem a inserção do CPF do titular.

7. Gerar segunda via de boleto da Vivo

O primeiro passo é acessar o portal da Vivo e fazer seu login, bastando inserir seu e-mail e sua senha para ter acesso à sua área personalizada. Clique na sua conta para ter acesso à área onde é possível verificar o saldo a pagar, o histórico das contas anteriormente quitadas e, claro, emitir a 2ª via do boleto.

Para isso, basta escolher o período desejado e a opção que indica a possibilidade da regerar boleto. Uma vez emitida a 2ª via, é só efetuar a impressão do documento e fazer o pagamento em qualquer casa lotérica, caixas bancários ou até mesmo por meio do banco on-line de sua preferência.

Também é possível regerar boleto da Vivo nos terminais das lojas ou por meio do número *8486. No caso de clientes de planos pós-pagos, caso optem por ligar para a Central de Atendimento da Vivo a fim de receber o código de barras do boleto via SMS, basta digitar a opção 1 e depois a 2.

Porém, caso optem pelo envio da 2ª via da conta, basta digitar a opção 1 e depois a 3. Já os clientes do plano Controle, nesta modalidade de atendimento, devem digitar as opções 1 e depois 3, para receber o código de barras, e as opções 1 e depois 5 para receber a 2ª via da conta.

8. Gerar segunda via de boleto da Riachuelo

Para ter acesso à 2ª via da fatura do seu cartão Riachuelo, basta acessar o site do cartão, escolher a opção relativa à 2ª via do seu extrato, indicar qual é a bandeira do respectivo cartão, inserir seus dados pessoais para login e clicar na opção que indica boleto bancário.

Após a exibição do boleto na tela, você tem a opção de salvar ou imprimir, podendo efetuar o pagamento nas agências bancárias, casas lotéricas ou nos bancos on-line, sem correr mais nenhum risco de deixar de pagar sua fatura e precisar arcar com multas e juros por atrasos. 

9. Gerar segunda via de boleto Minha Casa Minha Vida

1º passo

Primeiramente é preciso ter em mãos o número do contrato e o CPF do titular. Em posse desses dados, parta para o acesso ao site do programa.

2º passo

Assim que o portal é acessado, no ambiente do cliente é possível visualizar as parcelas que ainda se encontram em aberto. Para realizar a impressão da 2ª via, basta clicar na parcela que pretende quitar para o boleto ser gerado.

3º passo

Feito isso, só resta realizar o pagamento nas casas lotéricas, nos bancos ou então até mesmo por meio do internet banking. E prontinho!

10. Gerar segunda via de boleto do INSS

Antes de mais nada, é preciso ter o programa GPS em sua versão mais atualizada instalada no computador, caso contrário você não conseguirá emitir a 2ª via da fatura sem se dirigir até a Receita Federal.

Com o programa GPS aberto, selecione o contribuinte e insira o código de pagamento de acordo com a tabela da Receita Federal. Feito isso, informe a competência, ou seja, mês e ano a que se refere o pagamento, e insira também o CNPJ, CEI, NIT ou PIS de quem deseja gerar o boleto atrasado.

Pronto! O sistema calculará imediatamente os valores de juros e multas pelo atraso e emitirá uma 2ª via para que você possa pagar seu boleto em qualquer casa lotérica, agência bancária ou via internet banking.

Vale ressaltar que o boleto gerado para o pagamento do INSS tem validade de 5 dias. Assim, caso você deixe de pagar essa 2ª via, terá que regerar a fatura novamente. Ultrapassado o último dia útil do mês corrente, você deverá esperar até um novo ciclo para que possa gerar seu boleto e pagar os valores atrasados.

Ah, e nunca deixe de pagar o INSS dos seus funcionários, se for o caso, já que essa é a garantia de que eles terão acesso ao auxílio da Previdência Social se vierem a ter problemas de saúde, precisarem se ausentar por licença maternidade ou aposentadoria!

11. Gerar segunda via de boleto da Yamaha

Você vai ver como regerar boletos a partir do site do Banco Yamaha é extremamente simples! Para isso, basta selecionar o menu de serviços, do lado esquerdo da página, e clicar no link para emitir a 2ª via da sua fatura.

Nesse momento o usuário é rapidamente redirecionado para o site do Santander, onde, após preencher os dados solicitados, terá acesso à emissão do seu boleto para, assim, fazer o respectivo pagamento do financiamento.

Para quem possui um consórcio Yamaha, o procedimento é bastante parecido: acessando o site da empresa, o cliente deve clicar no menu de acesso ao cliente consorciado, digitar seu CPF e sua senha na caixa de diálogo que aparece na tela para, então, selecionar a opção de consulta de pagamentos e, em seguida, 2ª via de boleto. Simples assim!

Vale lembrar que a senha de acesso do cliente é fornecida no momento da contratação do consórcio, portanto, se você não estiver de posse da sua, deverá entrar em contato com a central de atendimento ao cliente Yamaha para solicitar os serviços desejados.

12. Gerar segunda via de multa do Detran

Nos casos em que o motorista perde a Notificação de Penalidade de Multa à Infração de Trânsito, a emissão da 2ª via do boleto é feita por meio do respectivo site do Detran do seu Estado. Para o procedimento, basta que se tenha em mãos os seguintes dados e documentos: o Renavam e o número da placa do veículo ou o número do auto de infração.

O processo é super simples e, rapidamente, o motorista já tem em mãos a 2ª via da sua multa para completar o pagamento.

13. Gerar segunda via de boleto Simples Nacional

A maioria das instituições já facilita a emissão de 2ª via de boletos por meio de portais na internet, por meio do próprio site das empresas. No caso do Simples Nacional, a emissão de boleto on-line também já está disponível, de forma que o cliente não mais precisa ir até a agência para solicitar o documento.

Para gerar sua 2ª via de boleto Simples Nacional basta seguir os seguintes passos:

1º passo

Acesse o link para solicitar a 2ª via.

2º passo

Insira o número de CNPJ do negócio no campo específico. Também será gerada uma imagem com alguns caracteres para garantir a segurança da transação. Informe também o código da imagem.

3º passo

Clique no botão para continuar com o processo e seu boleto já será gerado! Simples, não?
O site para geração de boletos funciona 24 horas por dia, sem qualquer restrição de acesso, desde que você disponha dos dados necessários.

Além de facilitar a geração de 2ª via, você ainda não terá custo algum para realizar o processo. Bem simples, não concorda?

14. Gerar segunda via de boleto do Ponto Frio

Para regerar seu boleto do Ponto Frio é preciso acessar o site da empresa e clicar no menu superior que levará aos seus pedidos. Aí você entra com seu login e a respectiva senha do cadastro para ter acesso às opções da área do cliente.

Uma vez logado no sistema, vá até o menu de exibição de detalhes e escolha a opção para imprimir a 2ª via do boleto. Prontinho: já regerou sua fatura!

Lembre-se de que esse procedimento deve ser feito enquanto o boleto ainda tiver validade, ok? Caso o prazo para pagamento seja ultrapassado, sua compra é desconsiderada e você precisa realizar uma nova compra no site, gerando um outro boleto para quitação, a fim de ter seu produto entregue!

Agora que você já sabe como gerar segunda via de boleto vencido em algumas instituições, que tal aprender conhecer a carteira digital que vai acabar com os seus problemas com emissão de segunda via? Conheça o Asaas Money e descubra como é fácil gerenciar pagamentos mensais!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Messias Dantas Pereira

    Gostei e vou ler mais detalhadamente

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá! Muito obrigada pelo feedback, é sempre importante para melhorarmos os nossos conteúdos. Se precisar, estamos à disposição. Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.